segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que nós gostaríamos de saber?

Para além das aulas expositivas, do giz, da lousa, dos debates, seminários, cartazes, tabelas, gráficos, leituras, exercícios, construção de textos estamos buscando formas de dialogar com o conhecimento que coloque as/os jovens em ação.
No Ensino Médio são tantas decisões a serem tomadas sobre o Curso do Ensino Superior, se haverá vagas no mercado de trabalho, mas como saber sobre tantas áreas?
Às vezes, o mundo parece estar girando mais rápido do que as aulas nas escolas, que pouco podem diante de tantas opções.
Muitos apontam para uma mudança nesta rotina escolar com o uso dos suportes tecnológicos como pedagógicos para democratizar esta possibilidade de aprender mais e de atualizar as formas de comunicação e aprendizagem com o nosso tempo.
A idéia deste Projeto é de criar uma situação onde nossos alunos e alunas possam se apoderar de formas de comunicação que já estão familiarizados em seus processos de interação social e que nesta rede de relações percebam que existem possibilidades de ampliar conhecimentos curriculares e que estes conhecimentos interagem constantemente com a realidade.
Desafiamos nossas alunas e alunos em realizar entrevistas selecionando os profissionais que atuam em uma das seguintes áreas: Saúde, Pesquisa, Planejamento, Esporte, Cultura, Assistência Social, Lazer, etc.
A entrevista foi conduzida por conteúdos curriculares da área de Biologia desenvolvidos ao longo do 3º Bimestre de 2010 para os Primeiros Anos: A, B e D; Segundos Anos: A e B e Terceiros Anos: A e B da Escola Estadual "Felipe Cantúsio", da cidade de Campinas no Estado de São Paulo- Brasil.
Os jovens elaboraram cada etapa do projeto: desde a aprender a fazer e encaminhar um ofício para o agendamento, a decisão dos trajes, a elaboração de perguntas que estimule a curiosidade e a seleção das melhores questões para a gravação da entrevista, a edição e sua postagem na Internet.

Os critérios para a avaliação do Projeto e Planejamento das entrevistas são:

  • participação em todas as etapas de desenvolvimento da atividade, postura colaborativa, criatividade, curiosidade e ampliação do conhecimento.
Os objetivos da ação:

  • verificar a competência comunicativa de nossos alunos na busca do saber através do uso das tecnologias;

  • avaliar a funcionabilidade do Laboratório de Informática da escola para a democratização dos suportes tecnológicos na busca do saber e acesso à Internet para este fim.

  • Acompanhar se a atividade fortalece a integração Família, Escola e Produção de Conhecimento.
Agora que temos uma idéia de nosso percurso vamos conhecer as produções de nossas alunas e de nossos alunos!

Sejam Bem Vindos...
Tema: Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras.

A proposta que me desafiou foi a de propor um projeto de ação pedagógica que será desenvolvido em sala de aula (se você é professor) ou na escola como um todo (se você é gestor).

Ao propor aos jovens do Ensino Médio Público uma experiência de autoria ou de co-autoria de material audiovisual, sua edição e publicação na INTERNET baseada em conceitos científicos curriculares dialogados com sua realidade/curiosidade, poderá resultar em maior motivação em ampliar seu repertório histórico-cognitivo-cultural, poderá desenvolver sua competência comunicativa e de ação crítica e reflexiva em seu contexto social, eleva assim, a qualidade do processo de ensino e aprendizagem do Ensino Público?

A fundamentação teórica será abordada a partir da seguinte bibliografia:
AUMONT, Jacques. A imagem. – Campinas- São Paulo: Papirus, 1993.
BELLONI, M. L. O que é Mídia-Educação. - Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicador é preciso. In Cadernos de educomunicação. - São Paulo: Editora Salesiana, 2001. Cap. 4
ESTRELLA, Charbelly et al. Comunicação e imagem. Orgs. Andréa Estevão e Fernando do Nascimento Gonçalves. – Rio de Janeiro, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
____________. Extensão ou Comunicação? - RJ: Paz e Terra, 1977.
____________. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. - SP: Paz e Terra, 1996.
_________ e FAUNDEZ Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. - RJ: Paz e Terra, 1985.
__________ e GUIMARÃES, Sérgio. Sobre Educação. v. 1. - SP: Paz e Terra, 1982.
______________________________. Sobre Educação. v. 2. - SP: Paz e Terra, 2003.
MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como extensão do Homem. Trad. Décio Pignatari. – São Paulo: Ed. Cultrix, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual e verbal. – São Paulo: Iluminarus, 2001.
SARTORI, Giovanni. Homo Videns: televisão e pós modernidade. Trad. Antonio Angonese. – Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.
http://ww.eca.usp.br/nucleos/nce/artigos.html. Acesso em 13 ago 2007. O lugar social da comunicação mediática. de Wilton Mauro Souza.
http://www.tvescola.mec.br/ - Revista TV Escola maio/junho/2010. A escola na era digital.
http://www.senac.br/BTS/313/boltec313b.html acesso em 01/08/2010 PEDAGOGIA DA AUTORIA de Carmen Moreira de Castro Neves.
http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf acesso em 31/08/2010 Habilidades do Século XXI de Pedro Demo.


