Reprodução da Vida na Terra e as Especificidades da Sexualidade Humana

Olhar atento para os processos da natureza, perceber a simbiose perfeita para que a vida renasça em suas diferentes formas, saber que  você é um elemento biótico destes movimentos e respeitá-los pelo tamanho da simplicidade e importância!!
Ser vivo, viver, interagir e respeitar os ciclos e saber ser grato por partilhar desta experiência MARAVILHOSA que a VIDA!



Podemos contemplar e estudar a reprodução das plantas, do caramujo, dos golfinhos, das joaninhas, dos peixes e do polvo, quero indagar com vocês sobre o quanto este vídeo pode nos fazer pensar nas diferentes maneiras das relações possíveis para manter a vida em nosso planeta, já pensaram nesta dimensão?
Como podemos compreender estas dinâmicas que a reprodução apresenta?
Vimos que entre os insetos, plantas, moluscos, peixes e os mamíferos existe uma necessidade vital de se perpetuar a vida em nosso Planeta Terra, e na espécie humana como esta necessidade se manifesta?
Na espécie humana chamamos esta dimensão de Sexualidade Humana, segundo, a revista Brasil Escola, podemos atribuir o seguinte conceito:
"Considera-se sexualidade as diversas formas, jeitos, maneiras que as pessoas buscam para obter ou expressar prazer. É basicamente a busca do prazer humano em suas diversas formas. A ideia de prazer irá variar de pessoa para pessoa, levando em conta a realidade de cada indivíduo. Quando uma pessoa está sentindo prazer, ela está vivenciando a sua sexualidade. A busca do prazer se dá de várias formas, em variadas circunstâncias."
Para ajudá-las/los a conhecer a história sobre o estudo do tema em nossa espécie, indico a leitura do artigo sobre O estudo da sexualidade humana (vocês sabem que é só clicar sobre o nome do artigo).

Em 2013 com os alunos dos 1ºs Anos A, B e C do Ensino Médio nossa conversa incluiu temas como gravidez na adolescência, nos perguntamos quais dimensões da vida mudaria se isso acontecesse, como isso poderia alterar, ainda mai,s os rumos da vida, que já são incertos o suficiente!
Falamos que esse assunto, a sexualidade humana, tem uma fragilidade com a maioria dos adultos.
Dissemos que a camisinha não é novidade pra ninguém, mas mesmo assim, não custa relembrar a importância, uma vez que, não é apenas a gravidez que ela evita, têm também as D.S.Ts.
Agora vamos conhecer as produções de nossas e nossos jovens que criaram inspirados nesse diálogo.
Boa leitura,
Prof.a. Simone C. Marconatto
Um assunto muito normal hoje em dia, é a gravidez na adolescência , que nada mais e nada menos, que polêmico . Crianças e adolescentes hoje em dia, acham normal e até legal fazerem sexo , e principalmente sem proteção, ou, temos também, a porcentagem de adolescentes que fazem para tentar se encaixar nos ''padrões '' da sociedade. Padrão que hoje, faz mal para todos nós, somos sim, alienados e induzidos pela mídia, e ela , só nos trás isso, sexo, pedofilia, aborto, e entre outros males. Ligamos a televisão e nas novelas, só fala disso, jornais sempre os mesmo assuntos , não há mais cultura para nós adolescente, só temos sexo e mais sexo, e para nossa infelicidade, esse é o nosso ''padrão'' de vida. Para que isso não ocorra, a educação tem que vim dos pais , e na minoria das vezes da escola, ensinando que para tudo tem uma hora, e nós adolescentes não adianta nos apressar e, caso ocorra, teremos que ter as instruções corretas para se proteger na hora do sexo, se defender na hora da em 2013- Gravidez, e agora?- 1º anos do Ensino Médio

alexandre augusto deixou um novo comentário sobre a sua postagem "2013- Gravidez, e agora?- 1º anos do Ensino Médio": 

Havia um casal de adolescentes na cidade de Jaguariuna chamados Andressa e Oliver , eles eram muito chegados um ia na casa do outro porque os pais permitiam e eles tinham 15 anos, os dois estudavam, faziam curso técnico e os dois eram virgens.
Um dia Oliver estava na casa de Andressa, mas os pais dela tinham ido viajar e tinham deixado ela sozinha. Eles estavam conversando e chegaram numa conclusão, que todos seus amigos não eram mais virgens, então resolveram transar mas acabaram esquecendo da camisinha e mesmo assim tiveram a relação sexual.
Passou-se uma semana Andressa estava passando mal e seus pais a levaram ao médico. Na consulta o médico se precipitou e diagnosticou virose e falou que ia sarar.
O mal-estar passou mas, uma semana depois voltou. Os pais dela procuraram um outro médico que disse que ela poderia estar gravida, então ela fez um teste de gravidez e confirmou a gravidez.
Depois que Oliver recebeu a notícia abandonou a escola e começou a procurar emprego, mas não achava nenhum por ser menor de 16 e só faltava 2 meses para o bebe nascer.
Uma semana antes do bebe nascer Oliver sofreu um acidente de carro e morreu, Andressa estava nervosa com a situação ficou ainda mais nervosa e entrou em depressão.
Uma semana depois o bebe nasceu e ficou no hospital por algumas complicações.
Andressa estava tão nervosa que acabou se matando.
Por fim o bebe saiu do hospital sadio, mas teve que ser criado pelos seus avós e num pôde conhecer seu pais.

Mariana Zago deixou um novo comentário sobre a sua postagem "2013- Gravidez, e agora?- 1º anos do Ensino Médio": 

É na adolescência que se constrói histórias, descobre novas sensações (incluindo a vida sexual), é nela que se resumi a vida escolar, a descoberta de inúmeras novidades... E quando essa fase da vida é interrompida por uma gravidez inesperada? Ser pai ou mãe nessa idade pode mudar tudo, tanto o jeito de pensar quanto o de agir. Pode alterar o desenvolvimento psicológico dos adolescentes, ter a possibilidade de abandonar os estudos e, na maioria das vezes, os pais são vítimas do preconceito. Ao abandonar os estudos, no futuro, conseguir um bom emprego será muito difícil. 
Hoje em dia assumir a consequência é bem raro; os jovens preferem correr o risco do aborto ou, em outros casos, são os meninos que não assumem a responsabilidade de ser pai; como foi no caso de Nicole e Eduardo. 
Os dois tinham 16 anos, estudavam juntos e namoravam há quase um ano. Nicole engravidou por falta de proteção e descobriu quando começou a passar mal. Foi ao médico e fez um exame que confirmou a gravidez. Eduardo quando soube da notícia não quis assumir as responsabilidades e então terminou o namoro. 
Inexperiente e sozinha, Nicole teve complicações durante todo o período da gravidez fazendo com que ela parasse os estudos e também se afastasse de seus amigos, por conta do repouso que teve que fazer. A família não a apoiava; principalmente sua mãe, que dizia que ela precisava ficar em casa, pois ela tinha vergonha e não queria que vissem sua filha grávida. 
Após tudo isso, Nicole teve seu filho, um menino. Deixou de fazer muitas coisas para cuidar de seu filho e arrumar um emprego. 
Em suma, antes de ter um filho inesperadamente nessa idade é preciso pensar nas consequências e se prevenir.

Tamires Andrade deixou um novo comentário sobre a sua postagem "2013- Gravidez, e agora?- 1º anos do Ensino Médio": 

A adolescência é uma fase de muitas mudanças e transformações. É um período de descobertas sobre a vida adulta, sexualidade e amadurecimento. Apesar de ser um período gostoso, de experiências, também é um período que tem que pensar no que querem no futuro e se concentrar nos estudos. Porém, tudo isso pode tomar outros caminhos por causa de uma gravidez inesperada.
Por ser um período de novas descobertas e experiências, muitas jovens na faixa de 14, 15 e 16 anos aparecem grávidas. Existem vários motivos para isso acontecer: a menina pode engravidar porque não usou preservativo ou foi usado de maneira errada, e outro motivo é que a menina realmente queria engravidar.
Gravidez na adolescência pode causar vários problemas. Ser pai e mãe nessa idade muda o jeito de pensar, de agir e não só mexe com o físico mas com o psicológico também. Muitas meninas que engravidam nessa idade abandonam a escola isso atrapalhará no futuro, pois não podem conseguir um emprego bom. Outro problema é o medo. Muitas têm medo de contar para seus pais que engravidaram. Alguns pais chegam até a expulsá-las de casa. Outro problema é que muitos meninos não querem assumir, chegando até a pedir que a menina faça um aborto.
Mia e Miguel tinham 16 anos quando se conheceram. Começaram uma amizade que com o tempo virou um namoro. Namoraram durante 10 meses, e depois de um tempo, Mia descobriu que estava grávida. Seu namorado quando descobriu que seria pai, disse que não assumiria o bebê e terminou o namoro.
Mia pensava em se formar em odontologia, mas tudo mudou com essa gravidez. Como o namorado a abandonou, foi pedir ajuda aos pais, mas os mesmos também não aceitaram e a expulsaram de casa. Com isso, Mia resolveu parar de estudar e foi morar com sua avó. Pensou em fazer um aborto, mas essa ideia acabou saindo da sua cabeça, pois pensou que se teve coragem para fazer, teria para criar, apesar das dificuldades. Após tudo isso, Mia teve uma filha. Deixou várias coisas de lado para cuidar dela e depois arrumar um emprego. A família passou a aceitar a ideia, e ajudou a criar a criança.
Com tudo isso, antes de ter um filho, é muito importante pensar nas consequências e sempre se prevenir, pois uma gravidez inesperada na adolescência, faz uma vida mudar completamente.

