Terceiros anos: A e B




2013
Teoria Sintética da Evolução

Carolina, Genifer, Matheus, Thaís colaboraram com as idéias quando fizeram relação com as seguintes perspectivas:





 
Gabriela contribuiu com:

 
Característica
Monera
Protista
Fungi
Plantae
Animalia
Tipo celular
procarioto
eucarioto
eucarioto
eucarioto
Eucarioto
Núcleo
sem envoltório nuclear
com envoltório nuclear
com envoltório nuclear
com envoltório nuclear
com envoltório nuclear
Mitocôndrias
ausentes
presentes
presentes
presentes
presentes
cloroplastos
ausentes, há apenas lamelas fotossintéticas
presentes em algumas formas
ausentes
presentes
ausentes
parede celular
não celulósica (polissacarídeo + aminoácido)
presente em algumas formas
composta por quitina e outros polis-sacarídeos
Celulósica
ausente
meios de recombinação genética
conjugação; transdução; transformação ou nenhum
fertilização e meiose, conjugação ou nenhum
fertilização e meiose ou nenhum
fertilização e meiose
fertilização e meiose
Modo de nutrição
autotrófica (quimio e fotos-sintetizante) e heterotrófica
fotossinte-tizante e heterotrófica ou uma combinação
heterotrófica por absorção
fotossinteti-zante, na maioria
heterotrófica, por ingestão
Motilidade
por flagelos, deslizamento ou imóveis
cílios; flagelos; amebóide; fibrilas contráteis
cílios e flagelos em algumas formas, nenhuma na maioria
cílios e flagelos em formas inferiores e alguns gametas, nenhuma na maioria
cílios e flagelos, fibrilas contráteis
Pluricelulari-dade
ausente
ausente
presente, na maioria
presente nas formas superiores
presente em todas as formas
Sistema Nervoso
ausente
mecanismos primitivos para condução de estímulos em algumas formas
ausente
ausente
presente
 
A classificação dos seres vivos
 Inicialmente, com base no modo de vida, direção da evolução e tipo da organização de seu corpo, os seres vivos foram divididos em dois grandes reinos: Animal e Vegetal.
Mais tarde, como o desenvolvimento do microscópio, entre outras técnicas, tornou-se óbvio que muitos organismos não se encaixavam em nenhum desses reinos, por exemplo uma bactéria, que é um organismo unicelular, desprovido de envoltório nuclear e de estruturas membranosas intracelulares como retículo endoplasmático, mitocôndrias, cloroplastos e complexo de Golgi.
 Essas diferenças que a distingue dos demais organismos é bem mais fundamental que as diferenças entre animais e vegetais.
 Outro sistema proposto, e também não mais utilizado, foi o de três reinos: Protista, Plantae e Animalia. Nesse sistema, reuniam-se no reino Protista organismos com características vegetais e animais.
 Posteriormente, surgiu um novo sistema de classificação agrupando os organismos em quatro reinos: Monera (bactérias e cianofíceas), Protista (demais algas, protozoários e fungos), Plantae ou Metaphyta (desde briófitas até as angiospermas) e Animalia ou Metazoa (desde espongiários até mamíferos). Um sistema de classificação mais recente, compreende cinco reinos e foi proposto por Whittaker (1969).
 É composto por um reino procariótico, Monera, e outros quatro reinos eucarióticos .Dos grupos eucarióticos, acredita-se que o Protista deu origem aos outros três grupos restantes (Plantae, Animalia e Fungi). Tais grupos, na maioria multicelulares, diferem fundamentalmente no seu modo nutricional.
O reino Monera é constituído por organismos unicelulares procariotos, coloniais ou não, autótrofos ou heterótrofos. Engloba as bactérias e cianofíceas (cianobactérias).
Organismos unicelulares eucariotos, coloniais ou não, constituem o reino Protista. Neste, existem diversos métodos nutricionais, incluindo a fotossíntese, a absorção e a ingestão. Compreende as algas unicelulares e os protozoários.
O reino Fungi é composto por organismos eucariotos heterotróficos, geralmente multinucleados (cenocíticos), sendo sua nutrição realizada por absorção.
Os organismos eucariotos fotossintetizantes (autótrofos) multicelulares compõem o reino Plantae, que compreende desde algas multicelulares até vegetais superiores.
O reino Animalia é composto por organismos eucaritos multicelulares heterotróficos, que têm a ingestão, ou absorção em alguns casos, como forma primária de nutrição.
Engloba desde as esponjas até o homem. É claro que qualquer sistema de classificação apresenta muitas dificuldades, pois os seres vivos se modificam e evoluem ao longo do tempo e ainda, com o avanço da ciência, surgem novas descobertas a respeito das relações existentes entre os organismos.
Todavia, o sistema de classificação proposto por Whittaker é, ainda hoje, o mais aceito e utilizado.

