Primeiros anos

2011

Mito da Caverna trabalhado pelo Prof. Regis e a influência da mídia na construção de valores, olhe o que as/os jovens pensam:


"Essa propaganda da heineken nao é diferente de nem uma outra propaganda,todas tem o mesmo intuito deixar as pessoas paralisadas pelo produto,chamar a atenção do consumidor na hora da compra ou ate mesmo fazer as pessoas quererem o produto sem ao menor precisar,nessa propaganda a heineken quer mostrar as pessoas as vantagens  de escolher a cerveja deles,mostrando  que oque as mulheres sentem quando veem vários sapatos  os homens sentem ao entrar em um quarto lotado de cervejas,fazendo de varias maneiras o consumidor lembrar da propaganda e instintivamente na hora da compra e levar pra casa"
Thaynara Possatti nº42 e Adrely Carpi Nº 01 1º ano B 





Muitas pessoas pensam que o Patins é um esporte sem futuro mas ele é um esporte como qualquer outro  , sugeito a riscos , gloria e superação .
Sou praticante de inline  (patins na  pista ) e eu sei como é ser discriminado por ser um roller (patinador de pista) as pessoas pensam que o inline nao tem nem um atrativo e que é muito perigoso, mas quando é praticado ele se torna quase que essencial pra viver, ele distrai a raiva, faz amizades e faz agente pensar em nunca deistir até conseguir algo.


Gabrielle nos mostra que nestes dois vídeos, podemos ver que a propaganda da BOMBRIL que usou um recurso muito criativo, pois o comercial da USTOP, que fala sobre a BONITA CAMISA do Fernandinho foi visto por muitas pessoas e acabou fazendo sucesso. E como o comercial da BOMBRIL também sempre foi muito criativo, com a junção dos 2 protagonistas foi simplesmente perfeita.







Os homens sao viciados em cerveja, e eles encontram uma caixa de cerveja e qerem buscar, e pedem ajuda pra uma pessoa soh qe essa pessoa diz qe possui tubaroes na praia,e entao os homens se arriscam pra buscar a cerveja no mar, e voltam com tubarões presos no corpo,e eles so vivem no mundo onde se preocupam com a cerveja e nao com a vida deles e eles fariam de tudo por uma cerveja mesmo qe custe a vida deles, e isso pode ser comparado com o mito da caverna ,pois eles tem um outro mundo, um mundo fora da realidade. nome: Gustavo Henrique Ivas- 15-1º A






Nesse comercial a Nissan , coloca os poneis , para chamar a atenção do publico , e para que seja bem vendida , porque querendo ou não , os peneis influênciaram muito no video , e muito também na cabeça de quem comprou  , chama a atenção , e com isso te leva a comprar as coisas , somente por causa das propagandas . Quem nesse mundo , nunca comprou algo , porque o comercial , ou sua amiga , ou seus familiares falaram que era bom ou bonito ? Por mais que falamos que não somos enfluenciados por algo , você acaba sendo enfluenciado , por outra coisa e não essa , então as propagandas , sempre falam que é bom , que é gostoso , que é o melhor do brasil e do mundo e o publicou acaba acreditando e comprando.
Flavia Cristina Martinelli nº' 11 e Gabriel Vieira Cruz nº 15  1ºB



Esse comecial mostra para as pessoa que o refrigerante e tao bom q ate depois de morta querem tomar. Colocaram ate zombis para mostar isso para as pessoas comprarem e gostar e nao parar de comprar a mercadoria e acabar com a concorrência.Este comercial incentiva as pessoas a comprar a pepsi  fazendo elas pensarem da mesma forma que as pessoas presas na caverna do mito elas nao percebem que é algo enganoso e isso faz com que elas se iludam, cada vez mais, com isso como os presos da caverna fazendo elas comprarem para experimentar para ver se é bom mesmo como mostra o comercial algumas percebem que é ilusão e outras ficam na ilusão porque nao tem condição de provar para ver se é ou não é bom como mostra o comercial isso faz com que as pessoas, cada vez mais, vejam o comercial da marca para ver outros tipos que tem do produto no caso a pepsi.Salatiel dos Santos Agostino    Nº 34  serie 1ºA








Essa é uma das propagandas que eu mais odeio, pois todo adolescente só quer crescer e mostrar aos pais que ele pode se virar sozinho e é responsável!
E ao pedir ao pai que o deixe um pouco antes do portão da escola a intenção do garoto era apenas mostrar que chegou sozinho e que é independente para impressionar as garotas e seus amigos, mas seu pai sem ao menos pensar intende que seu filho se envergonha dele e começa a humilha-lo  mostrando a ele que se você não sabe surfar, tocar guitarra ou não pegou nenhuma garota você não é ninguém!
Eu achei isso um mal exemplo pois isso não deveria ser dito a um adolescente que só quer crescer e se tornar alguém e após o menino dizer que não faz nada daquelas coisas o pai diz :
- Então desculpa, mas se alguém tinha que ter vergonha de alguém aqui era eu né?
Nota-se que o menino olha pros lados para ver se não vem nenhum amigo e que ele esta envergonhado com aquela situação e após a frase ele olha para o pai sem reação alguma e nota -se que pelo jeito ele deve ter ficado super deprimido com a atitude do pai.
Após ter humilhado seu filho o pai sai sorrindo com seu novo carro mostrando as pessoas que se você tem um carro novo ou é uma pessoa descolada você pode humilhar as pessoas e ferir os sentimentos delas. 