 Gravidez na Adolescência 
Lucas já namorava com Mariana há seis meses e decidiu tomar uma atitude com a garota,mais não sabia como e não tinha certeza se ela aceitaria e sabendo que seus pais não aprovariam.
Um dia ele chamou sua namorada pra sair e depois eles foram para casa dele onde seus pais não estavam pois tinham ido a uma festa.
Lucas começou a ficar estranho e Mariana percebeu.
---- O que você tem amor?
---- Nada,só não sei como te falar uma coisa
---- Fala logo...
---- Ah mor,é que a gente já namora faz um tempo e nunca rolou nada
--- Como assim?? Você sabe que eu não quero
---- Eu sei,mais eu sou homem! Você não entende?
---- Sim,mas achei que você respeitaria a minha decisão,eu acho que esta muito cedo pra isso
A menina levanta e sai chateada,chega em casa mais seus pais não estão,então ela vai pro quarto e fica pensando no que aconteceu,quando recebe uma mensagem de Lucas pedindo desculpas pela pressão que fez nela.
Ela então pega o telefone e liga pra ele  ir a sua casa,por que ela estava sozinha e tinha pensado bem no ocorrido.
Quando Lucas chegou,eles conversaram mais um pouco  e depois foram pro quarto de Mariana.
---- Você tem certeza de que é isso que você quer mor? –perguntou Lucas
---- Acho que sim amor,faço tudo por você e pra não te perder.
Depois de tudo,Lucas foi embora pois já estava tarde e os pais dela já iam chegar.
Passou duas semanas,e Mariana  se sentia muito mal todos os dias,sua mãe resolveu levá-la no hospital,o médico pediu vários exames até que constatou que a menina estava grávida.Sua mãe não acreditou na noticia e Mariana também ficou muito surpresa.
---- Você sabe que seu pai não vai aceitar – disse sua mãe
---- Eu sei mãe,mas aconteceu –disse a menina chorando
---- Você conhece tantas formas de proteção,eu te falei isso Mariana,eu falei pra você tomar cuidado filha.
---- E agora mãe?
---- Vou ter que falar com seu pai.
As duas foram pra casa e a  menina não se conformava de jeito nenhum, mesmo assim ligou pro seu namorado para dar a noticia.
---- Mor?
---- Oii..
---- Acabei de sair do hospital,e eu tenho que te contar uma coisa,só não sei como
---- Então fala de uma vez
---- Tô grávida
---- O quee?
---- É isso mesmo
---- Não pode ser,eu não posso ter um filho agora com essa idade,não posso assumir tanta responsabilidade,desculpa Mari,mais você tem que se virar sozinha com essa criança,meu pais não podem nem sonhar com isso.
---- Você não pode me deixar,a gente fez isso juntos
---- Você tem que entender que eu tenho uma vida inteira pela frente,um filho só vai atrapalhar,me esquece de uma vez,esqueça que eu existo
Ele desliga o telefone,e ela corre contar pra sua mãe que seu namorado não vai assumir seu filho,mas quando ela chega na sala, sua mãe já tinha falado tudo pro seu pai,que ficou muito furioso com a menina e disse:
---- Você tem noção da responsabilidade que é ter um filho? Como você vai sustentar essa criança,e o seu futuro? Não pense que eu vou te ajudar,você quis fazer isso com um moleque e agora ta aí sozinha.
----  Eu sei pai,pode deixar que eu vou trabalhar e vou sustentar o meu filho sim
---- Eu quero só ver..
Mariana foi em busca de um emprego para conseguir comprar as coisas que seu filho precisaria,e sua mãe ajudava ela a ir ao pré-natal e seguir tudo o que a médica indicava,depois que a criança nasceu seu pai voltou a ajudá-la pois ele não resistiu ver seu netinho e tudo ficou bem. 

MARINA GURGEL DE FREITAS  - Nº 46  - 1º ANO A – E. E. FELIPE CANTÚSIO
               
                                            Gravidez na adolescência
   Um casal de namorados adolescentes, Ana Clara e Rodrigo.
             Ana alguns dias atras estava percebendo algo diferente, pois seu ciclo menstrual estava atrasado, toda preocupada foi ate uma farmácia para comprar um teste de gravidez. Quando ela fez o teste e viu que deu positivo, ela fico desesperada sua pressão baixou e ela desmaiou, sua mãe percebendo o atraso no banheiro  em que Ana fazia o teste foi ver o que tinha acontecido e Ana estava desmaiada sobre a pia, mãe de Ana ligou para o Samu e levaram ela ate p hospital.
         Depois de 10 minutos Ana acorda sobre a maca, para tomar soro e alguns remédios. Logo apos, os médicos perceberam os sintomas dela e viu logo de cara que a menina estava gravida, esperando um filho, ela já estava de 4 meses. Sua mãe fica indignada com o que acontece, liga para seu marido para ir ate o hospital.Pai de Ana sofre de algumas doenças que é  genética, e por isso o filho de Ana poderia nascer com alguma deficiência física, ou ate mesmo mental. No hospital os médicos cuidam e passam os medicamentos para Ana não ter mais essas recaídas e assim e ela vai embora.
       Chegando em casa, seus pais sem reação, inconformados chamam Ana para ter uma conversa, dizem que deveria ter mais cuidado com o que ela fez, deveria pensar pois o filho corre um certo risco de vida, mas que independente de tudo estariam do lado dela ajudando ela.Depois dessa conversa Ana resolve ligar para Rodrigo, ele fica feliz com a noticia, diz q era seu sonho ter um filho.
          No meio dessa gravidez a menina teve vários problemas pelo fato de ser uma adolescente ainda de 15 anos, pois ela para os estudos, perdeu tudo que um adolescente se faz, se diverte, curte essa fase tão curta e boa, e para Ana nem experimentou, não só isso mais com a saúde dela, poderia perder sua própria vida, mas mesmo assim não desistiu do seu filho, não matou uma vida inocente.
        Se passou 6 meses e enfim o bebe chegou e por sorte de Ana, ele não veio com nenhum doença.

       E agora Ana e Rodrigo casaram e vivem bem com seu filho!

 

          Maria Julia de 13 anos  começou a sair com Pedro de 14 anos escondida de seus pais ,e nessas saídas Pedro insistiu que transassem e começaram a ter relação sexual  sem nenhum método anticoncepcional sem nenhuma orientação por parte de seus pais.após três  meses Maria percebe que sua menstruação estava atrasada ,mas na se importou continuou sua vida normal ,no próximo  mês  a menstruação não veio novamente ,ela estava passando muito mal ,com vomito todos os dias e sua mãe preocupada levou ela no medico,pensando que era virose ,chegando ao hospital o medico examinou ,pediu alguns exames e diagnosticou  que a adolescente não estava doente,enquanto o medico examinava ela na frente de sua mãe negava ao medico que namorava o mesmo  que tinha tido a relação  sexual e por sua vez o medico suspeitou e pediu exame de sangue beta HCG que resultou em positivo.
          O medico sentou  com a mãe da adolescente e explicou o que ocorria , a mãe e a adolescente se puseram a chorar muito .
          Maria não entendia o porque  ela tinha ficado gravida as  perguntas vieram a sua cabeça :
                    "Que vergonha,com vou a escola"
                          "Meu pai vai me matar "
                      "O Pedro vai me abandonar"
          Sua mãe se acalmou e disse a ela  :        
  ---- Não vai ser fácil para ninguém você terá  que assumir uma responsabilidade  muito grande ,temos que falar com os pais de seu "namorado" e juntos decidirmos  o que fazer.
        Quando Maria Julia contou ao Pedro ele ficou desesperado e foi logo dizendo:
 ---- Eu gosto de você ,mas,não vou me casar ,meus pais vão me matar....
      A mãe e  pai de Maria Julia conversaram com os pais de Pedro e chegaram a conclusão que eram muito crianças para assumirem um compromisso de  casamento mas quanto a criança todos assumiram.
      Mas Maria Julia ficou deprimida com toda essa situação ,chorou muito pois seu corpo iniciava uma transformação,dores nas mamas,vomito nos primeiros três meses e parou de estudar,iniciou o pré-natal,sendo acompanhada por sua mãe,fez todo o pré-natal  mas Pedro nunca esteve presente nas horas difíceis e felizes de  Maria Julia.
     A gravidez ocorreu bem e ela teve sua filha aos 14 anos de parto normal,com apoio da sua família pois no decorrer dos nove meses Pedro desinteressou de Maria Julia .
   A criança nasceu pesando 3100 e 48 cm  Pedro registrou em seu nome acompanhado de seus pais  e e visita a criança a cada 15 dias  e enquanto  ele não trabalha seus pais  vão ajudar cm roupas,medicamentos e leite.
   Hoje Pedro namora outra pessoa e Maria Julia cuida de sua filha e voltou a estudar.
NOME: MILENA TRIBIOLI POSTAL               NUMERO:27                 1 A 


em 2012 trabalhamos assim:
Isso ocorre com a singeleza da natureza?
Se sim, em quais momentos da vida?
Se não, quais fatores implicam para que a dinâmica dos humanos sejam diferenciadas das demais espécies? 
Comente aqui suas reflexões sobre tema, com seus questionamentos e pesquisando em fontes seguras sua temática.
Agora colocarei alguns links para você ler, estudar, buscar significados para palavras que vocês ainda não conhecem.

Agora que vocês já estudaram as fontes indicadas para o tema, estão prontos para elaborarem seus questionamentos e a pesquisa para encontrar suas respostas em fontes de busca seguras.
Critérios:
Selecionar perguntas e pesquisar respostas que sejam de interesse geral e não pessoal sobre o tema,
Fazer uma revisão de sua escrita e
Colocar o créditos citando as fontes pesquisadas.
Aguardaremos seus comentários,
Profa. Simone

56 comentários:

  1. 1 É verdade que a maioria das mulheres não tem orgasmo vaginal?
    (A maioria tem o orgasmo clitoriano, pois é a via mais fácil de excitação. A boa notícia é que o “clitoriano” pode ser tão prazeroso quanto o “vaginal”)
    2-
    Receber sexo oral com frequência pode provocar infecção de urina? Sim. O pH da vagina é totalmente ácido, enquanto o pH da saliva é alcalino; isso pode deixar a região propícia para a proliferação de germes e bactérias. É recomendável que a mulher faça higienização da região com água e sabonete íntimo logo após relação. Esse produto tem o pH adequado e irá devolver a acidez para a vagina

    3-Com quantos anos de casamento é prudente pensar em filhos?
    Vários fatores podem determinar um bom momento para os filhos: tempo de casados, idade de cada um, se é o primeiro casamento, o momento profissional, condições financeiras, etc

    4-Vibrador pode dar choque? Não. Normalmente os vibradores utilizam pilhas que dificilmente podem dar choques, além disso, eles são revestidos por borrachas ou skin gel (que imitam a textura da pele humana). Os únicos relatos de acidentes ocorridos são de erro na hora de recarregar o vibrador: o aparelho deve ser desligado e retirado da tomada antes do uso.

    5-Existe algum tipo de gel que estimula a excitação?
    Mulheres que querem novas experiências podem usar produtos em gel que dão a sensação de quente e frio; eles costumam ser prazerosos tanto para a mulher, quanto para os homens.

    6- Em quais partes do corpo eles mais gostam de carícias? A sensação de prazer é subjetiva e pessoal e a maior ferramenta do ser humano é o corpo todo. É possível encontrar pessoas que dirão que a região do seu corpo mais erógena é o pescoço, as nádegas ou os pés. Mas também encontraremos pessoas que dirão que sentir dor é altamente prazeroso. Portanto, é quase impossível determinar uma região que seja igualmente prazerosa tanto para população masculina, quanto para feminina
    7-Homens com ejaculação retardada sentem menos desejo? Os homens que apresentam retardo ejaculatório, na maioria das vezes, têm a libido normal. É mais provável que esse distúrbio esteja relacionado ao efeito colateral de alguns medicame
    8-Quem pratica sexo anal com freqüência deve fazer exames periódicos nessa região?
    Pessoas que praticam sexo anal têm mais chances de contaminação por HPV. Nunca dispense a camisinha e faça exames preventivos periodicamente
    9-Sexo anal prejudica a mulher?
    O sexo anal não prejudica se for feito com o consentimento da mulher e de forma delicada. Só é ruim se a mulher não tiver a real vontade e fizer só para agradar ao parceiro, nesses casos pode doer. Importante dizer que a região tem muitas fissuras e isso aumenta as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis
    10-Sexo anal muda a atividade intestinal?Esse ato sexual não interfere no hábito intestinal nem nos movimentos peristálticos- que ocorrem dentro do intestino
    11-É mais fácil pegar AIDS por sexo anal?
    Sim, pois a prática gera microtraumatismos na mucosa retal (revestimento interno) que servem como porta de entrada para o vírus. Use camisinha sempre

    Thaynara Regina Possatti n}42
    1º ano b Felipe Cantusio
    manha.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Adrely G. Nº: 01 1º B

    1- Qual a diferença entre orgasmo clitoriano e vaginal? É verdade que o segundo tende a ser mais forte?
    A única diferença está em sentir prazer em regiões diferentes do corpo. O orgasmo pode ser intenso nos dois casos, e isso será determinado por um conjunto de estímulos eróticos, desejo sexual, excelente excitação, bom relacionamento e, se existir afeto, melhor ainda.

