Segundos anos

2011
Aqui se encontram as/os alunas/os que no ano passado cursaram os 1ºs anos e novas/os integrantes do time atual.
Em abril, maio e junho encontraremos na página dos 2ºs Anos A, B e C novos desafios para a aprendizagem.
Nova temáica: A Alegoria do Mito da Caverna de Platão e a influência da Mídia na formação de opinião das massas:


Nesse comercial vemos como o chocolate a proganda tenta influenciar o publico a comprar ele faz a pessoa pensar que comprando e consumindo o chocolate terá uma sensação maravilhosa de relaxamento ela chega em casa cansada e pega uma barra de chocolate nisso quando ela Poe na boca algo mágico acontece Mas e pura ilusão pois o chocolate consumi9do em uma quantidade maior que 50 gramas pode causar vários problemas como a dependência,contem muita gordura saturada do leite e a gordura vegetal hidrogenada causando obesidade sem contar que com o exagero pode vir a acarretar problemas de coração e o comercial não mostra nada disso só mostra a parte boa do produto.  Nome:Mayara  Num:24   Serie:2° B




LUIZ FELIPE, Nº 20 e MURILO, Nº 26 2ºB
Em minha opinião o mito da caverna é como se você visse só a sua opinião sendo ela a melhor ,e ocultando ou omitindo outras opiniões e as vezes até mesmo a verdade . Muitos dos comercias ,mostram uma opinião sempre um tanto ilusória oferecendo algo melhor para que você compre o produto ,em questão dessa qualidade , e quando realmente tem o produto ve que o mesmo não atinge a qualidade falada no comercial . Eu vou falar sobre um comercial um tanto antigo da Malboro , que mostra uma ilusão onde quando ,você esta no mundo malboro [cigarro] você tem sabedoria . E não mostra a realidade pela qual o cigarro faz mal a saude , sendo assim , o ator desse comercial morre por cancer no pulmão que é causado pelo cigarro . Ou seja mais uma vez o comercial escondeu a realidade do produto , iludindo ao consumidor de que seria melhor se ele usasse o produto , como no mito da caverna (: ! 





No video, quando o gigante desperta, ele causa um impacto muito forte nas pessoas, pois ninguém imaginava que aquilo existia. Como no mito da caverna, que quando os prisioneiros saem da caverna e dão conta de que existe um outro mundo desconheçido para eles, ficam impressionados com aquela imagem nunca vista por eles antes. Luis Otavio (19) – 2ºB






A propaganda que eu escolhi, foi uma da "O boticário", onde relata uma mulher que fala sobre como ela gostaria que fosse o futuro dela, contando parte da sua vida e suas metas alcançadas, e no final da propaganda ela diz que para que voce possa chegar aonde voce quizer na vida, voce precisa chegar "linda".
O mito da caverna, é um método encontrado por Platão, para explicar a formação do ser humano, na qual todo ser humano há dentro de si,o que podemos chamar de "caverna", que seria a nossa zona de conforto, a nossa parte ignorante, onde não se sabe o que é certo ou errado. O homem que desejasse sair da caverna, teria que vencer seus medos ,ir em busca de conhecimento, e ampliar seus horizontes.
A mídia, na maioria das vezes, nos influencia a não sair da nossa 'caverna', quando diz o que devemos ser, como devemos agir, ou então o que devemos consumir. Se não tivermos um bom senso para distinguir até onde podemos nos influenciar , acabamos virando "robôs" nas mãos dela, que tem como unico objetivo com isso, fazermos comprar seus produtos.
A propaganda da O boticário, quer nos passar uma mensagem positiva, de vida, metas e realizações, porém para ela, apenas isso não basta, a nossa realização só se torna completa quando formos o que a mídia considera LINDA. E como ser uma mulher linda, para a mídia? Usando as maquiagens fornecidas por ela. Tanto é, que o slogan da marca é " A vida é bonita, mas pode ser linda! "
Com isso, eu me questiono: A partir do momento em que eu consumo os produtos fornecidos por ela, a minha vida se torna linda?. No meu ponto de vista, a minha vida passa a ser linda, quando eu realizo e traço todas as minhas metas, quando eu e as pessoas ao meu redor vivem em plena harmonia, incluindo não só as pessoas que eu conheço mas todas, e quando o mundo conseguir ser mais justo.
Porém, não é desse jeito que a mídia quer que pensamos e sim, que conitnuemos com o nosso jeito de pensar que a vida só será linda, quando a beleza exterior ser a nossa qualidade mais importante, que continuamos em nossas cavernas, onde tudo é mais facil e ilusório e não desejamos sair de lá. 