Juliana e Letícia mostraram as características e os traços evolutivos entre os animais:

Característica
Monera
Protista
Fungi
Plantae
Animalia
Tipo celular
procarioto
eucarioto
eucarioto
eucarioto
Eucarioto
Núcleo
sem envoltório nuclear
com envoltório nuclear
com envoltório nuclear
com envoltório nuclear
com envoltório nuclear
Mitocôndrias
ausentes
presentes
presentes
presentes
presentes
cloroplastos
ausentes, há apenas lamelas fotossintéticas
presentes em algumas formas
ausentes
presentes
ausentes
parede celular
não celulósica (polissacarídeo + aminoácido)
presente em algumas formas
composta por quitina e outros polis-sacarídeos
Celulósica
ausente
meios de recombinação genética
conjugação; transdução; transformação ou nenhum
fertilização e meiose, conjugação ou nenhum
fertilização e meiose ou nenhum
fertilização e meiose
fertilização e meiose
Modo de nutrição
autotrófica (quimio e fotos-sintetizante) e heterotrófica
fotossinte-tizante e heterotrófica ou uma combinação
heterotrófica por absorção
fotossinteti-zante, na maioria
heterotrófica, por ingestão
Motilidade
por flagelos, deslizamento ou imóveis
cílios; flagelos; amebóide; fibrilas contráteis
cílios e flagelos em algumas formas, nenhuma na maioria
cílios e flagelos em formas inferiores e alguns gametas, nenhuma na maioria
cílios e flagelos, fibrilas contráteis
Pluricelulari-dade
ausente
ausente
presente, na maioria
presente nas formas superiores
presente em todas as formas
Sistema Nervoso
ausente
mecanismos primitivos para condução de estímulos em algumas formas
ausente
ausente
presente

 

A classificação dos seres vivos

 Inicialmente, com base no modo de vida, direção da evolução e tipo da organização de seu corpo, os seres vivos foram divididos em dois grandes reinos: Animal e Vegetal.

Mais tarde, como o desenvolvimento do microscópio, entre outras técnicas, tornou-se óbvio que muitos organismos não se encaixavam em nenhum desses reinos, por exemplo uma bactéria, que é um organismo unicelular, desprovido de envoltório nuclear e de estruturas membranosas intracelulares como retículo endoplasmático, mitocôndrias, cloroplastos e complexo de Golgi.

 Essas diferenças que a distingue dos demais organismos é bem mais fundamental que as diferenças entre animais e vegetais.

 Outro sistema proposto, e também não mais utilizado, foi o de três reinos: Protista, Plantae e Animalia. Nesse sistema, reuniam-se no reino Protista organismos com características vegetais e animais.

 Posteriormente, surgiu um novo sistema de classificação agrupando os organismos em quatro reinos: Monera (bactérias e cianofíceas), Protista (demais algas, protozoários e fungos), Plantae ou Metaphyta (desde briófitas até as angiospermas) e Animalia ou Metazoa (desde espongiários até mamíferos). Um sistema de classificação mais recente, compreende cinco reinos e foi proposto por Whittaker (1969).

 É composto por um reino procariótico, Monera, e outros quatro reinos eucarióticos .Dos grupos eucarióticos, acredita-se que o Protista deu origem aos outros três grupos restantes (Plantae, Animalia e Fungi). Tais grupos, na maioria multicelulares, diferem fundamentalmente no seu modo nutricional.

O reino Monera é constituído por organismos unicelulares procariotos, coloniais ou não, autótrofos ou heterótrofos. Engloba as bactérias e cianofíceas (cianobactérias).