    2- É verdade que a maioria das mulheres não tem orgasmo vaginal?
    A maioria tem o orgasmo clitoriano, pois é a via mais fácil de excitação. A boa notícia é que o “clitoriano” pode ser tão prazeroso quanto o “vaginal”.

    3- Receber sexo oral com frequência pode provocar infecção de urina?
    Sim. O pH da vagina é totalmente ácido, enquanto o pH da saliva é alcalino; isso pode deixar a região propícia para a proliferação de germes e bactérias. É recomendável que a mulher faça higienização da região com água e sabonete íntimo logo após relação. Esse produto tem o pH adequado e irá devolver a acidez para a vagina.

    4- Vibrador alarga a vagina?
    A parede vaginal da mulher é elástica e os vibradores não conseguem alargá-la. Aliás, esses produtos são até usados em tratamentos contra a flacidez da parede vaginal.

    5- Os homens têm mais facilidade em sentir prazer recebendo sexo anal do que as mulheres? (no caso de relacionamento homossexual)
    Na mulher, tanto a região clitoriana quanto vaginal promovem uma maior excitação e prazer orgástico do que a estimulação anal somente. Já no homem a estimulação da próstata e região anal provoca grande excitação e prazer. Contudo, nos dois casos, outros elementos são fundamentais, como: imaginação, fantasia e interação com o parceiro.

    6- Homens com ejaculação retardada sentem menos desejo?
    Os homens que apresentam retardo ejaculatório, na maioria das vezes, têm a libido normal. É mais provável que esse distúrbio esteja relacionado ao efeito colateral de alguns medicamentos. A idade também é um fator importante, é normal que o orgasmo demore mais com o avanço dos anos. Desejo sexual diminuído e fatores orgânicos estão entre as possíveis causas, mas isso não significa menos amor ou falta de interesse pela parceira.

    7- É mais fácil pegar AIDS por sexo anal?
    Sim, pois a prática gera microtraumatismos na mucosa retal (revestimento interno) que servem como porta de entrada para o vírus. Use camisinha sempre.

    8- É possível que uma vagina não se adapte a um pênis?
    De modo geral, se a paciente estiver bem estimulada e tiver boa lubrificação vaginal, isso só acontece em casos extremos, com um pênis de um tamanho muito acima do normal, o que é raro. A vagina se alonga durante a relação e os grandes lábios incham para se adaptar ao pênis. Porém, se a mulher estiver na menopausa há muito tempo ela pode ter alguma dificuldade em função da diminuição de lubrificação e rugosidade, o que pode ser resolvido com tratamento adequado.

    9- Existe algum tipo de gel que estimula a excitação?
    Mulheres que querem novas experiências podem usar produtos em gel que dão a sensação de quente e frio; eles costumam ser prazerosos tanto para a mulher, quanto para os homens. Prefira produtos à base de água e com pouco óleo.

    10- O sexo anal pode desencadear câncer no reto ou de intestino?
    Boato dos grandes. Nenhum estudo mostrou a existência dessa possibilidade.

    ResponderExcluir
  3. 1-Manter uma vida sexual ativa traz benefícios a saúde?

    R:É comprovado que sim,entre os inúmeros benefícios estão:a prevenção da osteoporose,evita problemas na próstata e fortalece atividade cardíaca e o sistema imunitário.

    http://swplace.home.sapo.pt/sugerimos/sexo_saude.htm

    2-Como ocorre uma reprodução sexuada?

    R:Ela ocorre pela união dos gametas,metade das características do descendente vem do gameta do pai e a outra metade do gameta da mãe.

    http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/reproducao.htm

    3- Pelo que é responsável o Estrógeno hormônio produzido pelas mulheres?

    R:Ele é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundarias femininas e pelo controle do ciclo menstrual.

    http://educacao.uol.com.br/biologia/hormonios-e-reproducao-hormonios-sexuais-menstruacao-e-pilula.jhtm

    Alessandro Nº03 3ªA

    ResponderExcluir
  4. E.E.Felipe Cantúsio
    Mariana Érica Franco nº21 - 3ºA

    Tema:Hormônios Sexuais
    1)Se a produção de hormônio ocorre numa maneira alterada ou reduzida,o que acontece com esse processo ?
    Resposta:Um dos fatores que respondem a essa questão é O hipertireoidismo ou tireotoxicose que é uma condição caracterizada pelo aumento da secreção dos hormônios da tireóide e pode originar-se de várias causas. Nisso o site desenvolve o assunto explicando melhor,caso outrem se interesse pelo assunto entre no site : http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4680&ReturnCatID=667

    Tema:Sexualidades e Mudanças
    2)O que faz o Adolescente bloquear-se contra o tema sexualidade?
    Resposta: Escolher por quais caminhos seguir e que decisões tomar é difícil em qualquer fase da vida. Durante a juventude tomar decisões e fazer escolhas são grandes tormentos, gerando dúvidas e conflitos. Quando o assunto é a sexualidade as dúvidas parecem ser ainda maiores. O comportamento do jovem mudou nos últimos anos, a sexualidade é vista de maneira bastante banalizada, assim como também os relacionamentos afetivos. A aparente liberdade gera conflito, principalmente entre os jovens que estão vivendo um momento de transição entre a adolescência e a vida adulta.
    www.google.com.br/#sclient=psy-ab&hl=pt-BR&source=hp&q=o+que+faz+o+adolescente+bloquearem+o+assunto+relacionado+a+sexualidade+&pbx=1&oq=o+que+faz+o+adolescente+bloquearem+o+assunto+relacionado+a+sexualidade+&aq=f&aqi=&aql=1&gs_sm=s&gs_upl=2952l2952l2l5604l1l1l0l0l0l0l351l351l3-1l1l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=eba9c62cfabac75&biw=1024&bih=429

    Tema:Sexualidade e infância.
    3)O bebê pode sentir prazer quando ainda está dentro da barriga da mãe?
    Resposta:No que encontrei,diz que tem como,mas esse fator está relacionado com o ato sexual na gravidez,há uma noticia de um medico que diz: "Médico defende que o ato sexual na gravidez só traz benefícios.Prática deixa bebê feliz e ajuda a mãe a se preparar para o parto."...e a noticia dada pela Marília Juste Do G1, em São Paulo;esta disponivel no site:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL59283-5603,00.html

    Agradecida,Máh (;
    Para:Simoninha ^.~

    ResponderExcluir
  5. E.E. Felipe Cantúsio
    Rute dos S. Agostino nº33 - 3ºA

    Tema:Hormônios Sexuais.
    1)O que altera o hormônio no homossexualismo ?
    Resposta:Caracterizando a resposta que encontrei a respeito,diz que não há alteração que são apenas hipóteses.
    "Embora décadas de especulações tenham ocorrido, sugerindo uma base biológica ou genética para o transsexualismo, pouca evidência que dê suporte a essas teorias foi encontrada.Desde pesquisas recentes, envolvendo comportamento animal e evolução, até as que relacionam genética e dismorfismo cerebral, tudo ainda se baseia em hipóteses."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_identidade_de_g%C3%AAnero

    Tema:Sexualidade e Mudanças
    2)Com tanta informação porque ainda há Tabus e Mitos em relação a sexualidade?
    Resposta:Caracterizamos que seja um assunto de grande influencia a nível de mentalidade,opiniões e sobretudo valores.
    http://www.slideshare.net/guest63f1fa/apresentao1-447763

    Tema:Sexualidade e a Infância
    3)Qual a diferencia do animal e o ser humano no reconhecimento materno,se ambos agimos por instinto no processo de reconhecimento?(Relacionado a determinados pássaros)
    Resposta:A curiosidade deu-se ao fato de que o contato do ser humano com a mãe serve para o reconhecimento de ambos,temos o cheiro e na mamentação o contato físico.Esse fator me despertou a curiosidade de que...relacionado a determinados pássaros,nesse instinto de reconhecimento,por mais que eles sejam reconhecidos pelo cheiro,caso venha ter uma mistura do odor- e a "mãe" não consegue identificar seu cheiro ou apenas por sentir o cheiro de "outro"- elas abandonam seus filhotes.Assim vem a questão,além da consciência,do ser Humano com a razão,porque o sentidos dos ser humano não se afeta a esse instinto não sendo capazes de rejeitar ? ou mesmo porque o animal rejeita?
    Mas infelizmente não encontrei nenhuma reposta lógica para o assunto.Portanto deixo a questão aberta a resposta,também pelo fato de não me interessar a fazer nenhuma pergunta que não seja de meu interesse.

    Agradecida: Rutê

    ResponderExcluir
  6. 1- Na adolescência quais os fatores de ordem biológica, psicológica e social estão concorrendo
    para a formação da identidade sexual?
    R:Fatores biológicos desencadeados pelas secreções de
    hormônios vão provocar alteração no corpo, desde o crescimento e desenvolvimento das
    características sexuais secundárias até a maturação do aparelho reprodutor, tornando homens
    e mulheres aptos para a reprodução.

    2-Os jovens possuem alguma informação sexual?
    R:Geralmente as informações transmitidas aos jovens sobre sexo costumam fundir aos
    aspectos relativos a reprodução humana com informações sobre sexualidade. Ensina-se sobre
    espermatozóides, óvulos, ovários, fecundação, gestação e parto e nada ou bem pouco sobre o
    coito, o orgasmo, a relação sexual, a anatomia do prazer ou ainda os meios de prevenção das
    doenças.

    3-Atravez de que meio da sociedade o jovem pode ter informação sobre sexualidade?
    R:Quanto à orientação, ela tem um caráter formal, sistematizado e temporário.
    Várias instituições estão ligadas ao processo de educação sexual, tais como: a família, a escola, a igreja, a mídia e o grupo de pares com os quais os(as) jovens interagem direta e
    indiretamente.

    Pedro Henrique Pires Garcia N-30 3-A

    ResponderExcluir
  7. Olá Professora Simone, li os links destacados e achei muito válido responder as perguntas comuns que as pessoas querem saber e às vezes tem vergonha por ser um assunto tão polêmico. E sem dúvidas é.