Arthur Agrelli Moreira, 02, 2ºC

No mito da caverna as pessoas são aprisionadas lá desde a infância podendo ver apenas a sua sombra, sendo obrigados a olhar apenas para frente sem poder ver o mundo lá fora, não ouvindo e nem acreditando sobre o mundo, vivendo apenas aquela vidinha e como se esta fosse a única razão e o único meio de vivencia que os seres humanos encontravam.
Hoje as pessoas estão se prendendo de novo como os seres humanos no mito da caverna, vendo apenas a televisão e o computador, crescendo com aquilo e por mais que estas não fiquem o dia inteiro no computador muitos passam mais horas nele do que conversando com seus pais ou parentes. Portanto, fechando-se numa “sala caverna”, isolando-se do mundo real e preferindo ficar muito mais o virtual a sair ou brincar.
Podendo confirmar e visualizar o diálogo entre a imagem-mensagem no Comercial da Rede Globo do Apple Ipad que mostra uma pessoa que fica o tempo inteiro vendo o seu Ipad sem se preocupar com o mundo real.
Ver link abaixo:






Gabriela Nobre   2ºA  10 
A relação entre o comercial e o mito é que a batata ruffles contem uma alta 
quantidade de calorias, ela não trás recurso nenhum para a saúde, e outra muitas 
pessoas fazem dela como seu café da manha ou almoço ou comem depois do seu jantar.
Entendo que a ruffles é algo irresistível, mas o melhor seria você comer só de vez em quando 
para não prejudicar o organismo e a você. Além da ruufles estar criando novos sabores da batata 
em alguns casos esta sendo uma mentira pois o sabor é horrível e a televisão passa a imagem de algo 
bom de se comer. 






A propaganda são um belo exemplo prático sobre o mito da caverna. Elas nos prendem diante delas com cores e histórias chamativas para criar uma ilusão em nossas mentes e nos tirar da realidade.
a coca-cola por exemplo , tenta nos convencer de que a felicidade está em uma latinha ou numa garrafa.Como se fosse simples comprar a felicidade e viver com isso dia-a-dia em um mundo de iluão.

Olá Prof. Sou o Pedro Henrique do 2º D, intão propagandas que incentivam as pessoas existem varias, mais tem uma em especial que eu acho que me insentiva 
que é a propaganda da marca COLGATE eu particularmente acho muito engraçada a propaganda e por conta disso tbm uso a colgate, mas até mesmo pq
eu acho os produtos da COLGATE excelente!






Nomes:Mateus da Costa de Carvalho
Pedro Augusto
N°s:24 e 32 


http://www.youtube.com/watch?v=KAzKyyFBVB0


Octávio Augusto Nº27 e Bruno Marques Rocha Nº06 2ºB

Em nossa opinião este comercial da coca-cola zero torna-se falacioso ao ponto de criar grande expectativa sobre possibilidades.
Nesta propaganda a coca-cola mostra que um incidente qualquer (neste caso um carro quebra) pode acarretar situações extremamente benéficas,neste caso o motorista bate seu carro e ao beber a coca-cola zero aparecem na estrada duas garotas atraentes que consertam seu carro,mas isso só pode ocorrer caso você beba coca-cola zero.
A possibilidade de acontecer isso caso você não beba coca-cola é de 0%,o que remete ao slogan da propaganda "QUANTO MAIS ZERO MELHOR"
e assim a probabilidade de acontecer algo benéfico caso você beba coca-cola é sempre acima de zero,que na propaganda chega a 0,00001 de possibilidade.
Tudo que envolve a propaganda tem função cíclico,o fato de acontecer algo imprevisto,beber coca-cola zero e a beneficência dos fatos.
A empresa coca-cola demonstrou nesta propaganda que tudo pode ser resolvido com um gole de "coca",desprezando assim atitudes de lógica como pedir ajuda e etc.