Organismos unicelulares eucariotos, coloniais ou não, constituem o reino Protista. Neste, existem diversos métodos nutricionais, incluindo a fotossíntese, a absorção e a ingestão. Compreende as algas unicelulares e os protozoários.
O reino Fungi é composto por organismos eucariotos heterotróficos, geralmente multinucleados (cenocíticos), sendo sua nutrição realizada por absorção.

Os organismos eucariotos fotossintetizantes (autótrofos) multicelulares compõem o reino Plantae, que compreende desde algas multicelulares até vegetais superiores.

O reino Animalia é composto por organismos eucaritos multicelulares heterotróficos, que têm a ingestão, ou absorção em alguns casos, como forma primária de nutrição.

Engloba desde as esponjas até o homem. É claro que qualquer sistema de classificação apresenta muitas dificuldades, pois os seres vivos se modificam e evoluem ao longo do tempo e ainda, com o avanço da ciência, surgem novas descobertas a respeito das relações existentes entre os organismos.

Todavia, o sistema de classificação proposto por Whittaker é, ainda hoje, o mais aceito e utilizado.




2011
Neste ano vamos refletir sobre a influência da mídia, em nossos hábitos alimentares e outros aspectos de nossa saúde, a analisando com "O Mito da Caverna" de Platão.
Este trabalho contou com a parceria do Professor Reginaldo de Filosofia que colaborou em expor o mito para nossas turmas.
A ideia é que as/os estudantes possam pesquisar entre as propagandas da TV e da INTERNET produtos alimentícios seu valor nutricional, econômico e o apelo de consumo, a partir das informações estabeleçam uma relação com o mito.
Agora vocês poderão apreciar esta análise através da percepção de nossas/os queridas/os alunas/os, aproveitem a visita:

A colaboração da Lívia foi bem interessante:



"O clássico de Platão, A Alegoria da Caverna, também chamada de Mito da Caverna, pode vir a ser a melhor explicação das muitas “sombras” na parede da caverna que nós fomos ensinados desde o começo a perceber como formas reais. Essas sombras são tudo desde falsas ou terríveis ideologias políticas/religiosas a racismo baseada na ciência; tudo que é dado como uma verdade e um fato.
As companhias da mídia usam seus vários recursos de política e riqueza para ir além e controlar também a internet. Eles irão, por conseguinte lutar aquela ascensão intelectual das pessoas consideradas nocivas ao comércio por eles realizado.
O melhor exemplo disso, é que normalmente nunca estamos com vontade de um fast-food, sorvete ou chocolate, até vermos o mesmo na mídia. Nunca não interessamos por algo que não vimos. E se nos interessamos, normalmente ja temos esse material, e a mídia nos mostra um produto melhor, e mais bonito, e mesmo que o que ja obtemos é de bom funcionamento, a mídia nos induz a comprar algo novo (e desnecessário) por ele ter qualidades (pouco) superiores do que já temos em nossa casa.
Esses entre outros exemplos são as induções da mídia em nosso cotidiano."(Keuren)


"Eu escolhi este comercial por sua grande influencia que ele pode nos causar, fazendo assim que nos consumamos este produto de uma maneira exagerada e compulsiva não somente pela necessidade mais sim pelo desejo de consumo e de ter aquele prazer de consumo.Cada barra de chocolate têm em media 170 gramas e a cada 25 gramas é 128 kcal, então a barra inteira deve ser 871 kcal." (Lucas Palma)


Matheus R.      nº22         3ºA    
A propaganda escolhida se trata de uma rede de fast food muito conhecida e que vem crescendo ao passar do tempo e a mensagem que ela passa para quem ve ela é de que o lanche serido la alem de ser saudável e com poucas calorias pode ter o risco de qu se você recusar um lanche desse pode até perder a sua namorada   =D