    - Porque é importante conversar sobre sexualidade na adolescência?
    As modificações corporais despertam novos desejos, sentimentos, medos e ansiedades. Na adolescência iniciam-se os namoros e o ficar. Tudo muda muito rápido, tão rápido que é difícil adaptar-se a essas transformações, o que gera insegurança. Sabe-se que os adolescentes, no mundo inteiro, estão começando a vida sexual cedo, o que os deixa expostos riscos como o de uma gravidez indesejada ou de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS. A orientação e a informação podem minimizar tudo isso, e ajudar o adolescente a viver essa etapa com menos dúvidas e medo, permitindo, assim, um crescimento saudável e feliz. Contudo, não é só sobre sexualidade que é importante conversar. Buscar informações e orientações sempre, sobre todos os assuntos que lhe despertem dúvidas e/ou interesse é fundamental.
    http://www.gestantes.net/perguntas-comuns-sobre-sexualidade/

    - Quais as dificuldades de desempenho sexual mais freqüentes em homens e mulheres?
    A disfunção erétil ou impotência atinge cerca de 47% dos homens brasileiros. A ejaculação precoce acomete 16% deles. Entre as mulheres, 35% sofrem de falta de desejo sexual e 30% de dificuldade para atingir o orgasmo. Todas essas queixas podem ser enfrentadas e superadas com acompanhamento de médicos e psicólogos. Esses números são do Estudo do Comportamento Sexual do Brasileiro (ECOS).
    http://www.portaldasexualidade.com.br/interna.aspx?id_conteudo=384&id_secao=125&id_item_secao=13

    - Quais são os fatores que dificultam a sexualidade na meia idade?
    O ato sexual é complexo, intervêm nele o corpo, a mente, os sentimentos, os preconceitos, os modelos sociais, etc. Podemos conservar a capacidade sexual por toda a vida, se o estado de saúde assim o permite. Mas é necessário destacar que essa sexualidade não será igual, pelo contrário ela muda com o passar do tempo. Talvez a mudança maior seja da quantidade para a qualidade. (HEINSIUS, 2008).
    Depois dos 50 anos, a ereção não tem mais a mesma rigidez da juventude e a quantidade de esperma é menor. Nada disso, porém, significa uma vida sexual insatisfatória, desprovida de prazer. A vida sexual é um processo de amadurecimento que acompanha o passar dos anos. Sexólogos e terapeutas sexuais são unânimes em afirmar que é possível tornar o sexo melhor com a idade. Mesmo Quem é casado com a mesma pessoa há muito tempo pode viver uma aventura erótica contínua. Uma vida sexual satisfatória traz benefícios também em outros aspectos da vida.
    É natural os homens de meia-idade experimentar ereções não tão rígidas, mas é possível mantê-las por mais tempo. Eles podem ter um orgasmo sem uma ereção os homens podem aproveitar a vida sexual fazendo mais sexo oral, massagens sensuais, masturbando a parceira, acariciando-a durante o banho. O sexo bom abrange muito mais do que uma relação.
    Freud (1925), considerado o pai da sexualidade, introduziu um conceito fundamental: o prazer sexual está presente desde o nascimento e constitui o eixo fundamental à volta do qual se organiza a estrutura e vida afetiva do indivíduo. Os novos achados da psicanálise permitiram uma melhor compreensão dos processos emocionais e afetivos das estruturas da personalidade, dos fatores familiares e sócio-econômicos que condicionam de maneira estreita o comportamento sexual (MCCABE & COLLINS, 1983, P. 530; REICH, 1975). Apesar da grande contribuição de Freud e de outros psicanalistas para a compreensão da sexualidade, ela não foi suficiente na área do comportamento e da fisiologia sexual.
    http://www.webartigos.com/artigos/sexualidade-na-meia-idade/54151/

    Enfim, essas são as perguntas que achei comuns e muito interessantes.

    Paloma Pessoa nº25 3ºA

    ResponderExcluir
  8. Ainda nos dias de hoje mesmo com toda a tecnologia e desenvolvimento da população ainda temos ainda timidez em falar de sexo,o que acaba espantando pois a maioria das fazem e gostam porém não discutem formas,meio e jeitos.Auto conhecimento é um grande aliado na hora prática por isso é tão importante falar e saber sobre sexo.
    1) Quais as dificuldades de desempenho sexual mais freqüentes em mulheres?

    Entre as mulheres, 35% sofrem de falta de desejo sexual e 30% de dificuldade para atingir o orgasmo. Todas essas queixas podem ser enfrentadas e superadas com acompanhamento de médicos e psicólogos.
    (Fonte : http://www.portaldasexualidade.com.br/interna.aspx?id_conteudo=384&id_secao=125&id_item_secao=13 )
    Como é sexo com pessoas portadoras de síndromes ?
    Para muitos deficientes, o casamento é somente um sonho distante, e o sexo, uma diversão proibida. Várias famílias impedem os relacionamentos com algumas justificativas os pais têm receio de que seus filhos não estejam preparados para um envolvimento afetivo,e infelizmente homens com sindrome de down não possuem fertilidade e já as mulheres tendem a ter 50% menos chances de engravidar.
    O ato de sexo em si dos portadores de deficiência mental não é diferente das outras pessoas,o que atrapalha muito e a falta de informação auto-conhecimento e interferência dos pais na vida amorasa dos filhos portadores de deficiência o que acaba sendo uma super proteção para com eles.
    (Fonte :http://www.portadeacesso.com/artigos_leis/sex/sex004.htm )
    3)Vício sexual – O que é isso?
    O vício sexual é, em sua forma mais simples, o desejo sexual normal que se tornou obsessivo ao ponto do comportamento ficar fora de controle. A dependência sexual também é conhecida como um vício 'comportamental', ao contrário do vício de substâncias como o álcool e drogas. Em um vício comportamental, o sentimento de euforia (ou "estímulo") surge da liberação de químicos no cérebro, ao invés de uma fonte externa. À medida que a mente se acostuma com esses químicos, ela continua procurando por outras fontes que produzem o mesmo efeito. Esse sentimento pode se originar de comida, do aumento repentino da adrenalina em uma competição, ao colocar-se em situações perigosas ou através do estímulo sexual. O vício sexual pode tomar várias formas, do uso de pornografia e masturbação a vários romances sexuais, relações com prostitutas e voyeurismo. Em casos extremos, o vício sexual pode envolver moléstia, estupro e até assassinato. As muitas formas de vício sexual têm uma coisa em comum: o comportamento é feito em segredo, e o viciado passa a ser um craque em esconder esse segredo até das pessoas mais íntimas.

    (Fonte: http://www.allaboutlifechallenges.org/portuguese/vicio-sexual.htm )

    É sempre importante inserir o assunto e explicar e discutir sobre ele,sexo feito com segurança,cuidado e na maioria das vezes sentimento não mata muito pelo contrário traz prazer e satisfação entre as pessoas que se relacionam!!!
    Àgatha Kavalek n*01 3*A

    ResponderExcluir
  9. Por que o sexo é livre entre casais eo que isso tem relação com clãns?
    Nos primórdios da civilização, segundo as teorias de ENGELS (1982), as atividades sexuais eram livres entre homens e mulheres, sem que isso tivesse uma conotação de promiscuidade. Os filhos descendiam da linhagem materna, pois só se sabia com certeza quem era a mãe, e os grupos familiares formavam os clãs.
    Essa forma de relacionamento livre foi se transformando com o passar do tempo em conseqüência do acúmulo de bens nos clãs, surgindo as primeiras propriedades privadas. Com essa nova forma de organização social, o relacionamento sexual passou a ser atividade exercida por um casal, para que seus filhos legítimos pudessem herdar os bens desse clã. Os casamentos foram se tornando monogâmicos e as famílias se organizaram dentro do sistema patriarcal, com linhagem sangüínea paterna. Nessa forma de organização familiar, o sexo passa a ter como objetivo a reprodução; as mulheres se tornam submissas aos maridos, a quem se mantêm fiéis sexualmente; o mesmo não ocorre com os homens que podiam manter atividades sexuais fora do casamento.
    Por que foi “proibido” os atos sexuais?
    Os romanos assimilaram grande parte da cultura grega e a riqueza do vasto império dos césares permitia festas suntuosas para a elite dominante, onde o prazer sexual era apenas parcialmente restrito.
    Segundo GAUDERER (1994), as regras foram surgindo como mitos e tabus para estabelecer limites ao sexo. Um exemplo era o tabu do incesto, cuja finalidade era evitar a mistura de material genético de pessoas consangüíneas, o que poderia acarretar uma deterioração da espécie. Da mesma forma, o uso de roupas cobrindo partes eróticas e sensuais do corpo tinham como objetivo não estimular eventuais parceiros.
    Por outro lado, os tabus e mitos a respeito da masturbação, sexo anal e homossexualismo originaram-se exatamente por não se tratarem de atividades procriativas, pondo em risco a perpetuação da espécie, segundo o autor citado, esses mitos surgiram numa época em que a sobrevida do ser humano girava em torno dos 30 anos e havia necessidade de homens para as guerras, lavouras e para o trabalho.
    O sexo eo Brasil colônia...A posição social das espanholas e portuguesas. O que realmente ocorreu?
    Para GOLDBERG (1984), no Brasil-colônia a Igreja Católica, para combater o concubinato (forma de união predominante nas camadas rurais e populares), defende a família patriarcal, como o principal modelo de poder na organização familiar, em que só se admitia o desejo e o prazer sexual do homem fora do lar com prostitutas ou mulheres pobres (brancas, negras, índias e mestiças), por isso elas se tornavam a companheira sexual preferida para o homem branco e também para a iniciação sexual dos meninos.
    A esposa, geralmente portuguesa ou espanhola, tinha uma posição social de destaque, mas, estava confinada a um mundo anti-sexual. A sexualidade para ela resumia-se à reprodução da raça e essa era a educação passada de mãe para filha.
    Caroline Prado Zanotto N°10 serie 3°C E.E. Felipe Cantusio

    ResponderExcluir
  10. professora, boa noite.

    meu nome e Simeão de Souza Mattos, n°19 2° D noturno.

    segue as três perguntas referente á aula do dia 02/12/2011.



    a partir de quantos anos as pessoas começam a ter uma estrutura concreta a respeito a sexualidade???
    Segundo OSÓRIO (1992), a adolescência é uma etapa da vida na qual a personalidade está em fase final de estruturação e a sexualidade se insere nesse processo sobretudo como um elemento estruturador da identidade do adolescente.


    como a igreja se comporta quando é falado sobre o assunto sexualidade?
    A sexualidade dentro da concepção religiosa é carregada de tabus que afetam a maneira de se encarar a sexualidade, e o primeiro deles refere-se ao "pecado" de Adão e Eva, a partir do qual, tudo o que diz respeito ao relacionamento sexual está ligado a um sentimento "de vergonha". Outros tabus são os de que os anjos são assexuados e portanto puros, e o diabo representa a sexualidade vivida em promiscuidade; todos eles atestam uma atitude desfavorável da igreja com relação ao sexo e ao prazer.


    quais eram e são algumas coisas que os pais não podem deixar de passar para seus filhos a respeito de sexualidade e de sua vida?
    existem alguns valores que não podem deixar de ser transmitidos aos jovens, tais como:
    1. O respeito por si próprio e pela sua dignidade enquanto pessoa.
    2. O respeito pelo outro. A ninguém é permitido ver outro como meio de satisfação de suas necessidades.
    3. O acesso à informação. Responder o que a criança quer saber de forma honesta e não preconceituosa.
    4. Ajudar a criança a desenvolver o espírito de crítica, a capacidade de raciocínio e a reflexão para escolher o que lhe convém.

    ResponderExcluir
  11. Lucas O. Vicentin - 14 2°D Felippe Cantusio

    Boa noite profª Simone, meu comentário segue com as perguntas já formuladas, assim como solicitado na aula do dia 02/12

    Tema : Sexualidade e a Infância / Adolescência

    1 - Qual foi a Teoria Elaborada por Sigmund Freud à respeito da Infância e a sexualidade ?

    RE: A novidade que Freud trazia chocou a comunidade científica da época, pois trazia a noção de que as crianças não eram anjinhos assexuados, mas seres humanos que já nasciam com uma expressão de necessidades e desejos operantes desde o início da vida.

    2 - Para Freud, o que significava o termo " Líbido " ?

    RE: O termo Líbido, para Freud, significava nada menos do que uma sensação ligada a vida, ao prazer/ desprazer, ás necessidades, aos vínculos, ao desejo e á própria origem da formação do psiquismo.