O vídeo apresentado mostra a propaganda de cerveja da skol.Nela podemos perceber aspectos de conceitos imperialistas ou seja,imposto perante a sociedade e mesmo que ela torne-se  falaciosa, é aceita passivamente por esta sociedade brasileira.Este comercial foi televisionado pela maioria de canais abertos da televisão no Brasil e a forma como é demonstrado torna-se atrativo para as pessoas em geral, que bebem bebidas alcoólicas e também induz seu consumo perante uma sociedade facilmente manipulada.
 Como podemos perceber o comercial não se destina somente a pessoas que bebem bebidas alcoólicas mas também aquelas em que começaram a descobrir a ''vida'' agora ,ou seja, sendo independente ou até mesmo pelo fato de completar a maior idade.
correlação de completar a maior idade e descobrir uma vida nova, onde anda-se com suas próprias "pernas" se assemelha com o mito da caverna onde os habitantes da caverna viviam somente em observar as sombras projetadas no fundo da caverna, ao descobrirem um "MUNDO" fora da caverna ficam maravilhados e passam a abandonar suas velhas vidas e assim se dedicam a manutenção da vida fora da caverna.
O ''MUNDO'' da maior idade se assemelha a vida que os habitantes teriam fora da caverna,querendo conhecer e aprender sobre esse novo mundo.
Aproveitando esse conceito de maior idade a marca Skol faz com que a sociedade subtenda que as pessoas maior de idade que não bebem bebidas alcoólicas comecem a fazer uso disso e que aderem a esta marca de cerveja.
Fazendo uma análise mais crítica ainda podemos perceber que a marca aprova o conceito de que "Qualquer lugar que eu esteja desde que seja com Skol está tudo bem".
Priscila Conti nº29 2ºB




No vídeo eles falam que tudo é possivel nos sonhos, eles dizem que sua imaginação vai tão longe que é possível até mesmo voar, porém isso é claro, depois que você conhece os personagens do filme RIO.
Com isso eles querem influenciar as pessoas a comprar o produto, pelo fato de que o brinquedo que acompanha o lanche, te oferece algo incrível, que te faz sonhar e imaginar o impossível, mais para tudo isso ficar muito bom e entrar na mente do consumidor, eles usam a mídia, que para o consumo é o melhor meio de comunicação, pois as imagens, o som,  tudo te faz paralisar e querer sempre mais, do qúe se é oferecido. 
É claro que isso eles falam só para que as pessoas comprem o produto, e possam usufluir tão bem dele que possam comprar mais vezes, porém eles nunca mostram as desvantagens dos produtos, estão sempre tentando entrar na mente do consumidor, que se adapta conforme o oferecido, ou seja, nós podemos relacionar esta propaganda entre outras, com o texto mito da caverna, pois é como se, as pessoas vivessem em um mundo pequeno e fechado, com apenas um foco, sem ideias, sem questionamentos, porém não é nada disso, as pessoas possuem ideias diferentes, os aspectos mudam de situações para situações, e talvez o que a propaganda diz ser bom para o consumidor, no caso não seria bom, ainda mais quando a pessoa, adiquire um produto sem saber seus defeitos e suas desvantagens.




http://www.youtube.com/watch?v=O6R_5HeytJI&feature=related
Prof. Simone, boa noite.
Eu sou o Simeão de Souza Mattos, n°:19 do 2°ano noturno
Eu escolhi um comercial da Brahma criado em 2001.
nele eu percebi que os criadores foram muito inteligentes,
fazendo com que os telespectadores focassem no comercial,
e relaciona com a sua aula que falou sobre a mídia e como ela consegue fazer datelevisão e de outros veículos de comunicação uma "caverna" para nós.
Gostei muito do video.