A Propagando Do smartphone Lg Optmus 3D   Influência As Pessoas A o Comprarem Para Mostrarem Que tem Um Smartphone Melhor Que o Dos Outros e Ainda Por Ser O Primeiro Em 3D  Assim Fazendo Com Que As Pessoas Comprem-o Para Ser melhor Que as Outras pessoas . E por Parte Da Empresa Ser Melhor Do Que Outras  Mas A Realidade O que Eles Querem é Vender E ser 1 Em tecnologia E Ser Destaque.






Veja como a LG compara sua tecnologia Cinema 3D com o 3D convencional nesse teste. Dessa vez, os técnicos estão comparando o preço dos óculos. Qual tecnologia te deixa convidar mais amigos para assistir? Descubra.
Essa frase escrita em cima foi elaborada pela LG.Que diz que para se descobrir qual tecnologia te deixa convidar amigos para assistir você tem quem comprar uma LG 3D.Mas isso na realidade quem vê com outros olhos se sente no dever de compra-la,mas não é bem assim não necessitamos comprar algo somente para impressionar ou somente para que tenhamos amigos ou uma bela TV para que possamos assistir um programa com uma qualidade maior.
Pois na verdade a realidade é bem diferente daquilo que visamos pela TV,a verdade é que eles tentam somente nos induzir e a desejar aquele objeto que mal sabemos se será tudo isso que vemos pelas propagandas oferecidas,pois elas só fazem aumentar o nosso consumismo. (Aloani Oliveira e Ana Guimarães nºs 01 e 02 Série: 1ºA Felipe Cantúsio)

Nome: Matheus Henrique dos Santos     N°: 25       série: 1°A
Link: http://www.youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU
Propaganda: Nissan - Pôneis Malditos.
Essa propaganda influência as pessoas à comprarem os carros da Nissan pois eles consideram os carros da concorrência ruins comparado com os carros da Nissan, dando o nome de pôneis ao invés de cavalos pra potência do motor do carro.
Então eles influenciam as pessoas à acreditar que seus carros não tem potência o suficiente para superar obstáculos, como um simples morro ou lama.
Isso faz com que as pessoas acreditem que precisam realmente comprar os carros da Nissan pra terem um carro potente e que na hora que precise usar toda a potência do motor pra passar por certos obstáculos não dê problema e acabar danificando alguma peça do carro.
Mas isso tudo é só um truque de imagem para as pessoas acreditarem que isso realmente é verdade, pois elas visam somente a potência do carro e não certo detalhes, como conforto, estabilidade, custo de manutenção ou até mesmo com o consumo de gasolina.


Rodrigo Avanze Arantes e Tayná Dayne -1 ano A .
http://www.youtube.com/watch?v=FK-lCMJi_O8&NR=1  Essa é uma propaganda do red bull que mostra que sem ele voce nao seria nada e nem conseguiria resolver seus problemas , mudam assim sua escolha na hora da compra , fazem voce ter preferencia pelo red bull e nao pelos outros energéticos assim podemos ver que alguns consumidores compram  influenciados pela propaganda e nao pela qualidade ou preço do produto . 

Nome: Renan Pesse Caetano n° 43 1°B
http://www.youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU
O Comercial usa uma musica repetitiva e que fica em nossas cabeças, e sem mesmo perceber,estamos a nos recordar dela a todo momento, cantando perto de outras pessoas, que mesmo sem ter visto o vídeo são pegas pela musica e assim vai se espalhando por toda a população, que por sua vez, não se contenta com a musica e quer ver o vídeo, ai o objetivo é atingido com a propaganda da Nissan.
"Hoje em dia, a midia comanda o pensamento das pessoas em geral, principalmente o pensamento de crianças e adolescentes. As pessoas acabam sendo influênciadas pela boa aparencia dos comerciais, acabam vendo apenas o lado bom das coisas.Esses tipos de comerciais são feitos para mexer com o consumidor, eles passam a noção de que o produto comercializado é o melhor do mundo, que ele tras apenas beneficios para as pessoas.As propagandas ligam um produto no outro, como se fosse ''para obter algo que te agrade, antes deve consumir'', e isso só faz com que a midia lucre cada vez mais, podemos dizer que a midia comando os costumes, as modas e as vontades em geral.
Na minha opinião, o problema de tudo isso, é que a midia não usa bons produtos para fazer a cabeça do consumidor, apenas usam alimentos ruins ou qualquer outra coisa que apenas façam com que eles lucrem, usam coisas visando apenas o lado do dinheiro, o lado que suga o consumidor." Paulo 1º C