    3 - Segundo a Autora do texto " Sexualidade e a Adolescência ", qual é a maior dificuldade para os pais para educar seus filhos perante ao assunto ?

    RE: Segundo a Autora, a maior dificuldade vem relacionada ao uso exaustivo do corpo e da sexualidade para divulgar e vender, e essa banalização vem dificultando a tarefa de educar e associar sexo a afeto, responsabilidade e promoção da saúde.

    ResponderExcluir
  12. Diego Gonzalez
    2°D N°23
    1. O que a organização mundial considera na sexualidade

    R.Que a sexualidade é responsabilidade de cada um.

    2. Qual a distinção entre o estudo sobre sexualidade?

    entre educação sexual e a oritentação sexual, que costumeiramente ambos são usados na linguagem corrente


    3. Qual o termo de Sexualidade?

    Em nenhum momento de sua existência a pessoa encontra-se isenta de sexualidade. Desde o nascimento, a criançafêmea
    e a criança-macho passam a receber influências socioculturais através da família

    ResponderExcluir
  13. Achei interessante TEMA Sexualidade na Adolescência.
    BRUNO N°06 3°C


    1 Porque ainda existem adolescentes que engravidam na primeira relação sexual mesmo com tanta informação?


    A ginecologista e obstetra da Unifesp Carolina Ambrogini afirma que os adolescentes por tomarem decisões imediatitas, por desejarem serem aceitos, acabam cedendo aos impulsos. "As meninas ainda têm vergonha de carregar preservativo na bolsa e os meninos muitas vezes por medo de perderem a ereção, ou não saberem como manusear a camisinha, simplesmente não usam".

    http://itodas.uol.com.br/bem-estar/gravidez-na-adolescencia-nao-para-de-crescer-2869.html


    2 Porque a geração de pais de hoje, ainda não conversam abertamente com seus filhos adolescentes sobre relação sexual?

    Segundo o médico hebiatra Maurício de Souza Lima, vice-presidente do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo, conversar com naturalidade, mesmo sobre assuntos desconfortáveis, é uma das principais atitudes que os pais devem tomar nesta fase da vida do filho. “Muitos pais têm dificuldades com isso, mas é o melhor caminho para ter êxito na criação”, diz. Mas nada de chamar o filho de canto para tratar de “assuntos sérios”. À medida que a criança vai crescendo, os assuntos devem ser naturalmente inseridos na conversa por meio da televisão, das revistas, até mesmo dos vizinhos. De acordo com o médico, aproveitar as informações para emitir opiniões ao filho, mesmo que ele só escute, já é um grande passo.

    http://delas.ig.com.br/filhos/os+desafios+da+adolescencia/n1596975899389.html


    3 Porque os hormonios interferem no comportamento dos adolescentes?
    Os hormônios sexuais se diferem para os homens e as mulheres, mas não são totalmente exclusivos de cada sexo. Nos homens, os testículos secretam entre outros hormônios a testosterona e nas mulheres o ovário fabrica o estrógeno. As gônadas e as suprarrenais de ambos os sexos produzem o estrógeno e testosterona, mas é variável a quantidade. As características biológicas são universais e ocorrem de forma semelhante em todos os seres humanos.

    A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual.Tanto no menino quanto na menina, não proporciona apenas mudanças físicas mas, sobretudo, psicológicas. As alterações hormonais despertam a sensibilidade sexual e, consequentemente, é neste período que muitos adolescentes começam esporadicamente a ter relações sexuais.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Puberdade

    ResponderExcluir
  14. 1. Há possibilidades de uma pessoa que teve sua primeira relação sexual ainda continuar sendo virgem?

    Resposta: Para considerar-se uma mulher não virgem é necessário que haja o rompimento do hímen, uma membrana dérmica na entrada da vagina. Porém, há algumas controvérsias sobre usar o rompimento da membrana himenal como critério de virgindade, em virtude de algumas mulheres não romperem o hímen na primeira relação. Isso, portanto é uma constatação que só pode ser feita pelo ginecologista no exame especular.

    2. É possível engravidar sem a penetração?

    Resposta: A possibilidade é mínima! Ao entrar em contato com o ar os espermatozóides morrem, desfavorecendo uma gravidez.

    3. É possível engravidar sem ter menstruado uma única vez?

    Resposta: Se uma menina tiver relaçőes alguns dias antes da sua primeira menstruaçăo, e năo usar nenhum método contraceptivo, ela pode engravidar mesmo nunca tendo menstruado. É uma coincidęncia absurda, e um evento raro, mas năo impossível.

    Créditos: http://jacir19.blogspot.com/2010/03/partir-de-que-idade-uma-menina-pode.html#axzz1fa7ql1KQ

    http://www.medinforme.com/duvidas-frequentes-que-recebo/

    Nome: Débora Ester B. Costa
    n: 38
    série: 2a

    ResponderExcluir
  15. 1. O sexo oral pode trazer algum problema à saúde?

    Resposta: Doenças como herpes, sífilis e gonorreia podem ser facilmente transmitidas a partir da prática. Até mesmo o HIV, vírus causador da Aids, pode ser transmitido através do sexo oral, embora as chances de contaminação sejam menores do que quando ocorre a penetração.

    2. E o sexo anal?

    Resposta: Existem bactérias que habitam o ânus e que podem provocar infecção urinária em contato com o pênis.

    3. A zoofilia traz problemas à saúde?

    Resposta: "Uma das explicações para a associação entre o câncer de pênis e o sexo com animais, segundo o urologista Stênio Zequi, é que a mucosa genital do animal é muito queratinizada, mais dura que a humana. “Ela pode provocar microtraumas na mucosa do homem e desencadear o câncer. Outra hipótese é a existência de elementos tóxicos na secreção animal ou de microorganismos capazes de infectar o ser humano".

    Créditos: http://vocetemvoz.blogspot.com/2011/10/o-castigo-zoofilia-causa-cancer-de.html

    http://www2.uol.com.br/vyaestelar/sexoanal.htm

    http://www.minhavida.com.br/saude/materias/5541-sexo-oral-pede-protecao-redobrada

    Nome: Nathan Custodio de Castro
    n: 28
    série: 2a

    ResponderExcluir
  16. 1° Pergunta

    Oque o hímen representa no corpo feminino?

    Resposta: O hímen é uma membrana localizada na vulva de algumas fêmeas de mamíferos, cuja principal função é evitar infecções que poderiam ocorrer nesta região, nas fases iniciais da vida do indivíduo. Ele pode ter diferentes espessuras e formas sendo, geralmente, rompido na primeira relação vaginal, com sangramento ou não, já que é pouco irrigada.

    2° Pergunta

    Qual a tamanha importância do uso da camisinha?

    Resposta: O uso da camisinha, desconsiderando a abstinência sexual, é o único método contraceptivo capaz de prevenir não só a AIDS, mas uma gama de doenças sexualmente transmissíveis; quando utilizada em todas as modalidades sexuais (genital, oral e anal). Assim, compreender como se faz o uso desta é necessário.


    3° Pergunta

    Quando tratamos de puberdade, o que queremos dizer para ambos os sexos?

    Resposta:A puberdade é um período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para a adolescência, circunstanciada por transformações biológicas de âmbito comportamental e corpóreo, conferindo pelo surgimento dos caracteres sexuais secundários diferenciados de acordo com o gênero. No organismo masculino tais variações da maturação geralmente ocorrem entre a faixa etária dos 12 aos 14 anos de idade, e para o biótipo feminino esse marco caracteriza-se a partir da primeira menstruação, também denominada de menarca, conferindo maturidade por volta dos 10 aos 13 anos de idade.



    Nome: Dayse Caroline Longhi
    Série: 2° ano A
    Número: 05

    ResponderExcluir
  17. Lorraine Albuquerque Nº 13 Série: 2º D

    TEXTO RETIRADO: http://www.slideshare.net/michelepo/sexualidade-e-o-corpo
    http://www.slideshare.net/michelepo/sexualidade-e-o-corpo
    http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/despertar-sexualidade-infancia-freud-528841.shtml

    O que são hormônios sexuais?

    Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).

    Durante a infância esses hormônios são inibidos, tendo sua produção iniciada durante a puberdade, sendo responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias:

    Masculinas (13 a 16 anos) → surgimento de pêlos pelo corpo (na face, na axila e na região pubiana), aumento em tamanho do pênis, espessamento das cordas vocais, iniciação da espermatogênese.

    Femininas (12 a 15 anos) → surgimento de pêlos pelo corpo, desenvolvimento da cintura pélvica (quadril), desenvolvimento dos seios, início do ciclo menstrual e ovogênese.


    Sabemos que é muito importante falar sobre sexo na escola, de que forma os educadores devem apresentar esse assunto para seus alunos?

    O desafio para o professor é enorme: ao mesmo tempo em que deve preservar a intimidade das crianças e não culpabilizá-las por manifestações de sexualidade, ele é responsável por um processo educativo que aborde valores, diferenças individuais e grupais, de costumes e de crenças. Isso é fundamental tanto na infância como na adolescência, quando a questão ressurge a todo vapor. Falar de sexo com crianças e adolescentes é papel dos pais, certo? Sim, mas é importante que esse assunto também seja abordado em outros ambientes de convivência dos jovens, principalmente na escola. Afinal é no ambiente de estudos que aparecem as principais mudanças nas relações afetivas entre as crianças e os jovens: no primeiro ciclo de aprendizagem, o namoro inocente; já no Ensino Médio, namoros que fomentam vontades e descobertas sexuais se tornam mais comuns.

    Ocorre algum tipo de mudança psicológica na adolecência?

    Mudanças psicológicas nos Rapazes
    Desestruturação corporal: o adolescente imobiliza o tempo, tentando preservar as conquistas passadas e apaziguar as angústias relacionadas ao futuro;
    Atitude social reivindicatória;
    Constantes flutuações do humor e estado de ânimo;
    Comportamento impulsivo, rebelde, crítico, arrogante;
    Desafio à autoridade dos pais.


    Mudanças psicológicas nas raparigas

    * Busca da identidade
    * Tendência grupal
    * Crise religiosa
    * Atitude social revindicativa e contestatória
    * Condutas contraditórias
    * Flutuações do humor
    * Separação progressiva dos pais
    * Necessidade de intelectualizar e fantasiar
    * Vivências de temporalidade

    ResponderExcluir
  18. Evandro Agos nº8 2ºA
    1- Por que sexo é importante na vida humana?

    resposta- por que sexo é conseqüência de relacionamento, Revitalidade, reprodução , bem estar, disposição e outros.

    2-Porque o orgão reprodutor masculino é tão importante para o Homem?

    resposta- Por que o tamanho do pênis é muito importante para a auto estima do homem entre outros motivos em especial de que as mulheres também preferem homens super dotados.

    3-Qual a diferença de fazer sexo com qualquer pessoa e sexo com quem você Gosta? 

    resposta- Com qualquer pessoa parece uma relação estavel onde só ocorre a atração do corpo, ja a com a pessoa que você mais gosta,é melhor pois você esta com quem você gosta,e não rola só atração fisica e sim sentimento onde pode ser descoberta ao longo de uma história.

    4-oque vc acha sobre o sexo?

    resposta- O sexo não é só um meio de equilibrar o plano mundial humano satisfazendo prazeres, mais sim também uma das coisas mais fantasticas que existem, como o meio de reprodução entre os seres, a geração de novas familias.