Mirella T. Tavares nº 25 e Beatriz O. Sartori nº 04 2º B
http://www.youtube.com/watch?v=UN2HgzToo0g&feature=related
 Esse comercial é sobre a edição especial do novo Fox, em homenagem aos grandes sucessos do Rock'n'Rio. A música tocada no comercial é de uma das grandes bandas de Rock, Queen, que por sinal, veio à última edição do festival aqui no Brasil.
A grande sacada do comercial é que, se você estiver no novo Fox, você se sentirá o próprio artista (tanto que todos as pessoas no carro ganham bigode, e ele cresce conforme o volume da música aumenta).

Maria Gabriella Cogo N 23 Série 2 A
O mito da caverna é como se a pessoa só olhasse para seu proprio mundo, e tivesse somente uma opinião. A pessoa não olha o mundo de uma forma aberta , e não esculta a opinião dos outros .
Na propaganda que eu escolhi foi da marca Mc Donald's um dos lanches mais famosos pelas crianças "Mc lanche feliz" , esse produto influencia as crianças a comprarem o lanche pelo briquedo ,que vem junto com a compra .
As propagandas que passam na televisão aparecem de uma forma diferente e induzem as pessoas a comprar, eles fazem muitas novidades ,de lanches ,promoções , e isso faz com que estas pessoas não experimentam outros sabores de outras redes de alimentos. Isso que acontece geralmente é muito ruim, pois as pessoas não sabem o mal que faz para o nosso organismo, como: aumento do colesterol, gastrite, obesidade infantil, isso pra quem consumi em grande quantidade e diariamente.
video da propaganda mc lanche feliz : http://www.youtube.com/watch?v=MTZrNIcwP4E

Allana Lacomb nº 01 série: 2º A
O mito da caverna passa a ideia de conforto da qual todas as pessoas vivem com os olhos fechados por causa das sombras todos tem medo de ver o que há além delas por isso se mantém aonde estão pois já estão bem e assim querem continuar.
  Na propaganda da marca de "Fast Food" Mc donald's o lanche mais famoso é o "Big Mac" por uma propaganda sedutora e um jingle que realmente pega e fica na cabeça por horas e horas dando um enorme desejo de consumir o lanche e assim continuam, e isso faz com que hajá criação de uma zona de conforto fazendo com que estas pessoas não experimentem outros sabores da mesma ou de outra rede de alimentos.
 O que isso tem haver com o corpo? Consumir dois hanburguers, com queijo, alface molho especial não é uma dieta balanceada e isso faz com que se tenha um ganho de pelo aumento do colesterol, e retardamento do metabolismo fora o mal funcionamento do intestino e do demais orgãos podendo até mesmo ter problemas mais serios como gastrite.
 Por isso é preciso que as pessoas abram os olhos e saiam de sua zona de conforto para ver o que há de melhor ao seu redor tendo melhor qualidade de vida por isso é preciso olhar bem, para todos e tudo aquilo que está em sua volta para não cair no conforto e fichar os olhos para os males que podem vir.
Valor Nutricional do Big Mac
Proteína 23 g
Carboidrato 45 g
Gorduras 25 g
Gorduras Saturada 9 g
Fibra 2 g
Ferro 3 mg
Cálcio 152,6 mg
Colesterol 70 mg
Sódio 1020 mg
Calorial 490 Kcal
 O comercial pode ser acessado através do link:
http://www.youtube.com/watch?v=8fsTJUJfvOU

Esse video mostra um lutador famoso, pedindo um lanche no Burger King, mas ele nem deveria comer aquilo para se manter em forma, mesmo sabendo que aquele lanche tem muita gordura e faz mal pra sua saude.
Video: http://www.youtube.com/watch?v=Rm9jivq11Jw
 Augusto Lima Vaz Neto nº 03-2ºD -


Letícia Ap. Souza    nº 18 e Gustavo Henrique nº 12    do 2º  A                           
http://www.youtube.com/watch?v=2gWsVfU-EdY
http://www.youtube.com/watch?v=6lE8Sj5Doh0&feature=related
 A historia do Mito da Caverna são das pessoas mantidas presas na caverna e que um dia têm a oportunidade de sairem para conhecer o mundo verdadeiro e não acreditam nele, que acham que as sombras a que estavam acostumadas são a verdadeira vida, são as mesmas pessoas que hoje não aceitam o diferente, que não aceitam a mudança de comportamento, que só acham certo o que está perfeitamente encaixado no "Senso Comum". Esta história tem tudo a ver com o nosso dia a dia e com com as propagandas que influencia o nosso comportamento.
Com estes dados:
Escolhi mais de uma propaganda para fazer criticas e comparações com elas.