20 comentários:

  1. Simone, parabéns!
    Acredito que atividades desta natureza motivam mais os alunos.
    As entrevistas, os assuntos e a colaboração de todos demonstram uma grande organização dentro desta dinâmica muito atraente.
    Parabéns a todos os alunos e demais participantes! SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  2. estou participando do site avaaz pois ele é contra a corrupção.
    A presidente Dilma precisa de 250,000 apoiadores para acabar com isso .
    Desse modo teremos um país sem corrupçoes,e viveremos em um mundo melhor.

    Murilo henrique n° 26 2° B Felipe cantusio .

    ResponderExcluir
  3. Escolhi o "GreenPeace" Porque já conhecia o trabalho e como eles trabalhavam. Na hora de participar do fórun, participava de uma forma mais na espreita, de uma forma mais observativa e compreensiva para poder comentar e acredite, é assim que devemos fazer. Aprendi que o "GreenPeace" tem pessoas que se sacrificam muito e ajudam muito pelo meio ambiente, não só no mundo real mas como no mundo virtual, no caso dos fóruns.
    Só não recomendaria essa organização as pessoas que querem se envolver no projeto, a não ser que gostem muito dela, por que assim que você entra na página principal e em todo o site tem link pra você ajuda-los financeiramente mas para participar dos fóruns, é uma burocracia danada, você tem a impressão de ser barrado e direcionado a qualquer porta de endereçamento para ajuda-los financeiramente. Porém vi muito que eles precisam bastante de ajuda financeira e merecidamente, pelo trabalho que fazem. A organização está de parabéns!

    Guilherme Martins Arantes. N°12 2°C
    Felipe Cantúsio.

    OBS: Não é possível postar nem na seção do 2° ANO e nem na seção "internet verde"

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Simone,
    Meu nome é Bruno, e estou participando e comentando sobre a 'internet verde' com o site avaaz e o tema Salve os Oceanos, quero expressar minha opinião que é totalmente a favor do que o avaaz faz para preservar e salvar o meio ambiente, com esse almento de preservação do oceano e o proibimento da pesca comercial, acho que nós temos muito a ganhar, pois além de preservar nosso maior bem que é agua, também está preservando os animais aquaticos, temos que nos unir em todas as causas que podem nos ajudar com a preservação do nosso planeta, e com dobramento da area de proteção dos oceanos propostos pelo Reino Unido, havera grandes mudanças e grandes beneficios a nosso planeta e de futuras gerações.


    Nome: Bruno Vaz Cortez Nº 05 2ºC

    ResponderExcluir
  5. O site que eu segui foi a Avaaz pois tem assuntos variados e ajuda muitas causas, faz baixo assinados e ajuda muito o mundo contra a agressão do ser humano, é um site bem interativo que está sempre atualizado e que além de ajudar o Brasil ajuda muitos países sendo assim ajuda o mundo !


    Richard Gomes nª35 1ªC

    ResponderExcluir
  6. Lucas P. do 2 ano C numero 25, o site que eu entrei eu o escolhi por causa de algumas noticias que eu ouvi de um amigo meu, esse site foi o avaaz, eu acabei olhando algumas noticias que me intereçaram então fiz parte dos 10 milhões de pessoas que fazem parte desse movimento, uma das noticias que eu vi e pude aprender que nos prescisamos mais que nos pensamos da floresta amazonica e uma reportagem

    Felipe Cantúsio

    Obs: Postei aqui por não ser possível postar em outra seção do site direcionado ao assunto.