    ResponderExcluir
  19. Caroline Ferreira Amorim N°04 2°A

    1. É possível que uma mulher perca a virgindade durante a masturbação?

    Virgindade é um conceito que significa ter tido ou não relações sexuais. Normalmente com a primeira relação sexual o hímen se rompe, no entanto, algumas vezes ele pode romper por acidente, no caso de uma criança cair em cima de um brinquedo, ou ainda no caso de atletas que praticam exercícios de abertura de perna, onde o hímen pode estar aberto, ou até mesmo em uma situação onde houve a masturbação, no entanto, apesar de o hímen estar rompido, a garota só perde a virgindade quando tem sua primeira relação sexual.

    2. Uma pessoa que tem o vírus HIV tem relação sexual sem o uso de preservativo com outra pessoa que também tem o vírus, isso gera algum problema adicional?

    Como o vírus da AIDS tem a particularidade de sofrer constantes mutações, a transmissão do vírus diferente de uma pessoa para seu parceiro também infectado pode tornar ineficazes os medicamentos que este vem tomando. Além disso, o coquetel de drogas que é ministrado a um paciente é adequado para o tipo de vírus que ele tem no organismo, e poderia ser inadequado se a pessoa receber um novo tipo de vírus. Por essas razões, portadores do HIV não devem transar sem proteção da camisinha.

    3. Praticar sexo modifica o corpo da mulher?

    A prática do sexo, por si só, não altera em nada o corpo da mulher. O que pode ocorrer é que, com o início da vida sexual, suas idéias e seus comportamentos se alterem, fazendo com que relaxe mais ou modifique seus hábitos de alimentação, condicionamento físico, sono etc. E isso, sim, pode alterar seu corpo, para melhor ou para pior.

    Fontes Pesquisadas: PROGRAMA ATO - Programa de Atenção e Orientação à Saúde Sexual e Reprodutiva.

    ResponderExcluir
  20. Bruno Pereira nº3 2ºA


    1-Porque é que as mulheres têm o período?

    Aproximadamente uma vez por mês o endométrio (ou mucosa uterina) prepara-se para acolher um óvulo fertilizado e alimentá-lo durante o seu desenvolvimento. Quando não ocorre a fecundação, o endométrio desprende-se e é eliminado para o exterior - aquilo a que se chama menstruação.

    2- As mulheres têm o período, e os rapazes?

    Ao chegar à puberdade, os rapazes têm erecções e ejaculações involuntárias em consequência das mudanças por que está a passar o seu corpo. São um sinal de que estão a amadurecer.

    3- O que são poluções nocturnas?

    A maioria dos rapazes pode ter erecções e ejacular durante a noite. Isto é devido aos elevados níveis de testosterona no corpo que vai diminuindo à medida que o rapaz vai passando para a idade adulta. Não precisas de te sentir envergonhado quando tiveres "sonhos húmidos", pois o mesmo acontece com todos os rapazes da tua idade. A erecção dura, geralmente, de alguns segundos a alguns minutos.

    ResponderExcluir
  21. Murilo Henrique 26 2° ano B


    1. Por que todo mundo gosta de sexo?

    R: O que leva todos a fazerem sexo é algo simples: por que é bom, todo mundo gosta pois desestressa, relaxa, dá prazer e tudo mais. Porém não é só isso, sexo é uma das melhores coisas que existe para a saúde no geral, ajudando nos mais diversos aspectos, muito
    dos quais você nem imagina.

    2. O que é gozar?

    As pessoas utilizam este termo para se referir ao orgasmo, que no homem coincide com o momento da ejaculação, enquanto que na mulher, fisiologicamente falando, é a contração rítmica de toda a musculatura da região pélvica, o que proporciona para a mulher intenso prazer, que pode ser traduzido por cada pessoa de um jeito muito particular e diferente, pois as percepções são diferentes e levam cada um a agir de maneiras diversas, não existindo um padrão de reação estabelecido para este momento.


    3. É verdade que o quadril da garota aumenta depois que ela começa a ter relações sexuais?

    Esta dúvida é tão comum que a gente vê garotos dizendo que olhando para o corpo de uma garota, podem identificar se ela tem ou não vida sexual. Pois é um grande engano, somente a garota pode confirmar se teve ou não relações, e na verdade, ela não tem que ficar dando satisfação para ninguém. O quadril de toda a mulher é mais largo porque o corpo da mulher foi feito para engravidar e abrigar um bebê dentro do útero por 9 meses, então o osso do quadril é mais largo para acomodar o útero grávido, o que acontece na adolescência com todas as garotas , é que pela produção dos hormônios femininos, ocorre maior depósito de gordura nos quadris definindo o contorno do corpo feminino, o que acontece independente de ter ou não relações sexuais

    ResponderExcluir
  22. aluna:Natália M.M Conti nº27 2º"A"- Felipe Cantusio


    1)Sexo anal prejudica a mulher?
    -Não, desde que alguns cuidados sejam tomados. A prática de sexo anal provoca microcortes na mucosa que reveste o anus, que podem ser portas de entrada para vírus e bactérias. Essas pequenas lesões se cicatrizam naturalmente dentro de dois ou três dias. Ou seja, este intervalo mínimo deve ser respeitado para evitar lesões e infecções.O sexo anal não prejudica se for feito com o consentimento da mulher e de forma delicada. Só é ruim se a mulher não tiver a real vontade e fizer só para agradar ao parceiro, nesses casos pode doer. Importante dizer que a região tem muitas fissuras e isso aumenta as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis.
    É preciso ter alguns cuidados para evitar que o pênis transporte para a vagina as bactérias que habitam o ânus. O principal cuidado é o uso de preservativo.
    *(Carolina Ambrogini- ginecologista)

    2)Qual a diferença entre orgasmo clitoriano e vaginal?
    -O orgasmo vaginal acontece quando o prazer da mulher é sentido através da penetração vaginal, o orgasmo clítoriano ao contrário é sentido com a estimulação do clítoris. Mas nem todas as mulheres conseguem atingir os dois, muito embora seja mais facilitado com a mulher atinge orgasmo clítorianos, assim será mais fácil obter o vaginal.

    O orgasmo clítoriano é o mais fácil e mais comum de atingir, porque a função única do clítoris é dar prazer à mulher, e a sua localização é facilitadora do toque.
    A única diferença está em sentir prazer em regiões diferentes do corpo. O orgasmo pode ser intenso nos dois casos, e isso será determinado por um conjunto de estímulos eróticos, desejo sexual, excelente excitação, bom relacionamento e, se existir afeto é muito melhor. *(Fátima Protti- psicóloga e terapeuta sexual)

    3)Uma mulher pode ejacular igual ao homem?
    -Não existe confirmação científica a respeito da ejaculação feminina. Contudo, em alguns casos, pode ocorrer a liberação do líquido produzido pelas glândulas parauretrais, que é excretado por causa da pressão do pênis ou pelo toque.Nem todas as mulheres ejaculam e, mesmo as que o fazem, não ejaculam sempre, ela ocorre com maior facilidade pela estimulação do ponto G. Considerando o ponto G um homólogo da próstata masculina, podemos entender por que o líquido que algumas mulheres expelem é similar ao do homem, sem conter espermatozóides. É muito provável também que a mulher esteja liberando urina. Diante de um orgasmo forte, a musculatura que sustenta a bexiga pode ficar muito relaxada.
    *(Eliano Arnaldo José Pellini- ginecologista)


    créditos:
    http://delas.ig.com.br/amoresexo/50+perguntas+respondidas+sobre+sexo/n1237563650526.html

    livro online: 500 perguntas sobre sexo

    ResponderExcluir
  23. olá professora
    meu nome é Gabriel Valério aqui estão as perguntas que voce pidiu

    1 oque é o orgasmo ?
    Esta é a última Fase do Ciclo da Resposta Sexual. O orgasmo, o êxtase, o gozo ou ápice de prazer é atingido quando ocorre a liberação total das tensões antes retidas, acompanhada de uma contração muscular rítmica. Nos homens observa-se a ejaculação. Acompanha-se de todo esse processo, a sensação subjetiva de profundo prazer.
    Após o orgasmo, o homem tem o que se chama de Período Refratário, fenômeno este não identificado nas mulheres. É um tempo de relaxamento necessário para que ele possa reiniciar novamente a atividade sexual. Nos jovens esse período pode ser de segundos, nos mais velhos, de horas a dias. resumindo, É uma sensação involuntária e mto agradável, quado vc tiver vc saberá!

    2 O que é pompoarismo?
    Pompoarismo é a arte de saber contrair os músculos vaginais para dar mais prazer ao homem, pois este sente estas contrações.

    3. Qual é a média de relações sexuais do brasileiro?
    De acordo com a última pesquisa realizada pela USP e publicada este ano, a média de relações sexuais para o brasileiro é de 2 a 3 por semana, principalmente porque no nordeste a média é maior.

    professora o aluno rodrigo marchini estava sem net ele deixou as perguntas comigo ai vai !


    1 É verdade que a maioria das mulheres não tem orgasmo vaginal?
    A maioria tem o orgasmo clitoriano, pois é a via mais fácil de excitação. A boa notícia é que o “clitoriano” pode ser tão prazeroso quanto o “vaginal”.

    2 Cigarro prejudica a potencia sexual?
    Não é o único responsável pelas disfunções sexuais, mas interfere bastante na irrigação principalmente do pênis.

    3 Sexo anal prejudica a mulher?
    O sexo anal não prejudica se for feito com o consentimento da mulher e de forma delicada. Só é ruim se a mulher não tiver a real vontade e fizer só para agradar ao parceiro, nesses casos pode doer. Importante dizer que a região tem muitas fissuras e isso aumenta as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Para a prática do sexo anal é indicado uso de lubrificante e camisinha.

    ResponderExcluir
  24. Nome Cauã Fabiani n° 06 1°C

    1Pergunta- DE onde vem a sexualidade do ser humano ?
    R:A sexualidade humana nasce com o individuo e transforma-se constantemente ao longo de toda sua evolução, porem só desaparece com sua morte.
    FONTE : www.adolecencia.org.com

    2 pergunta - O que é o período fértil?
    R: Após a menstruação (mais ou menos 14 dias depois) ocorre a ovulação, que é quando o ovário libera o óvulo. Neste dia, alguns dias antes e alguns depois é o período fértil, quando a mulher está apta a engravidar.
    FONTE : www.gestantes.net

    3Pergunta-O corpo muda após a primeira relação sexual?
    R:Não, o corpo não sofre nenhuma modificação após a relação sexual, apenas o hímen fica mais relaxado.

    Fonte: http://br.geocities.com/glhr/pergunta.html


    Boa leitura , Cauã Fabiani n° 6 1c

    ResponderExcluir
  25. mayra 1°C N° 31
    minhas perguntas são:
    1)Como era a sexualidade antigamente?
    R: na antiguidade o ato sexual era livre entre homens e mulheres, a onde quando uma criança nascia só se sabia com certeza quem era a mãe.

    2)Na Grécia antiga o homossexualismo era aceito?
    R:o homossexualismo era estimulado somente pelos mestres que desenvolviam a intelectualidade dos jovens.

    3) Na antiga Grécia como era o casamento?
    R: as mulheres se casavam geralmente após a primeira menstruação com homens mais velhos,já os homens eram estimulados a casar antes dos 21 anos de idade.

    ResponderExcluir
  26. 1) Existe a hora certa para perder a virgindade ?