A propaganda da "Baby Brink" fala sobre uma boneca que conta historinhas mágicas,
na propaganda  é usada cores fortes, usado um baú que brilha e dentro deste baú mágico sai uma boneca, isso chama a atenção das crianças induzindo-as a pedirem a seus pais.
Na propaganda mostra muita coisa que engana o publico alvo que no caso são as crianças elas acabam acreditando que a boneca é magica que ela saiu do baú magico, e acredita que a boneca vai contar historias para sempre, mais elas não sabe a verdade que aquilo é ilusão e que para a boneca falar precisa de pilhas ou baterias se não elas não contam nenhuma história.
Minha comparação é que a mídia influencia as crianças que meninas tem que brincar com bonecas, lava louça, geladerinha, foguãozinho tudo que tem a ver com limpar a casa e cuidar de filhos , e para os meninos são carrinhos, motos, bonecos do exercito, entre outros brinquedos de meninos, mostrando e influenciando que os meninos servem pra dirigir, para servir o exercito, e não pra cuidar de filhos e limpar a casa como as meninas, isso chega a ser um preconceito com as mulheres, e para mim o mito da caverna está totalmente relacionado com essa propaganda.

Nós : Tainara Luna do 2°B e Gladys Simionato do 2° B
Chegamos a conclusão que o comercial '' Nissan - Pôneis Malditos '' :
http://www.youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU
Nos mostra que o melhor carro que tem mais cavalos é o Nissan,e que os outros é que no lugar dos cavalos são Pôneis,pelo fato dos Pôneis serem mais fraquinhos..
A aluna Tainara Luna chegou a uma conclusão :
* O comercial dos Pôneis malditos nos mostra que se nao for o carro nissan nenhum outro vai ser bom o suficiente para nós.Ele influencia as pessoas a comprarem pois tem não sei quantos Cavalos ao inves de Pôneis,que é bem mais rapido,e que você anda com ele com mais facilidade do que com os outros carros,isso deixa o ''publico'' com mais curiosidade e acabam comprando o produto para andar com mais facilidade,e ter um carro que não quebra tão facil que nem os outros.
A aluna Gladys Simionato chegou a uma conclusão :
* O comercial nos mostra que se nós não tivermos um carro Nissan não saberiamos nunca o que é ter um carro confortavel com muitos cavalos ao contrario desse de hoje em dia

Breno, nº 35 - 2º D
http://www.youtube.com/watch?v=NB1BvDhidxk
Esse video tenta mostrar que  apenas com uma garrafa de coca-cola, você consegue fazer tudo o que quiser.
E muitos caem nessas propagandas, pois acham que certas coisas iram mudar ou melhorar suas vidas, só que é muito pelo contrario, só tende a piorar, pois certos produtos são vendidos apenas com rotulos de 'beneficios', e nunca passam o que é em si. Essa propaganda usa um apelo muito atrativo, mais nada verdadeiro, pois não conseguiriamos tornar o impossivel, possivel apenas com uma garrafa de coca-cola. A coca-cola tem uma quantidade muito grande de açucar em sua formula e usa também ácido fosfórico que faz com que o calcio seje eliminado pela urina. A coca-cola tem alguns beneficios ao nosso corpo, só que também existe os maleficios.

Dayse Caroline - 05 - 2ºA
http://www.youtube.com/watch?v=xu06K1OxkU8&feature=related
As vezes quando estamos sozinhos ou com alguma dificuldade ninguém nota você ali naquele lugar (caverna) somos tratados como se não exiticismos, mais quando acontece algo ou fizemos uma virgula se quer de algo errado, nessa hora, somos os mais humilhados ou destratados.