Com o avanço da tecnologia, as empresas de comidas e fast foods passaram a usar recursos tecnológicos para chamar a atenção.
Por exemplo, as lanchonetes: elas mostram o lanche sendo preparado, fazem animações e colocam músicas para que as pessoas
acreditem que aquilo é bom. Porém, não se mostra os efeitos negativos que o fast food causa às pessoas.
Somos levados a comprar esses produtos, justamente por parecer gostoso e ser prático, mas a população ignora totalmente que
esse tipo de alimentação faz mal à saúde. O lanche todo apresenta 120g. Bianca Bueno, n° 06 e Bianca Pierim, n° 07  do 3ºA
"Segundo pesquisa, certos tipos de carboidratos consumidos pelas pessoas podem influenciar no aparecimento de problemas como degeneração da capacidade visual humana. Pois é, quem diria.
O elemento mais perigoso dessa tabela nutricional são as gorduras trans. Existem evidências científicas de que consumo excessivo de ácidos graxos trans se relaciona com maior incidência de câncer mamário. É claro que uma pessoa não fica com problemas visuais nem com câncer de mama por consumir uma bolachinha, mas porque consumimos um produto que todos sabem que não é saudável mas que virou indispensável na vida do ser humano consumista de hoje em dia?
A sociedade e a mídia nos impõe certas atitudes muitas vezes sem percebermos. Não é de hoje que se fala em mensagens subliminares em propagandas. Essa propaganda em especial mostra um cara inseguro e tímido, mas que depois de ingerir uma Tortinha Adria se transforma em um cara totalmente confiante de si. Ele anda com confiança pelo meio do colégio e consegue a menina que tanto sonhava. É claro que era um sonho. Mas somente pra não ficar completamente explicito a informação que essa propaganda passa para o seu subconsciente. O mundo capitalista veio, e para ficar. As pessoas gostam de consumir, de ter, e hoje o ser não é mais tão importante. Nós queremos ter. Queremos vestir roupas da moda, ter bolsas da moda, e porque não comer coisas da moda? Vivemos todos na caverna de sombras e o pior: não queremos sair." (Ana Carolina)





"O consumidor compra o produto somente porque é fácil de fazer.
O Ser Humano vive um momento de comprar tudo congelado, vários tipos de ‘’comidas’’, lanches etc. Não tem mais a vontade de fazer uma comida saudável por mais simples que seja, achando mais fácil ir ao supermercado e pegar algo pronto e rápido de fazer.
Tudo isso gira em torno do capitalismo.
Grandes empresas começam a publicar propagandas sobre o produto, induzindo o consumidor a acreditar que o alimento é gostoso para se comer." (Pedro)



"As propagandas manipulam o que pensamos e como nos sentimos. Elas vendem mais do que o próprio produto. Elas vendem idéias ou mensagens que incentivam as pessoas a comprar o produto. As empresas que produzem bebidas alcoólicas gastam muito tempo e dinheiro criando imagens que fazem com que consumir bebidas alcoólicas pareça atraente. A mensagem que elas transmitem é que as bebidas alcoólicas tornarão a vida melhor." (Gustavo)



O grupo da Agatha, Amanda, Paloma e Vitoria destacou a força da repetição do jingle na propaganda como um fator sedutor do consumo.



"cada ano que se passa esta crescendo o numero de doenças graves provocadas pelo excesso de bebidas alcoólicas como, acidentes de carro, crimes e ate suicídios. O mundo estima se que 90% da população ingerem álcool de alguma maneira e isso e relacionado ao mito da caverna, pois os prisioneiros de lá eram influenciados pelas pessoas a não sair da caverna para não ver as maravilhas que e o mundo fora da caverna." (Jonathan)


"A crítica que o nosso grupo faz é sobre a coca-cola, pois todos nós já ouvimos falar que ela faz mal para saúde, que enfraquece os ossos, serve como desentupidor de pia, lava caminhões e o refrigerante em si que causa obesidade, gastrites, diabetes. é difícil encontrar alguém que diz: eu parei de tomar coca-cola porque li que ela enfraquece os ossos, por exemplo. Mas isso nunca foi comprovado pela mídia. A coca- cola paga milhões para emissoras de Tv's passarem seus comerciais e deve haver algum dinheiro para que não se faça uma pesquisa em laboratório feita por uma emissora conhecida sobre os malefícios da coca. Sem ter confiança nas suas fontes, as pessoas continuam tomando a Coca, sem pensar se isso vai fazer mal para ela."(Dayane, Agnes, Paula e Rafaela)