    ResponderExcluir
  7. Lucas P. do 2 ano C numero 25, o site que eu entrei eu o escolhi por causa de algumas noticias que eu ouvi de um amigo meu, esse site foi o avaaz, eu acabei olhando algumas noticias que me intereçaram então fiz parte dos 10 milhões de pessoas que fazem parte desse movimento, uma das noticias que eu vi e pude aprender que nos prescisamos mais que nos pensamos da floresta amazonica e uma reportagem que me chamou a atenção foi a que os membros da avaaz em 2009 fizeram mais de 14 mil ligações e mais de 30 mil emails para o presidente lula, e vendo que a pressão era grande, ele decidiu dar boa parte d floresta amazonica para a exploração de agronegócio e isso foi um grande avanço para o Brasil e por isso eu decidi escolher esse site e participar.

    Felipe Cantúsio

    Obs: Postei aqui por não ser possível postar em outra seção direcionada ao assunto.

    ResponderExcluir
  8. A Relação Do Vídeo e do mito da caverna-muitas pessoas que a pepsi é melhor, que ela tem um gosto diferente de todas.É vocêis não trocão ela uma qualquer marca, que você não conheçe.
    No Mito Da Caverna era com as sombras, eles achavam que lá era o mundo.
    No mundo provoca isso também, mas diferente.Se estiver uma cantora/cantor ou atriz/ator, eles vão tomar só aquela marca ,porque aquela pepsi chamou atenção dele junto com uma celebridade.
    Prof.Simone mostrei esse video para você ver que a pepsi não é a único refrigerante melhor e junto com celebridades não faz diferença que o a pepsi vai ser a mesma coisa.isso serve de exemplo quem faz isso.

    ResponderExcluir
  9. Por Luiz Felipe Ferreira nº20 2ºB
    Eu apoio o o grupo amigos da Terra , por conconrdar junto a eles que devemos preservar o foco na Amazônia que é o nosso patrimonio ambiental .
    Gostei muito do grupo pois ha uma diversidade em objetivos todos com o foco no meio ambiente e na sustentabilidade do nosso país !
    Concordo com todos objetivos principalmente com o de criar projetos e atividades que promovam o desenvolvimento sustentavel do país, com foco na Amazônia, e no nosso patrimonio ambiental ,apoio tambem a atitude de sempre defender a mata amazônica pois dificilmente se encontra uma area verde no Brasil com tanta vida com a Amazônia .
    Espero que as missões do grupo Amigos da Terra, sejam todas conquistadas e preservadas para melhora do nosso pais com melhor desenvolvimento, direitos humanos , cidadania e sempre com o foco de preservar nossa região Amazônica !

    ResponderExcluir
  10. 1- O que é ejaculação?

    2- O corpo muda após a primeira relação sexual?

    3- Qual a idade certa para começar a transar?



    RESPOSTAS

    1-É quando o homem libera o sêmen (líquido onde estão os espermatozóideS.

    2- Não, o corpo não sofre nenhuma modificação após a relação sexual, apenas o hímen fica mais relaxado.

    3- Não existe uma “idade certa” para começar a transar. O que existe é o melhor momento para cada pessoa. Cada um deve saber quando chegou a sua hora de iniciar a vida sexual. É importante que essa seja uma decisão pessoal, madura, responsável, livre de influências ou pressões. Além disso, ao decidir que chegou a hora de Ter a primeira transa, deve-se escolher um método anticoncepcional, e um parceiro que se conheça e em quem se confie.

    ResponderExcluir
  11. Kaique Ferreira nº 17 1ª A

    1) Quais as doenças mais adquiridas em relações sexuais?

    R: As principais doenças são, Gonorréia que é transmitido pelo contato sexual e pode atingir a vagina, o reto,
    a faringe, a ureta e tambem os olhos.
    Sífilis : que é muito contagiosa e é transmitida sexualmente pelo treponema pallidum.
    Herpes genital : é a infeccão causada pelo virus herpes, A doença se manifesta como uma lesão dolorosa, avermelhada,
    que evolui como pequenas bolhas.
    Papilomavírus : papiloma vírus humano (HPV) está associado às verrugas genitais (condiloma acuminado) e ao câncer
    de colo de útero.
    essas são umas das doenças mais adquiridas em relações sexuais, tem tambem as comuns como aids, hepatite B e etc...