Diego Passos do 2º D
http://www.youtube.com/watch?v=yvdbqcbRH50&feature=fvst
A propaganda mostra que nessa festa ia ter um alto consumo de álcool e os amigos ia adorar fazendo as pessoas comprarem e ficando alcoolizadas e causando um  possível acidente nas estradas.
essa propaganda que se encontra na internet não mostra os riscos que se pode acontecer se beber e sim como agradar os amigos.

Nome: Andressa Saraiva dos Santos, 2° D-noturno.
http://www.youtube.com/watch?v=aOsuZptwsvY
 Essa propagando de caramelo biscoito e chocolate me fez comprar não apenas por ser bem engraçada mais por aguçar-me desejo.
Não faz bem por conter valor calórico e suplementos que fazem mal a saúde mais mesmo assim comprei por ter visto e achado interessando e super saboroso.

O link a seguir é de uma propaganda do cigarro Marlboro: http://youtu.be/QfnxKmfSysk  e ela tem a ver com o famoso "Mito da Caverna" pelo fato de formarem imagens utilizando os cigarros representando tipos de pessoas variadas, como engenheiros, pessoas animadas, pessoas tristes e entre outros, a música marcante, mas mesmo sendo atrativo e engraçado é prejudicial a saúde e em alguns casos causando danos irreparáveis, mas as pessoas esquecem desses fatores malignos devido a propaganda atraente e bem bolada, então é por isso que eu escolhi esta propaganda. Leonardo Bonachela Martino, N°12, 2°D

Link YouTube.com : http://www.youtube.com/watch?v=GswIZQHbkKI
Hoje em dia as pessoas estão se prendendo cada vez mais nas TV's,em programações como novelas e etc...,isso seria como se estivessem na caverna e não querer saber do mundo lá fora.
Dessa forma puderam inventar essas TV's em que pudesse divertir ou mudar a forma de assistir-a,isso seria como se estivesse saindo da caverna ,conhecimentos novos. Eric Sato


Meu nome é Fernanda de Paula Quinelatto e estou no 2º ano D, período noturno.
A maioria dos adolescentes entram em contato com bebidas alcoólicas pelo menos uma vez, alguns começam a beber por volta dos 10 anos, podendo aos 20 anos terem se tornado alcoólatras. E uma das causas deste consumo precoce é a influência da mídia, por difundir uma imagem modificada destes produtos nas propagandas comerciais, desconsiderando os malefícios do álcool. Sugere-se que sejam realizados trabalhos que visem compreender outras causas do consumo precoce do álcool para agir na prevenção deste.Em quanto aos temas presentes nas propagandas de cerveja, forem relacionados a humor irão liderar nos índices de apreciação.
http://www.youtube.com/watch?v=Sc1HascuvyE
Essa propaganda tem relação com o mito da caverna, pois os adolescentes principalmente, vive no mundo da mídia, no mundo do alcoolismo e muitas vezes causando acidentes

Nissan March.
http://www.youtube.com/watch?v=Dyr7YrMEyW8&feature=related
Nessa propaganda, a Marca retrata o que a maioria das montadoras automobilísticas brasileiras fazem com seus supostos carros " modelo dois mil e lá vai facelift ". As montadoras mudam apenas detalhes nos carros, como uma lanterna, máscara negra no farol, para-choque pintado na cor do veículo, e raramente interior, ás vezes colocando isso como opcional, ou cobram mais por um carro defazado, mas com "um jogo de lanternas novos"... Já a outra marca Muda totalmente o carro, tanto como interior, como esterior, e a tecnologia sempre semelhante à vendida no exterior.
As montadoras brasileiras deveriam colocar em produção produtos com a mesma tecnologia, mesmo modelo, e com mesmos itens no qual o mesmo veículo é vendido aqui - em alguns casos -  ( E liberarem os impostos abusivos  / governo  )
Lucas Vicentin, N °14, 2° D -