"Nós, seres humanos, temos o péssimo defeito de não lermos os ingredientes contidos no alimento que estamos comendo e ingerimos substancias que nem sabemos o que é e o que podem causar ao nosso organismo, "achando que o único mundo existente é dentro da caverna”, ou seja, numa completa ignorância e quando "resolvemos sair da caverna”, pesquisando o significado de cada ingrediente contido no produto consumido, vemos que "existe outro mundo”, completamente diferente daquele que conhecíamos." (Ludmila e Stephanie) 



"O chocolate Twix tem como principais ingredientes: O Biscoito, o caramelo e chocolate, que não são saudáveis a nossa saúde.Os três contém gordura vegetal e açúcar, que são os que mais causam doenças; como Diabetes, Colesterol, entre outras, que são causadas pelo açúcar, e acabam prejudicando a nossa saúde." ( Ana Carolina)


Bruno do 3º C colaborou com a propaganda africana sobre o uso da camisinha :
https://www.youtube.com/watch?v=XN6_wjYtTEw&feature=player_embedded

e acrescentou o seguinte comentário:
http://olhos-sinceros.blogspot.com/2010/08/por-que-camisinha-e-tao-importante.html#




Informações Nutricionais do "Bob's Picanha"

Valores QTD %VD
Porção UD
Peso da porção (g) 238
Carboidratos (g) 45 15%
Proteínas (g) 24 32%
Gorduras (g) 39 71%
Gorduras Saturadas (g) 13 59%
Gorduras Trans(g) 1,3 **
Fibra Alimentar (g) 4,2 17%
Sódio (mg) 1454 61%
Kcal/porção 625 31%
KJoule 2626
* Percentual do valor diário com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ.
** VD não estabelecido
A comercialização de transgênicos ainda é polêmica. Empresas, produtores e cientistas que defendem a nova tecnologia dizem que ela vai aumentar a produtividade e baratear o preço do produto, além de permitir a redução dos agrotóxicos utilizados. Os que a atacam, como os ambientalistas e outra parcela de pesquisadores afirmam que o produto é perigoso: ainda não se conhece nem os seus efeitos sobre a saúde humana nem o impacto que pode causar ao meio ambiente. (Gabriela)


 

"Como sabemos, hoje em dia não só as crianças como também adultos, não dão grande atenção para o valor da alimentação. Graças ao capitalismo cada vez mais as pessoas estão sem tempo e sempre comprando porcarias, comidas rapidas que muitas vezes trazem grandes complicações com o tempo.
No próprio comercial podemos observar que quando se sugere o sabor de algo mais natural até mesmo sabendo que no caso seria aplicado em um produto que é industrializado, há uma perca de interesse pelos consumidores, então nesse momento podemos comparar o comercial ao mito da caverna, dizendo que existe um mundo alem do que alguns veem, porem quando alguém tenta encaixar algo, alguma idéia de fora desse modelo de mundo, não é aceito pelos demais e normalmente até mesmo excluído de alguma maneira." (Isaac)

  Também envio o vídeo que achei no youtube e gostei muito da relação que pude fazer com o mito da caverna!
Tanto no mito da caverna, como na maioria das propagandas, não vemos o que realmente era para vermos, ficamos apenas no superficial que nos foi permitido ver.
Devemos enxergar além do que é falado, do que é imposto como certo, buscar a verdade sempre!
Pois se não, seremos sempre enganados com uma mentira fantasiada de verdade!
http://www.youtube.com/watch?v=cwlzAOrMq2c
Bárbara Sparapan Nº 05 3º C