    2) A masturbação faz mal?
    espeçialistas dizem que a masturbação Não faz mal, a masturbação só é motivo de preocupação se causar algum tipo de
    inflamação ou se for praticada em níveis que afectem ou perturbem o comportamento social.

    3) O que é disfunção erétil?
    Disfunção erétil é impotência sexual, essa doença pode aconteçer com homens de todas as idades, as principais causas
    são problemas psicologicos, depressão e ansiedade esses são os exemplos mais comuns.

    4) O liquido lubrificante que o homem solta engravida?
    Esse liquido contém uma porcentagem de espermatozóide pequena mais pode causar gravidez, esse liquido quando é liberado dentro ou
    fora da vagina é quase raro de haver uma gravidez pela pequena porcentagem de espermatozóide.

    ResponderExcluir
  12. PERGUNTAS DE BIOLOGIA

    1. O que é sexualidade?
    R: Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta. Teoricamente, a sexualidade assim como a conhecemos, inicia-se juntamente à puberdade ou adolescência, o que deve ocorrer por volta dos 12 anos de idade Entretanto, em prática, sabemos que não se configura exatamente desta forma.
    2. Qual a importância do sexo para as mulheres no dia de hoje?

    R: Para as mulheres, sexo é a oitava prioridade na vida, enquanto que, para o homem, é a terceira.

    3. Qual a diferença entre a sexualidade humana e animal?

    R: A diferença básica é que os animais fazem sexo por instinto. A femea no cio envia um sinal ao macho que fica maluco e procura a femea. Não se entregar aos institintos animais é a diferença no homem muito embora nos dias de hoje há toda uma motivação a que o ser humano viva mais instintivamente.









    E.E FELIPE CANTUSIO

    Nome: Matheus da Silva Andrade N°25 SÉRIE: 2°A

    ResponderExcluir
  13. Olá,Simone
    Segue aqui o trabalho referente a sexualidade,
    Meu nome é Gabriel Alves ,n°8, 2°d, Felipe cantúsio , Noturno



    1°)-O ciclo de amigos é preferível para falar sobre sexualidade. Por que isso acontece?

    R: Acontece porque é nas escolas que muitas vezes surgem os primeiros “amassos”,e acontecimentos relacionados a esse assunto, desde os pequeninos que se masturbam na sala de aula até os adolescentes “rolando escadas”. É na escola que os jovens se sentem à vontade para desabafar, contar suas experiências e de vários outros assuntos relacionados a este momento. Ou seja todo o começo da vida sexual passa pela escola, e é ela que desde o início, progressivamente com a idade e o amadurecimento acaba instigando esse interesse nos adolescentes. E é exatamente onde estão os amigos, que acabam sendo confidentes, geradores de dúvidas, e aonde o papo “rola mais solto”.

    (Pergunta baseada no texto n°4 –Sexualidade e a adolescência , não encontrei resposta no seu texto , para responder me baseei-me no trabalho de conclusão de curso: Sexualidade do adolescente: Um novo olhar sem mitos e preconceitos, link http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/sexualidade_do_adolescente.pdf

    2°)-Porque apesar de toda evolução global, e da enorme disponibilidade de informação disponível, o tema sexualidade ainda é tido como tabu na maioria das famílias?

    R:O modo de como o tema sexualidade tem sido tratado ultimamente esta deixando assustado os pais já que nas suas épocas de adolescência o mesmo não era tratado de maneira totalmente aberta; alem de que também os pais não sabem de que forma levantar o assunto, e abordar o que eles querem falar.Com isso a família não trata desses assuntos perto de seus filhos, só que isso é errado já que uma vez que o adolescente não tem em casa como sanar suas duvidas vai procurar tirá-las em outros lugares que não o ambiente familiar.

    3°)- De que forma lidar com as atividades sexuais na infância?

    R:De certo modo é difícil tratar desse assunto, principalmente com crianças; no inicio as dúvidas das crianças não tem muito a ver com sexo,são mais duvidas do tipo: porque o corpo dele é diferente?, ou de onde vem os bebes ; e as crianças vão criando suas próprias teorias sobre o que elas tem duvida , os pais devem apenas responder de forma clara o que elas perguntarem sem precisar se aprofundar no assunto , lembrando que a infância é uma fase de descobertas para as crianças e as duvidas são freqüentes, portanto é normal essas perguntas.