Estamos mandando o trabalho do mito da Caverna



A propaganda são um belo exemplo prático sobre o mito da caverna. Elas nos prendem diante delas com cores e histórias chamativas para criar uma ilusão em nossas mentes e nos tirar da realidade.
a coca-cola por exemplo , tenta nos convencer de que a felicidade está em uma latinha ou numa garrafa.Como se fosse simples comprar a felicidade e viver com isso dia-a-dia em um mundo de iluão.
Nomes:Mateus da Costa de Carvalho e Pedro Augusto- N°s:24 e 32- 2º A

Eu escolhi esse video como minha propaganda do trabalho, pois é o video que fala de um carro da Toyota, do consumismo que a marca passa, que um casal disputam que ficaria com o carro, e isso pode ser associado ao mito da caverna, pois quando as pessoas tão dentro da caverna só acreditam que só tem aquele mundo, ou no caso da propaganda, só aquele carro, o que mais top, que só tem esse. O casal não sai do mundo que a propagando quis passar, é a mesma coisa que acontecia quem vivia no mundo da caverna, não saia disso, não acreditava que existia um mundo fora da caverna.
video: http://www.youtube.com/watch?v=f9ds_o9p4SQ 
Lucas Felipe Martins   nº15   2ºD


 Cada vez mais as impresas investem em tecnologia procurando inovar seus equipamentos. A televisão Full HD 3D apesar de não ter um preço ascessivel a todos é um novo meio de comunicação avançado e com ino, os programas de televisão se tornam ainda mais "interessantes" devido a transmissão.
 A midia acaba lucrando cada vez mais,porém, a parte negativa é que a cada dia pessoas vão se prendendo mais a esses meios de comunicação, em especial as crianças que dedicam um tempo cada vez maior, presos no "mundo da tecnologia" e se esquecendo de outras maneiras de Divertimento que antigamente eram mais comuns.  Evandro Agos, N°8- 2ªA e  Caroline Amorim  N° 4 -2ªA





Este comercial do hambúrguer  Big Mac nos faz sentir necessidade e extrema vontade de come-lo.
Pelo fato de ser apresentado de  uma forma "irreal" , irresistível, mostrandocada processo , cada item do lanche, de forma lenta, convidativa e atrativa.
Quando vejo este comercial sinto que se eu come-lo não precisarei de mais nada, pois meu anseio estará satisfeito, porque não há algo melhor do que este saboroso hamburguer Big Mac.
As cores que se apresentam neste comercial, os efeitos, tudo.. faz com que prenda mais e mais a atenção do  telespectador, pois  consegue literalmente despertar o desejo pelo lanche que as vezes você não estivesse sentindo momentaneamente, fazendo com que as pessoas que assistam fiquem com aquelas cenas em suas cabeças, com que até muitas vezes inconscientemente, a pessoa corra para o Mac Donald’s e compre o "lanche dos sonhos".
Mostram de um modo, como se quem for comer nunca mais irá se arrepender, pois é disso que você precisa , de um big Mac. (Natália Melo Medeiros Conti   nº 27     2º A)



A temática que trazemos é a questão da Água em nosso planeta, fomos instigados pela visita realizada em abril deste ano na Oca no Parque Ibirapuera com a Exposição "Água".
Para cada segundo ano abordamos dimensões diferentes da Água: Contaminação , Fonte de Vida, como vocês poderão conferir, esperamos que apreciem através da abordagem desenvolvida pelas/os nossas/os jovens:























































Também refletimos sobre a imponência da mídia sobre nossoas decisões, principalmente no que se refere à alimentação, usamos como ponto teórico  em relação ao "Mito da Cavernaa " de Platão, quem nos acompnhou neste sentido foi o Professor Régis de Filosofia.
Agora vejam a pesquisa realizada pelas/os alunas/os como resultado deste estudo:




"O comercial escolhido é da rede de fast food Macdonald's. Nele, é mostrado o Big Tasty, o maior e mais caro lanche disponível .
Nós escolhemos porque, ao ver esse comercial sem dúvida, ficamos tentados a experimentar , porque promete ser o " grande matador".
Mas, a longo prazo, esse produto pode trazer problemas á saúde, por causa da enorme quantidade de gordura e nós estamos ciente disso; Porém, não podemos negar que ao ver um anúncio desses na televisão, é impossível resistir." (Flavia, Laura e Thainá)