 
Stefani de Souza n° 32 3°C Felipe Cantusio
Escolhi falar sobre a propaganda do guaraná antártica. Eles utilizam de duas coisas brasileiríssimas para estimular o consumo do produto, confesso ser muito convincente já que o comercial é a junção de futebol com mulher, os homens quase não gostam não é mesmo?
Porém se pensar, refrigerante com essas duas combinações não combinam. Primeiro por que ele faz mal a saúde, tem alto teor de açúcar o que provoca diabetes , tem muitas calorias, enfraquece os ossos , tem muito produto químico e não agrega absolutamente nada no nosso organismo.
Esporte tem uma mensagem contrária de tudo o que o refrigerante trás , esporte proporciona qualidade de vida. E com os atletas isso é extremamente exigido, eles precisam de uma boa forma física e alimentos que os forneçam nutrientes. Isso significa que refrigerante e esporte não combinam.
Além disso, nesse mesmo comercial , como o nome já diz , aparece uma mulher (jogadora) que levanta a blusa e mostra os seus seios para todas as pessoas do estádio , o que enlouquece os homens é claro . Mas mulher que se cuida, vai a academia , fica com corpo definido como a mostrada no comercial , jamais consumo produtos como refrigerante, pois acarreta em celulites e muitas calorias .
O comercial é simples, mas precisamos refletir sobre o que nos é passado e o que realmente é acontece. Nesse caso a empresa utiliza de artifícios para atrair o consumidor relacionado a hábitos de nossa cultura, mas que se observados não demonstram a nossa realidade.
Link : http://www.youtube.com/watch?v=46UkH7p9E74

Jéssica Bueno
http://www.youtube.com/watch?v=r54QcnOAsOo   através de uma propaganda a pessoa já vai comprar o produto, que no caso é a tortuguita, sabendo que tem chocolate na cabeça e que o recheio fica no casco dela, e tudo isso a pessoa fica sabendo sem sair de casa, e a tortuguita atrai não só as crianças, como os adultos também






"Nem tudo o que aparece na TV é verdade. Muitas notícias, principalmente as propagandas, mentem ao respeito do que querem divulgar, para venderem o produto. Por exemplo, na TV vemos um lanche enorme, e na hora que vamos comprar vem um lanche pequeno, totalmente diferente com o que tinha aparecido." (Nathália)

Emylin Costa N°13 3°C (Noturno)







http://www.youtube.com/CheetosBrasil#p/a/u/0/TQ6c7yvr-cg
Escolhi o comercial da Cheetos,pois ele chama a atenção das crianças, passando a ilusão de que é um alimento nutritivo; o que na verdade não é. No comercial mostram que reduziram o teor de gordura saturada e sódio, e passaram a utilizaram óleo de girassol (O que seria ideal pra uma alimentação balanceada). Porém  mesmo com as modificações na sua formula ele não deixa de ser um alimento prejudicial a saúde, quando o seu consumo é excessivo. Um exemplo é o meu irmão João que com apenas 2 anos sabe escolher o salgadinho Cheetos na prateleira do supermercado. Provavelmente  o que chama sua atenção é o mascote da propaganda (O tigre)o que induz ele querer consumir esse alimento.


Com o avanço da tecnologia, as empresas de comidas e fast foods passaram a usar recursos tecnológicos para chamar a atenção.
Por exemplo, as lanchonetes: elas mostram o lanche sendo preparado, fazem animações e colocam músicas para que as pessoas
acreditem que aquilo é bom. Porém, não se mostra os efeitos negativos que o fast food causa às pessoas.
Somos levados a comprar esses produtos, justamente por parecer gostoso e ser prático, mas a população ignora totalmente que
esse tipo de alimentação faz mal à saúde. O lanche todo apresenta 120g. ( Bianca 3º A)












"A relação das propagandas e do Mito da caverna é que tem muita gente que vem nos avisar que o alimento faz mal e nós não damos ouvidos e continuamos consumindo aquele produto!

No mito da caverna , as pessoas que saíram da caverna , tentaram mostrar pros que ficaram ,como é o mundo aqui fora, mas taxaram eles como loucos!"(Gustavo)"


"dois hambúrgueres que, juntos, pesam cerca de 226g. No total ele possui 1,7 gr de gordura trans e mais ou menos 970 calorias, o que equivale a quase 50% das necessidades diárias de calorias de uma pessoa adulta (tendo como base uma dieta diária de 2.000 calorias).
Vale lembrar também que além do hambürger, o lanche acompanha uma porção média de batata fritas e refrigerante, o que acaba aumentando muito mais a sua ingestão de calorias nesta refeição, chegando quase aos 1500 Calorias." (Pesquisa realizada por Matheus)






"Este comercial influencia na vida das pessoas da seguinte maneira, as pessoas pensam que para impressionar alguém precisam ter o carro do comercial."(Jaqueline)