    R: Você saberá quando chegar a hora certa. Não tente nem queira fazer sexo só porque acha que está ficando velha, ou porque o namorado fica pressionando.(
    http://www.umombroamigo.com)

    2) Como contar para os pais ?

    R: Algumas vezes a garota tem medo de que os pais descubram, e não tomam anticoncepcional, nem o rapaz usa camisinha. Pior que os pais descobrirem que você faz sexo, é descobrirem que você está grávida fora de hora não é? Se você acha que chegou seu momento, não hesite em deixar claro para os pais ou já ir falando no assunto de alguma forma.
    (http://www.umombroamigo.com)

    3) Dor ..

    R: Você só sentirá dor se estiver tensa. Se estiver relaxada e lubrificada, sentindo prazer com o toque, não há porque sentir medo nenhum. Quanto mais tempo durar sua preliminar, melhor será pra você.
    Procure ter uma intimidade máxima com seu namorado, assim ficará bem mais fácil se vocês tiverem conversado antes sobre o assunto, e você puder contar com a ajuda dele.
    (http://www.umombroamigo.com)


    Layla Camila. 1B n 24

    ResponderExcluir
  27. Felipe Cantusio

    lEISIANE SANTOS DE SOUZA 1ºB Nº25

    1 - Pessoas HERMAFRODITAS.O que é ? Como é?

    Chama-se hermafrodita (do nome do deus grego Hermafrodito, filho de Hermes e de Afrodite – respectivamente representantes dos gêneros masculino e feminino) um ser ou animal que possui órgãos sexuais dos dois sexos, numa espécie dioica (ou seja, em que normalmente os sexos se encontram em indivíduos separados) podem aparecer indivíduos hermafroditas, mas geralmente por um processo teratológico, ou seja, por uma má formação embrionária.

    2 - Pessoas ASSEXUADAS. O que é ?

    Assexualidade é uma orientação sexual caracterizada pela falta de atração sexual por todos os gêneros.Uma pessoa com essa orietaçãp no Brasil é caracterizada ASSEXUAL ou ASSEXUADA (o).E esse ultimo termo é o mais usado por pessoas que considerem essa tal orientação.

    3 - Como acontece as mudanças no corpo e no psicológico em relação a formação da indenidade sexual?

    Os fatores biológicos desencadeados pelas secreções de hormônios vão provocar alteração no corpo, desde o crescimento e desenvolvimento das
    características sexuais secundárias até a maturação do aparelho reprodutor, tornando homens
    e mulheres aptos para a reprodução. Estas mudanças são sentidas também na esfera
    psicológica visto que as alterações no esquema corporal fazem com que o(a) adolescente
    tenha que reestruturar em nível intrapsíquico a representação de seu próprio corpo.
    No âmbito social, uma gama variada de estímulos atinge os(as) adolescentes. Nos
    últimos tempos, principalmente, eles(as) são provenientes dos meios de comunicação de
    massa.O ser humano nasce com um sexo, mas os comportamentos, desejos e sentimentos têm
    uma ligação direta com a forma como as relações de gênero estão organizadas na sociedade.
    Dubeux (1998) enriquece esta última sentença afirmando que embora o ser humano possua
    impulsos sexuais como qualquer outro mamífero, a sexualidade humana é tecida nas malhas
    da cultura e vai se constituindo na relação com o grupo cultural em que está inserido.
    Viver a adolescência e aprender a lidar com a força da sexualidade numa sociedade
    que passa por grandes transformações como a nossa, é particularmente desafiador.

    FONTES

    assexualidade.com.br
    Sexualidade e a Adolescência
    www.wikipedia.org

    ResponderExcluir
  28. Caroline Marcato n°08 1ªB Felipe cantusio

    perguntas e respostas -sexualidade

    A sexualidade começa a partir de que idade?

    A sexualidade é inevitável, desde o nascimento a criança nasce com a necessidade e desejo.Isso porque o prazer do ser humano não esta apenas na genitalidade e no contato sexual, e sim no nosso líbido (nossa energia vital) ,tudo que nos leva a sentir prazer independente de que forna.É como a amamentação, o bebê sente prazer por se sentir alimentado e aconchegado pela mãe.

    E com que idade essa vida sexual começa se aguçar, e o prazer ser conquistado com a sexualidade ativa?

    A sexualidade ocorre desde o nascimento ,mas ela começa ser intensa na adolescência; as secreções de hormônios vão provocar alterações no corpo, essas alterações também são sentidas no psicológico, para que o adolescente acompanhe a representação do seu próprio corpo.
    A vida sexual ativa não tem idade para se começar, embora o excesso de hormônio possa causar síndromes e distúrbios psicológicos.

    Homens e mulheres tem prazeres de forma igual ou diferente?

    Como dissemos , o libido é de cada um, então se esse prazer for aguçado de forma que envolva o parceiro(a) pode ser a mesma intensidade ,pois o desejo esta presente de forma igual para todos.
    Os homens diferentemente das mulheres são capazes de diferenciar sexo de afeto ,quando as mulheres precisam ser envolvidas.

    ResponderExcluir
  29. Perguntas sobre sexualidades solicitadas.

    Por: Lucas Brandão Garcia - n 15 - 3ºB


    1-No texto SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, a autora defende a ideia principal de que apesar dos tempos em que vivemos, diversos valores nao devem ser esquecidos, quais são esses valores?

    RESPOSTA:
    • O respeito por si próprio e pela sua dignidade enquanto pessoa.

    • O respeito pelo outro. A ninguém é permitido ver outro como meio de satisfação de suas necessidades.


    • O acesso à informação. Responder o que a criança quer saber de forma honesta e não preconceituosa.

    • Ajudar a criança a desenvolver o espírito de crítica, a capacidade de raciocínio e a reflexão para escolher o que lhe convém.


    2-De acordo com os autores de SEXUALIDADE E ADOLESCENCIA, a reprodução assistematica da orientação sexual resulta da influencia de que tipo de agentes?

    RESPOSTA:
    De agentesque nao tem a intençao declarada e deliberada de educar pensamentos tais como, em suas multiplas campanhas,nem sempre se dirigem adequadamente ao publico jovem.

    3-Para GOUDBERG, no Brasil-colônia a igreja catolica, para combater o concubinato(forma de união predominante nas camadas rurais e populares), só se admitia o desejo e o prazer sexual do homem fora do lar de que forma?

    RESPOSTA:
    Com prostitutas ou mulheres pobres (brancas, negras, índias e mestiças), por isso elas se tornavam a companheira sexual preferida para o homem branco e também para a iniciação sexual dos meninos.

    ResponderExcluir
  30. Qual o metodo contraceptivo mais eficaz?
    R: A vasectomia e a laqueadura tubária são métodos de contracepção cirúrgica considerados 100% seguros, mas definitivos. sendo assim os mais eficazes.

    Referencia Bivliografica :
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060930153916AA45bQX

    Qual a importancia dos pais falarem de sexo com os filhos?
    r: é importante pois os pais por serem mais velhos e terem mais experiecias possam aconselhar para tomar previsoes do que possa acontecer com os filhos de como previnir tanto gravidez na adolecencia e também DSTs

    Referencia bibliografica :Meus Pais

    O que leva a atração por outro ser?
    Não existe uma resposta certa para essa pergunta
    pois depende de cada ser o seu desejo carnal, como por exemplo beleza, inteligencia entre outros...

    referencia bibliografica: http://www.mundoeducacao.com.br/sexualidade/atracao-sexual.htm



    Aluno : Rafael Tribioli Postal N°31 Série : 3°A

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde professora Simone.Eu realmente adorei esses textos propostos, mas as minhas dúvidas estão além dos textos.Inclusive o texto que eu achei mais interessante foi ''SEXUALIDADE E A ADOLESCÊNCIA''. São dúvidas que encontrei através do dia a dia e com conversas com amigos.
    ______________________________________________

    1)As drogas aumentam o prazer sexual?

    R: O ato de usar drogas para aumentar o prazer sexual, infelizmente, é comum entre os jovens.
    No primeiro momento, a utilização de drogas aumenta o prazer sexual, já que a pessoa está delirando, tendo alucinações. Porém, o uso de drogas com freqüência, o desejo e o interesse sexual desaparecem, deixa de sentir prazer com o sexo. Muitas vezes, com o tempo, alguns nem conseguem ter relações sexuais. O uso excessivo de drogas altera o sistema nervoso, responsável pelo funcionamento dos órgãos sexuais, o que impossibilita um comportamento sexual sadio, levando a pessoa a ter decepções.



    2)É verdade que, na primeira transa as mulheres não corre o risco de engravidar?

    R: Isso não é verdade, as chances de uma mulher que vai ter a primeira vez de engravidar são as mesmas de uma mulher que já transou muitas vezes. E além de engravidar, a mulher pode contrair alguma DST. Por isso, a camisinha deve ser a melhor companheira desde a primeira transa.



    3)O que acontece quando uma relação sexual é interrompida?

    R: Na verdade, esse método é adotado por vários casais, principalmente por adolescentes, onde consiste na retirada do pênis da vagina antes da ejaculação.
    É um método antigo, mas pouco seguro, pois, alguns homens, antes de ejacularem, eliminam o sêmem que já contem uma grande quantidade de espermatozóides. E mesmo sem a penetração do pênis, esse sêmem, depositado próximo da vagina, poderá alcançar o útero. Sem contar que quando o casal está muito excitado, isso dificulta a interrupção do ato sexual.

    --> BIBLIOGRAFIA:
    * Livro: SISTEMA INTEGRADO DE ENSINO SIVADI – BIOLOGIA, ECOLOGIA, SEXOLOGIA, QUÍMICA.

    * http://www.topgyn.com.br/conso28/conso28a41.php

    ______________________________________________

    Por: Thaina Souza nº37 1ªC.

    ResponderExcluir
  32. Priscila Francatti n°30 serie 3° c

    Biologia Perguntas e respostas
    Quais maiores causas de gravidez na adolescência ?

    o principal deles, é a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura. A falta de um projeto de orientação sexual nas escolas, família, comunidade de bairro, igrejas, e os tabus enfrentados na hora de tirar suas duvidas, causando certo constrangimento às vezes podem influenciar a adolescente cometer um erro não perguntando. Famílias desestruturadas aonde adolescentes pensam que formando uma família filhos podem trazer sua felicidade ou às vezes liberdade, o que pode não acontecer. Assim formando mais um lar e uma família sem estrutura.

    Quais os problemas da Puberdade na adolescência?

    A adolescência é um período de mudanças significativas, como o crescimento físico e a transição psicossocial, que geralmente engloba a segunda década da vida. Por causa dos seus novos comportamentos, os adolescentes tornam-se vulneráveis a certas condições relacionadas com tais atitudes, como as doenças transmitidas sexualmente. As adolescentes heterossexuais ativas correm o risco de engravidar. A adolescência é o momento da vida em que se manifestam certos quadros psiquiátricos, como a depressão e outras perturbações do estado de espírito, o que aumenta consideravelmente o risco de suicídio. As doenças alimentares, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, são especialmente freqüentes nos adolescentes.

    Por que o sexo está presente em tanta informação?

    A mídia vem sendo o principal bode expiatório da sexualidade precoce e de toda a contracultura que vem acompanhando os temas relacionados ao sexo Semanticamente, mídia quer dizer meio. Ampliamos seu significado para meios de comunicação de massa, ou seja, qualquer veículo que leve informação a um grande número de pessoas. Não apenas rádio, TV, jornal e revista, mas também os outdoors, os baners no metrô, as propagandas na traseira dos ônibus e até aquela folhinha com fotos eróticas que fica pendurada na oficina mecânica. Em tudo há uma informação.

