Escola, Família e Produção de Conhecimento

2012
Neste ano estamos chamando a Família de nossos alunos a participar do movimento em direção do desenvolvimento sustentável que envolve a consciência da responsabilização e da necessidade de mudança de atitude humana com relação ao nosso Planeta.

Nas salas de aula mostrei uma música que fala de do desejo de uma pessoa querer cuidar do seu jardim, mas só se você quiser e deixar. A maioria não conhecia a música "Cegos do Castelo" é do Nando Reis e foi gravada pelo grupo Titãs.

Para os primeiros anos pedi que elaborassem perguntas para pessoas para descobrir o que as motiva  a querer ter e cuidar de um jardim em casas populares e casas mais ostentosas.

Para os segundos anos solicitei que elaborassem frases de impacto sobre os 3 Rs para sabermos e lembrarmos em nossa rotina que temos que nos preocupar com a produção dos resíduos diários individuais:  
  • Redução,
  • Reutilização e
  • Reciclagem

Para os terceiros anos pedi que me trouxessem receitas de elaboração de adubos para jardim, escolhemos a receita mais simples.

A socializei com todas as turmas e todos alunos com ajuda da pessoa que cozinha em sua casa produziram um adubo a partir dos restos alimentares de suas refeições de uma semana e o trouxeram à escola.
Etes adubos estão sendo somados pela nossa colaboradora Maria do Carmo que o coloca no sol e o mexe para ajudar a arejar e para tirar o mau cheiro pois a presença de ar colabora para a reprodução das bactérias em decompor a matéria orgânica em inorgânica e será assim que o solo do jardim da nossa escola será enriquecido e este é o nosso Jardim Comum e vamos tentar cuidar dele com a sua ajuda e agradecemos sua participação nesta ação educativa e ecológica.
Em sala continuo realizando ações que relacionam os Modos de Produção que esgotam os recursos de nosso Planeta, as Relações entre os Seres Vivos e o Ambiente, o trabalho celular em produzir Energia e as Interligações entre o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia que pretendo que ampliem a visão de mundo de nossos alunos que já estão vivendo em um mundo globalizado e vinculado com as implicações do desenvolvimento sustentável e é assim que iniciamos esta conversa este ano e contamos sempre com a sua ajuda. 

Professora Simone


2011
Nesta página você vai encontrar uma proposta de trabalho que pretende estreitar as relações com a Família de nossas/os alunas/os e democratizar o conhecimento produzido a partir dos conteúdos trabalhados na disciplina de Biologia na Escola Estadual Felipe Cantúsio.
Nosso primeiro trabalho foi motivado pela visita que realizamos na Exposição "Água na Oca" em abril.


Em 2010 trabalhamos com base em conteúdos desenvolvidos ao longo do 3º bimestre.

Será que a escola consegue?

A primeira dificuldade foi de convencer as/os jovens de que seus pais, responsáveis ou outra pessoa pudesse se interessar pela sua produção de conhecimento.

De onde vem esta sensação de indiferença?

Por que nos parece mais fácil manter a distância do que aproximar as pessoas?

A educação é o campo das possibilidades, porque manter distância nas relações, seria uma possibilidade interessante para o ser humano?

A equipe gestora nos autorizou a realizar os encontros com as/os responsáveis e entrevistadas/os com a condição de que manteríamos a organização da rotina escolar, compreendemos que a organização é parte importante de uma atividade planejada no ambiente escolar e buscamos atender a solicitação com todo cuidado.

Agendamos as datas e passamos para a etapa da elaboração dos convites.

Passamos a entrega dos convites e a confirmação das presenças.

Decidimos que após a "Mostra de Trabalhos de Biologia" ofereceríamos um breackfeast.

Dividimos as tarefas.

No dia 09/11/2010 das 07:00 às 08:00 iniciamos a Mostra de Trabalhos com o 1° Ano D,







No dia 09/11/2010 das 08:30 às 09:30 realizamos a Mostra para o 1º Ano A,






No dia 10/11/2010 das 07:00 às 08:00 socializamos os resultados do 3º Ano B,


No dia 10/11/2010 das 08:30 às 09:30 fizemos o encontro com o 1º Ano B,



No dia 11/11/2010 das 08:30 às 09:30 recebemos as famílias e convidados do 2º Ano B e








No dia 12/11/2010 das 08:00 às 09:00 nos reunimos com as/os convidados do 2º Ano A.



Em todas as apresentações após as boas vindas destacamos os objetivos desta proposta:

- Verificar a competência comunicativa de nossos alunos na busca do saber através do uso das tecnologias;

- Avaliar a funcionabilidade do Laboratório de Informática da escola para a democratização dos suportes tecnológicos na busca do saber e acesso à Internet para este fim.

- Acompanhar se a atividade fortalece a integração Família, Escola e Produção de Conhecimento.

Além destas acrescentamos que com a atividade das entrevistas eles conheceram muitas possibilidades que a Biologia oferece para escolha de uma profissão ou curso no Ensino Superior

Após os esclarecimentos assistimos a todas as entrevistas realizadas.

Nesta etapa pudemos entrar em contato com as/os responsáveis para conversarmos sobre conteúdos e formas de aprendizagem, pudemos ouvir o parecer de entrevistados, dos responsáveis, convidadas/os e das/os próprias/os jovens sobre esta forma de produzir conhecimento.

A proposta foi muito parabenizada pelos responsáveis e por entrevistados que puderam comparecer pela iniciativa, criatividade, apresentação da vida acadêmica e organização.
Responsáveis destacaram que foi a primeira vez que a escola realizou um convite tão prazeroso.
Ouvimos que esta escola da Rede Pública surpreende com tal Projeto e que com esta iniciativa se abrem as portas para novas parcerias de aprofundamento de estudos.