"Para nós é um grande desafio nos libertarmos da barreira que é sairmos da caverna em que vivemos.
Segundo alguns especialistas em nutrição, realizaram uma análise sobre o produto da coca-cola, e nos informa que é uma bebida que contem um elevado teor energético, totalmente proveniente de açucares simples. Quando consumida em quantidades elevadas, poderá ocupar o lugar na nossa alimentação e de outros alimentos fornecedores de nutrientes vantajosos, como de vitaminas, de minerais e de fibras. Dizem que esse “vazio-nutricional” poderá contribuir para o aparecimento de problemas de excesso de peso e de obesidade. Os peritos de saúde oral recomendam também que esta bebida não seja ingerida entre as refeições, para prevenir a cárie (açúcar) e a erosão dentária (ácidos).
Depois de termos nos informados sobre tudo isso, chegamos à conclusão que a “propaganda é a alma do negócio”, o produto no caso a coca-cola, fazem comerciais interessantes, uns que entram a música em nossa cabeça, frases sábias, que fazem de tudo para nós consumirmos seu produto, mas porque consumimos? Um exemplo: “uma criança não alfabetizada já reconhece a embalagem coca-cola, conclui-se que essa criança já está dependente desse refrigerante mesmo sem saber do mal que traz”.(Isabella, Jaqueline, Pamela e Thaís)
"Coca-cola possui uma concentração grande de açúcar e este aumenta os níveis de hormônios como a dopamina e a serotonina, o que causa uma sensação de bem estar, mas com a liberação da insulina, esse estado de excitação passa, com isso sentimos vontade de ingerir mais e mais açúcar, o que podemos concluir ser algo viciante, além de conter extrato de noz-de-cola, que possui uma grande quantidade de cafeína em sua composição, o que pode causar dependência." (Danilo, Graziele e Síntia)


Slogans

No Brasil
1942: "A pausa que refresca"
1952: "Isto faz um bem"
1957: "Signo de bom gosto"
1960: "Coca-Cola refresca melhor"
1964: "Tudo vai melhor com Coca-Cola"
1970: "Isso é que é"
1976: "Coca-Cola dá mais vida"
1979: "Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida."
1982: "Coca-Cola é isso aí"
1988: "Emoção pra valer!"
1993: "Sempre Coca-Cola"
2000: "Curta"
2001: "Gostoso é viver"
2003: "Essa é a real"
2004: "Viva o que é bom"
2006: "O lado Coca-Cola da vida"
2007: "Viva o lado Coca-Cola da música"
2008: "Cada gota vale a pena"
2009: "Abra a Felicidade"
2010: "Viva Positivamente" (Colaboração do Lucas)








"É dificil raciocinar quando esta com vontade de comer, pois a pessoa não pensa se vai engordar ou ter doenças esse tipo de propaganda."(Érica)


O que foi bem destacado pela Érica foi o fato desta propaganda ser divulgada no Natal, assim como a anterior ser no verão: sorvete.

"A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor testou dez marcas do produto e constatou: eles têm baixíssimo valor nutricional e altas concentrações de sódio, gordura e aditivos para realçar o sabor. O que muita gente não sabe é que para serem desidratados daquele jeito que estão no pacote esses macarrões são fritos! O teste encontrou várias incoerências entre o que é dito no envelope e o que realmente está contido na mistura. Agora, prepare-se para o maior choque: os macarrões instantâneos têm cinco vezes mais gordura do que o macarrão tradicional. Um deles tem taxa altíssima de glutamato monossódico, um aditivo colocado nos alimentos industrializados para dar mais sabor. Eu adoro macarrão instantâneo, mas já estou pensando no plano B: macarrão tradicional de letrinhas ou aqueles cabelinhos de anjo. Eles demoram alguns minutos a mais pra ficarem prontos, mas são mais seguros para a saúde.
Agora o que nos leva a consumir esses produtos seria a mídia. A mídia tem um principal objetivo em nós seus operários, consumir!! Na TV, todo mundo olha e fala nossa que delicia de macarrão.. eles passam uma sopa totalmente diferente do que a que iremos comer.. que tenha cara de uma coisa suculenta e gostosa, mais nem sempre o que a mídia nos passa seria tão segura assim.. não devemos acreditar no papel em que a televisão as propagandas mudam nossos padrões de pensamentos e colocam nossa saúde a risco." (Eduardo)
Relação entre mito da caverna a uma propaganda






Tanto no mito da caverna quanto a propaganda, existe uma imposição de ideias, onde o indivíuo é forcado a aceitar uma determinada ideia, imposta como a ideal.