"“Não esse não é bom, quero refrigerante X”, tudo bem cada um tem o seu gosto, mas temos de nos abrir para novos conhecimentos, novas possibilidades, não podemos ficar parados no tempo, achando que apenas uma coisa é boa, apenas um produto é ótimo, temos que conhecer os outros primeiro, para depois dizer se gosta ou não e se a mesma é melhor que outra ou não." (Leisiane S., Letícia Palhares, Nathália Rambelli e Thais Guiraldelli.)

Joyce Alves Duarte 1°C N°17
http://www.youtube.com/watch?v=ISxE7DJvq9w&feature=related
  Bom, escolhi estecomercial por que ele mostra que já somos de alguma forma influenciados acomprar desde pequenos.
 Podemos perceber quea maior parte do comercial mostra o brinquedo que vem acompanhado com o lanche,fazendo assim, o publico infantil se interessar pelo produto apenas para obtero brinquedo que o acompanha.
 Uma pesquisa feita noBrasil revela que 57,2% dos comerciais brasileiros são de alimentos que contemgordura, óleo, açúcar e doces e na maioria das vezes é passado no horário daprogramação infantil para que as crianças e os adolescentes peçam aos seus paispara comprar, e desde a infância vão se tornando consumistas e assim sendoprejudicados no futuro.
 E assistindo algumashoras de TV, podemos notar que não é só apenas o publico infantil que éatingido com esse tipo de propaganda, e também o publico adultos.Percebemos quetambém há propagandas sobre esse tipo de alimento para os adulto.
 Assim podemosconcluir que por todas as fazes da nossa vida há sempre um “atrativo” para que dealguma formal possamos consumir qualquer tipo de produto anunciado ou não naprogramação de televisão.Fazendo assim uma população consumista e as vezes porcausa desse tipo de alimento também uma população obesa.

Publicamos os trabalhos produzidos por nossas/os alunas/os que ingressaram este ano no Ensino Médio.
Como em abril visitamos a Exposição "Água na Oca" ela nos provocou em realizar produções sobre esta temática, abaixo vocês poderão desfrutar o trabalho de nossas/os jovens.











Ciclo da Água
































Realizamos um trabalho sobre o "Mito da Carverna" de Platão que resultou em uma pesquisa do apelo da propaganda divulgada pela mídia em nos despertar desejos em consumir produtos que podemos refletir sobre seu real valor nutritivo, para esta ação contamos com a parceria do Professor Régis de Filosofia.
Apreciem o resultado:



"Diante da nossa visão crítica,a propaganda da coca-cola apresenta situações em que nos estimula á consumir, sendo que não há necessidade. Ela demonstra uma importância desse produto, sendo que ele não é apropriado para a saúde, pois contém uma grande porcentagem de cafeína.
Mas, isso é apenas uma introdução, esse assunto é muito amplo, abrange a questão de que ficamos presos á alimentos ou diversos produtos sem precisarmos. Consumimos sem ter o conhecimento ou até mesmo sabendo do mal que, no caso, a coca-cola, pode causar para nosso organismo no futuro, ficamos presos de tal maneira que nem percebemos. Infelizmente é o mundo capitalista!Cada pessoa, tem algo que á matem num estágio de ''necessidade'' não válida, ou seja, sentirmos necessidade e/ou prazer de consumir alimentos gordurosos, de fazermos parte da tecnologia (celulares, iphones, computadores...) pelas bebidas industrializados (COCA-COLA, cervejas, ...). Não importa á quê ou porquê somos ''presos'' á algo, mas temos que sermos sempre conscientes do que nos faz mal ou bem. A ligação entre as propagandas que nos incentivam a algo e o Mito da caverna é que, as propagandas tentam nos trasmitir uma imagem do produto ''perfeito'' mas quando na verdade é um alimento calorico e que provoca varios danos a saude. com a ''mascara'' posta no produto as pessoas acreditam sem questionar. Essas são as cavernas do munco capitalista."(Gabriela Vilas Boas, Thaina Souza, Jaqueline Andrade)