    (Pergunta baseada no texto n°1 Sexualidade na infância, não encontrei resposta no seu texto, para responder me baseei-me no artigo : Sexualidade infantil 1 e 2 anos . Link
    http://guiadobebe.uol.com.br/sexualidade-infantil-1-a-2-anos/

    ResponderExcluir
  14. ola professora Simone, ai esta as 3 perguntas e respostas sobre o tema sexo !

    1) oque é puberdade ?
    R: é o tempo quando aparece caracteristicas sexuais .Surgem os seios nas meninas, engrossa a voz nos meninos, surgem os pêlos pubianos e ambos passam a demonstrar interesse pelo sexo oposto.

    2) como se previnir de doenças sexualmente Transmissíveis e AIDS ?

    R: Para se prevenir tem que usar camisinha em todas as relações sexuais, quando precisar de transfusão de sangue exigir que o sangue seja testado e, para quem usa drogas injetáveis, tem que usar somente seringas e agulhas descartáveis e não compartilha-las com ninguém.

    3)oque é ejaculação ?

    R: a ejaculação é o momento em que o homem no ato sexual entra em um processo de prazer e derrama pelo canal o espermatozoide. ou seja no momento em que o homem goza ejacula ou derrama o esperma seja dentro ou fora da vagina

    Talita dos Santos Piton 2ºC

    ResponderExcluir
  15. Professora Simone, não sabia onde postar meu comentário, então resolvi postar aqui mesmo.
    3 frases sobre os 3R: Reutilização, Redução do lixo e Reciclagem.

    1)A terra não é do homem, o homem é da terra, você deve ser a mudança que você deseja ver no mundo, e o mundo só será salvo se cada um fizer sua parte.

    2) A natureza é um dos bens mais valiosos que existe e o amor é a maior força do universo e se o planeta está um caos é porque ele também precisava de amor e cuidado.

    3)Nunca devemos esquecer que todos nós somos depositários temporários dos tesouros do planeta. Nosso planeta é frágil, deve ser tratado com cuidado, por isso, tenha consciência e reutilize, reduza o lixo e recicle.


    Nome: Fernanda Quinelatto Nº16 3°C

    ResponderExcluir
  16. Professora Simone

    Estou enviando a você as três frases dos "R" - Reutilização, reciclagem e redução.

    1-)Reciclem para o bem do nosso planeta.
    2-)Ajude o meio ambiente com a redução de resíduos.
    3-)Seja solidário, reutilize.

    Gabriela Nobre 3ºA Nº12
    E.E Felipe Cantúsio

    ResponderExcluir
  17. Olá Simone! aqui está as três frases sobre os 3R. Reciclar, Reduzir e Reutilizar.

    "Ter consciência dos nossos atos ambientais é obrigatório nos dias de hoje, pois precisamos acima de tudo reciclar, reutilizar e reduzir os nossos conceitos para a preservação do meio que vivemos".


    "É começando desde ontem com a reutilização, redução e reciclagem de materiais, que constituiremos uma vida melhor para a nossa geração".


    "A única certeza que temos se cuidarmos do espaço onde vivemos, desde um lixo jogado diretamente no lixo, até a reciclagem disso, é que haveria sim um futuro mais humano e biodegradável'.

    Nome: Nadya Cavichione.
    Nº 29
    Série: 3ºA.

    ResponderExcluir
  18. -Os tres r(s) sao como um tripé, pois sem um os outros dois naum fazem tanta diferenca.
    -A reciclagem é um bom comeco para que haja menos produtos jogado nas ruas.
    -A reutilizacao de materias organicos é muito bom para o reflorestamento.
    Nome:Lucas Poli - 3A

    ResponderExcluir
  19. -A reciclagem ajuda nosso ambiente, neutralizando os lixos e entao reduzindo os lixos que espalham no eio ambiente.
    -Com uma parte da populacao, sem saber a situacao do mundo, acabam nao tendo conhecimento de quanto a reutilizacao é precisa para o mundo.
    -A reducao de sacolas plasticas e outros produtos, ajudam a nautralizar todos os lixos e podem neutralizar sempre.
    Eric Sato-N 10-3A

    ResponderExcluir
  20. Olá Simone, sou a Bianca do 1ºB, aqui está o site onde assinei para colaborar e evitar o desmatamento. http://www.fundacaodixtal.org.br/
    Obrigada pela atenção.

    -Bianca Ariadny Dalri Ramos Nº3-1ºB

    ResponderExcluir