Sofremos hoje, numa escala proporcional, a mesma impressão de realidade que os prisioneiros. Na mídia temos as sombras que associamos ao normal, real.

As pessoas convivem muito tempo com as mesmas ideias e opniões, e quando se deparam a algo contraditório e diferente,elas tendem a não aceitar, porque não querem mudar a realidade dos fatos.


A proposta para os terceiros anos do Ensino Médio está relacionada aos conteúdos desenvolvidos durante o 3º bimestre de 2010 na disciplina de Biologia da "E. E. Felipe Cantúsio" da cidade de Campinas, no Estado de São Paulo:



Sistemas do Corpo Humano;

Funcionamento Integrado dos Sistemas do Corpo Humano;

Cálculo Metabólico Basal e Energético do Corpo Humano e

Estatística sobre a expectativa de vida do ser humano.

Quiz entrevista Ariane (Enfermeira Padrão) sobre Sistema Respiratório


Cardio Felipão entrevista Dr. Carlos Eduardo Cardiologista sobre Doenças Cardiovasculares, Tratamento e Uso de medicamentos para provocar ereção masculina.


Entrevista com Karina Assistente Social sobre a atuação de sua área profissional que envolve a melhoraria da qualidade de vida das pessoas


Entrevista com Mariangela- Profa. de Biologia do ETECAP sobre Sistema Imunológico

MMS- 3ºB entrevista o enfermeiro Ronaldo Vicentini- especialsita em Endoscopia Gástrica


Mercenários entrevistam Dra. Ligiane do Hospital da PUCC sobre o Sistema Respiratório


J&N entrevistam Dra Ivete sobre Saúde Bucal- 3º B


FMRK entrevista Dra Carla do Posto de Saúde Capivari sobre o Sistema Respiratório: Idoso fumante; Diferença entre o cigarro ind.e o de maconha, alimentos podem desintoxicar da nicotina e tabagismo e o desempenho sexual.


Entrevista com Mônica Fraga- Técnica em Enfermagem na UNICAMP e Filipe Oliveira- estudante de Medicina se especializando em Clínica Geral sobre -Sistema Nervoso e a ação das drogas sobre ele


Bio Estudo entrevista Dr. Germano da UNICAMP sobre as doenças mais comuns que acompanham a 3ª Idade: Constipação, Presbiopia, Arteriosclerose, Oclusão Arterial, Diabetes, Surdez e muito mais


Entrevista com a Michele- Enfermeira da PUC sobre o sistema digestório

"Depois da chegada da tecnologia, as grandes empresas (responsáveis por comidas e outros tipos de produtos relacionados ao mesmo) colocaram nos canais de televisores, comerciais que procuram mostrar pras pessoas que estão assistindo, o produto que eles querem vender, mas eles não mostram da forma correta." (Danilo)

2 comentários:

  1. Estou seguindo o site avaaz.org porque achei interessante e fiquei muito preocupado com a
    noticia de que a amazonia está em perigo, pelo que entendi a presidente Dilma pode vetar as mudanças no codigo florestal,as vezes acho que o brasileiro não se preocupa muito com a amazonia, que e uma fonte de riquezas em todos os
    sentidos,espero que isso acabe a favor da nossa
    amazonia.
    BRUNO N°06 3°C

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  2. Propagandas e comerciais, influenciam cada dia mais os nossos hábitos. Incentivam o consumismo desnecessário e ditam moda. Uma das mais recentes é a bebida Locomelo ... uma mistura de bebida alcoólica (de 13% vol) com cogumelo. Sua chamada na rádio é Locomelo - O louco sabor das baladas.

    Bebida alcoólica, de cogumelo na balada? Vamos parar para refletir um pouco e analisar quais os dados que uma bebida como essa pode nos causar. Fica a dica pessoal (:

    http://www.locomelo.com.br/

    Caroline de Cássia N°09 3°C

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