"Acho que os comerciais da Coca-Cola sempre foram muito "Você não pode viver sem isso"
Esse é um dos que eu acho mais exagerados.
No começo, todo mundo em uma praia, aparantemente entediados, então alguém abre uma Coca, e todo mundo fica alegre e começa a festejar, como se sem a Coca-Cola nada fosse divertido, além disso, eles usaram uma musica (ou pediram pra ser composta somente pro comercial, não sei...) de uma banda que fazia muito sucesso na época (não sei como aceitaram) o Nx Zero.
E também, como em todos os comerciais da Coca, aparece escrito "Abra a Felicidade" ao lado de uma garrafa, como se você tivesse sempre que ter uma garrafa de coca pra que as coisas fossem divertidas." (Lucas)






"Estes comerciais nos prendem a uma grande caverna e ficamos limitados a só gostar só desta marca de refrigerante, o pior é que mesmo sabendo dos maleficios que ele traz à saúde não conseguimos largar este produto por força da propaganda e do valor comercial que esta marca tem no mercado capital." (Felipe e Matheus)

"A gordura saturada, é hoje considerada a maior precursora de doenças cardiovasculares, visto que são gorduras densas e que podem com o passar do tempo impregnar nas paredes das artérias e causando entupimento dos vasos com risco de infartos, AVC's, etc.

Estabelecendo uma relação entre a propaganda e o mito da caverna, podemos concluir que nos comerciais vemos o poder de persuasão da propaganda. Eles mostram como o alimento é bom, e como você vai se sentir realizado ao come-lo, e tentam convencer-nos com cores chamativas, imagens de alimentos bem conservados e bonitos. Eles prendem a nossa atenção, principalmente a do jovem, que é altamente influenciado pela mídia e toda essa persuasão acaba obtendo resultados para o mercado financeiro, que em meio o sistema de hoje, o chamado capitalismo, só pensa em lucrar." (Giovana)





 "Achamos que o humor da propaganda foi a trapassa que houve entre os dois, pois nenhum idoso se interessaria muito por esse tipo de alimento, pois os idosos de hoje em dia procuram ter uma alimentação balanceada e não ficariam comendo besteiras e nem tentando derrubar o outro por causa de uma mísera batata." (Ana Caroline Bertuzzi Primo, Lis Fratuci de Souza, Nathália Cristina)




"No final do video observamos que o Mc Donald's põem seu slogan de uma forma convincente ''gostoso como a vida deve ser''. (Naira e Aline)












2010
A proposta para os primeiros anos do Ensino Médio está relacionada aos conteúdos desenvolvidos durante o 3º bimestre de 2010 na disciplina de Biologia da "E. E. Felipe Cantúsio" da cidade de Campinas, no Estado de São Paulo:
  • Desenvolvimento Sustentável;
  • Crescimento Populacional Mundial e Brasileiro e seu impacto no Planeta Terra e
  • Qualidade de Vida oferecida às pessoas da 3ª Idade.
Carla e Nadya entrevistam Técnica em Enfermagem Sebastiana da Casa de Repouso São Gerônimo-1º A 

Entrevista com Enfermeira do Hospital Mário Gatti

    Entrevista com a Coordenadora e Terapêuta Ocupacional do Lar dos Velhinhos em Campinas


    Entrevista sobre os Projetos Políticos para melhorar a Qualidade de Vida dos idosos na cidade de Campinas


    Entrevista com a Fisioterapêuta e Professora da PUCC Dra Conceição Reis

    Old Times entrevista o Coordenador do Posto de Saúde Tancredo Neves: Dr. André


    Entrevista com nutricionista Aline sobre a alimentação adequada para a população e a 3ª idade


    Entrevista Sobre Sustentabilidade e as Empresas


    Laura e Milena entrevistam Dr. Alvaro Henrique sobre Alimentação, Atividade Física e Mental para manter a Qualidade de Vida dos Idosos - 1º A

    Entrevista Sobre atividade Física Recomendada para a 3ª Idade com Prof Sebastião Paschoal- 1º D

    Entrevista com Michel: Pós Grad USP - Áreas de Estudo: Ed. Fís, Biol e Saúde- Tema: Atividade Física na 3ª Idade

    Entrevista com Karine do Centro de Saúde Integração sobre organização espacial segura para idosos,  desejo sexual e a terceira idade, processo de envelhecimento celular e outros assuntos


    Entrevista com Dr. Guilherme sobre a Saúde Bucal dos Idosos


    Entrevista Centro Esperança e Vida sobre a Melhor Idade, "Ir" Responsabilidade Social, Assento Preferêncial


    Entrevista com os Profs Adilson e Carlos sobre Desenvolvimento Populacional/ Migração/ Desenvolvimento sócio Econômico/ Hegêmonia/ Tecnologia e democracia


    Entrevista com Dr. Biajo sobre a alimentação adequada para o idoso


    Rodofo entrevista Dr. Julio Clínico Geral e conversam sobre as necessidades das pessoas que atingem a 3ª Idade