"Mas foi comprovado que Ruffles faz mal pra a saúde por aumentar o colesterol, pois comer 1 salgadinho de 5 em 5 dias, já aumenta os riscos pra sua saúde, além de conter muita gordura, alta taxa de caloria e sal. A propaganda é exibida durante 1 hora: 3 vezes e em 2 horas: por volta de 5 á 7 vezes." (Nadya, Caroline, Leonardo e Bruno)



"Bom nesta propaganda vamos ver o universo do video game mostrada de um modo '' Coca-Cola'' de ser, no inicio da propaganda mosta como é a realidade normal do jogo GTA, mas ai o personagem principal que trabalha para guangues e não é um personagem de bom exemplo vai a uma loja e compra uma Coca-Cola e tudo se transforma.. E esse mesmo cara sai da loja praticando boas ações e no lugar de grandes barulhos ao fundo do comercial aparece uma musica alegre que vai surgindo ao fundo, o céu fica azul e tudo começa a ficar maravilhoso!!! the coke side of my life... o lado Coca-cola da minha vida, é esse o apelo.

Essa a ideia da Coca-Cola está com o apelo não só voltado para o ambiente extremamente familiar e para os internautas e está de olho no grande mercado de comunicação virtual." (Mayara)


A proposta para os segundos anos do Ensino Médio está relacionada aos conteúdos desenvolvidos durante o 3º bimestre de 2010 na disciplina de Biologia da "E. E. Felipe Cantúsio" da cidade de Campinas, no Estado de São Paulo:
Genética;
Leis de Mendel;

Melhoramento Genético e

A Genética e o Envelhecimento.

Os Cromossomos e a vida


A seleção de pessoas portadoras de síndromes nas empresas


Genótipo entrevista Prof. Dilermando sobre Conceitos da Genética


Entervista com Dra Adriana do Inst. do Coração De Campinas sobre a Genética e as doenças Cardiovasculares, Tratamento e Melhoramento Genético


Life Genes entervista a médica e Denise (estudante de medicina da PUCC) no Posto de Saúde esclarecendo sobre síndromes e células tronco entre outros assuntos interessantes
 

Entervista com Pe Edmundo sobre a posição da Igreja Católica em relação às Pesquisas Genéticas


Entervista com Dra. Alexandra do Posto de Saúde do bairro Santa Lúcia sobre câncer de mama, exames, tratamentos e muito mais!


Entrevista com Biólogo Manoel do Laboratório de Pesquisa dos segmentos do vírus HIV do HC da UNICAMP sobre Genética


Entrevista com Dr Marcelo Diretor de Hemoterapia do Hemocentro da UNICAMP sobre Tipagem e Compatibilidade Sanguínea


Como se faz o teste para conhecer o Tipo Sanguíneo e o fator Rh- Hemocentro da UNICAMP


Entrevista com pesquisadora da Pós em Mestrado sobre  alimentos transgênicos e geneticamente modificados


Entrevista com Tenente Arthur sobre Psicopatia e Provas Genéticas Criminais


Entrevista com a Assistente Social Ana Lívia da Fundação Síndrome Down e com a doce Thairê 

Entrevista com a Profa. Dra. Marlene Pesquisadora na área da Microbiologia e Genética sobre Células Tronco, Aplicação das Pesquisas Genéticas e Questões Éticas



Entrevista com a Dra. Márcia do PS Campos Elíseos sobre Formação Genética, Eclâmpsia, Pré Natal e Comportamento


Entrevista no Posto de Saúde Santa Lúcia com Larissa sobre a Genética


Entrevista sobre Genética no Instituto de Biologia da UNICAMP com o biólogo Patrick
 
Entrevista com Dr Licio Velloso- Coordenador do CAISM da UNICAMP- sobre Genética e Crescimento, desgaste das articulações, estudo das células tronco e limite ético das pesquisas