    ResponderExcluir
  33. Trabalho de biologia


    Nelson Luis Lima de Souza n° 27 1°A


    Sexualidade Humana


    1) O que leva a sociedade nos dias de hoje ter um desejo sexual tão elevado cada vez mais cedo?

    R: A mídia é grande responsável, devido a liberação de conteúdos impróprios, também o fato das pessoas se vestirem inadequadamente.


    2) As pessoas se preocupam com o sexo de forma segura,para evitar doenças ou gravidez indesejada? Porque?

    R: A gravidez com certeza, mas evitar doenças é a grande preocupação nos dias de hoje, pois é muito grande o numero de pessoas contaminadas por doenças sexualmente transmissíveis.



    3) O quê os adolescentes buscam na vida sexual? Porque?

    R: Buscam viver intensamente a vida de uma maneira muito anciosa, e a busca do prazer sexual pois seus hormônios nessa fase estão a flor da pele.

    ResponderExcluir
  34. 1 O que é aborto espontâneo?



    Um aborto espontâneo é a perda de um feto por causas naturais antes da 20º semana de gestação.



    2 Na adolescência quais são os problemas que podem ocorrer durante um ato sexual?



    O problema que ocorre é se for irmão com irmão esse ser nascer com sérios problemas por os genes serem idênticos,seres mau formados,mais a educação para o ato sexual de forma sexual satisfatória e sem riscos de doenças transmissíveis ,etc.


    3 O que geralmente acontece quando as crianças estão descobrindo seus corpos?


    A criança demonstra uma curiosidade de acordo com sua idade em sua vontade de conhecer mais está extremamente exagerada podendo configurar um transtorno.


    LEONARDO BONACHELA MARTINO N°12 2° D
    E.E. FELIPE CANTÚSIO

    ResponderExcluir
  35. Isso ocorre com a singeleza da natureza?
    Nao , diferente dos humanos que buscam muitas vezes praticar a sexualidade para obter prazer , a natureza mais em um ato de se reproduzir a sua especie, em se multiplicar e tenho em conta que ainda dependendo muita das circustancia para se reproduzir por exemplo do clima, tempo.

    Se sim, em quais momentos da vida?
    Nao

    Se não, quais fatores implicam para que a dinâmica dos humanos sejam diferenciadas das demais espécies?
    O fato do ser humano pensar , a facilidade que os ser humano tem em relaçao a especie e muito maior em se relacionar , um fato que prova isto é extinçao de muitas especies , a dificuldade maior entre especies de se reproduzir e mater vivos seus filhotes ,o fato do clima mesmo tambem afeta muito. Diferente do ser humano que é muito menos afetado em comparaçao as outras especies por isso uma facilidade maior.

    Fontes
    Sexualidade e a Infância
    O estudo da sexualidade humana
    (os 2 do seu blog somente)


    Maycon Monteiro
    2°C
    N:28

    ResponderExcluir
  36. Boa Tarde professora Simone,obrigada por nos mostrar tais textos, adorei todos, mais as minhas duvidas sobre as relações sexuais não foram tiradas, então fui atras das respostas. Mas saiba que os seus textos estão ótimos, mas não era exatamente isso que procurava.



    1) Afinal, a primeira vez traz mudanças no corpo?



    R: Não. As mudanças do corpo, como o aumento de quadris ou de seios, acontecem somente durante a puberdade, por causa das alterações hormonais. A primeira transa não altera o desenvolvimento do corpo.



    2) O homem sente dor durante a primeira vez?



    R: O homem geralmente não sente dor quando perde a virgindade. Mas, há casos excepcionais, devido a alterações anatômicas, como a fimose, nas quais o homem pode sentir dor.



    OBS: Fimose é o estreitamento da pele que recobre a glande (cabeça do pênis). Quando o homem tem fimose, há um anel que enrijece a pele e impede ou dificulta a exposição da glande, mesmo quando o pênis está ereto.



    3) O tamanho do pênis influencia no prazer feminino?



    R: Segundo a urologista e terapeuta sexual Sylvia Faria: A mulher tem prazer no clitóris e no primeiro terço da entrada da vagina. Por isso o tamanho do pênis não tem influência.

    Segundo a administradora de Empresas Ellen Cruz, 30, o tamanho não faz a diferença quando a mulher está envolvida emocionalmente com o seu companheiro. Porém, se for só para se divertir, o tamanho conta.

    Eu concordo com a Ellen Cruz, se a mulher gosta do seu parceiro, isso não vai fazer nenhuma diferença, pois oque esta acontecendo no momento é um ato de trocas de paixão de sentimento, mas se for apenas por praticar o sexo em si, sem sentimento algum o tamanho do pênis vai ter influencia.

    bibliografia: Livro: SISTEMA INTEGRADO DE ENSINO SIVADI – BIOLOGIA, ECOLOGIA, SEXOLOGIA, QUÍMICA.

    Obrigada, mais uma fez por nos apresentar textos de tamanha importância. Pois somos adolescentes e precisamos saber determinadas coisas, não digo que apenas os adolescentes virgens não saibam, mas sim todos, pois podem até ter tido uma relação sexual, mas que na hora ouve algum erro ou duvida que os seus textos tiraram agora, e para nos seres humanos , e principalmente nos adolescentes as informações nunca são de mais!

    Por:
    Jaqueline Andrade nº 15 / 1ª serie C

    ResponderExcluir
  37. 1. Qual a diferença entre orgasmo clitoriano e vaginal? É verdade que o segundo tende a ser mais forte?
    A única diferença está em sentir prazer em regiões diferentes do corpo. O orgasmo pode ser intenso nos dois casos, e isso será determinado por um conjunto de estímulos eróticos, desejo sexual, excelente excitação, bom relacionamento e, se existir afeto, melhor ainda. (Fátima Protti, psicóloga e terapeuta sexual)
    2. Sinto algo estranho depois de fazer amor: parece que meu ouvido tapa. Devo procurar um médico ou essa reação é comum?
    Não parece ser nada grave. A atividade sexual desencadeia diversas reações no corpo, principalmente as orgânicas, como a aceleração dos batimentos cardíacos, respiração ofegante e também aumento da circulação sanguínea. Isso tudo pode causar essa sensação transitória no sistema auditivo. (Carlos Guerreiro, neurologista)
    3. É verdade que a maioria das mulheres não tem orgasmo vaginal?
    A maioria tem o orgasmo clitoriano, pois é a via mais fácil de excitação. A boa notícia é que o “clitoriano” pode ser tão prazeroso quanto o “vaginal”. (Fátima Protti, psicóloga e terapeuta sexual)
    Nome:Thatiane Da silva dias
    nº29
    3° b

    ResponderExcluir
  38. valerya n°30 3B
    1-É mais fácil pegar AIDS por sexo anal?
    R:Sim, pois a prática gera microtraumatismos na mucosa retal (revestimento interno) que servem como porta de entrada para o vírus. Use camisinha sempre.

    2-Homens com ejaculação retardada sentem menos desejo?
    Os homens que apresentam retardo ejaculatório, na maioria das vezes, têm a libido normal. É mais provável que esse distúrbio esteja relacionado ao efeito colateral de alguns medicamentos. A idade também é um fator importante, é normal que o orgasmo demore mais com o avanço dos anos. Desejo sexual diminuído e fatores orgânicos estão entre as possíveis causas, mas isso não significa menos amor ou falta de interesse pela parceira.

    3-É verdade que a maioria das mulheres não tem orgasmo vaginal?
    A maioria tem o orgasmo clitoriano, pois é a via mais fácil de excitação. A boa notícia é que o “clitoriano” pode ser tão prazeroso quanto o “vaginal”.

    ResponderExcluir
  39. 1- É normal que a mulher tenha menos iniciativa na cama do que o homem ?
    R: Sim, mas em geral não por lhes faltar desejo, e sim pelo receio de a iniciativa
    não ser oportuna, ou não corresponder ao que o homem espera. Iniciativas seriam
    perfeitamente normais por parte da mulher, como parte do desejo natural de dar prazer
    ao parceiro. O impulso é tão espontâneo quanto o de o homem dar prazer a ela.
    O mais comum é a mulher hesitar. As vezes, ela pode lembrar-se de alguma reação
    negativa que ele teve anteriormente. Ou, então, ela teme que ele faça julgamento moral desfavorável,
    sobretudo se o ato não tiver tentado antes.

    2- Por que certas mulheres precisam de estimulação ao clitóris no coito?
    R: Uma razão psicológica pode ser o hábito masturbatório. Entre mulheres que se casam
    virgens, pequeno número pode ter dificuldade em completar a transição de um "estagio" masturbatório
    da vida sexual para um estagio coital. Já o fator anatômico pode ser a situação do clitóris, alto demais
    para receber estímulos suficientemente intensos na movimentação do coito.

    3- A mulher não se excita mais depressa quando o homem é mais direto em suas ações?
    R: Normalmente, não. O erotismo feminino parece depender muito mais da gradualidade do que o
    do homem. A escritora francesa Simone de Beauvoir comenta em O Segundo Sexo que " a indução
    erótica da mulher não é fácil. O homem é impetuoso, a mulher, apenas impaciente".
    Embora as pesquisas não sejam muito concludentes, há indicações plausíveis de que a excitação da
    mulher e a culminância do orgasmo exigem sutileza, obliquidade e uma atmosfera psicológica que se vá
    tornando emocionalmente mais densa com a progressiva intensificação dos estímulos. De modo geral, é contraproducente para o homem buscar contato direto com a vulva e o clitóris da mulher antes de haver
    feito escala em pontos erógenos da pele, na boca, nos mamilos. A reação dela a essa precipitação não
    só tenderia a ser defensiva como até mesmo dolorosa ou aversiva.

    Aluna: Gabriela Nobre
    Série: 2ºA
    Nº: 10
    Escola: E.E Felipe Cantúsio

    ResponderExcluir
  40. Nome: Adriene Damasceno Nº 01 2ºC

    Questões:
    1) Para que existe o sexo? O sexo existe para a reprodução humana, para que o homem possa se procriar e aumentar a humanidade, uns dos principais motivos de existência do sexo é a reprodução
    2) No que o movimento beat representou em relação ao sexo? Esse movimento representou a insatisfação dos jovens, trazendo uma nova opinião sobre o sexo. Um sexo sem compromisso, novos hábitos, uso de drogas, e etc ...
    3) Qual era a teoria de Freud? A teoria de freud chocou cientistas e leitores da época pq estava em desacordo com a moral da época, a teoria era que crianças não eram anjinhos assexuados, mas seres humanos que já nasciam com uma expressão de necessidades e desejos desde o início de suas vidas. Depois com o desenvolvimento da teoria e observando seus pacientes, Freud concluiu que a maior parte dos sintomas estavam relacionados ás fantasias e desejos da infância que haviam sido reprimidos, portanto já estava aí a noção de que muitas coisas aconteciam no decorrer da infância

    ResponderExcluir
  41. Por Allana
    Olá Professora Simone, venho por meio falar sobre a "Sexualidade", fiz uma pesquisa bastante desenvolvida ao assunto, este assunto é muito importante para abrir os olhos dos adolescentes, a se previnir não só pela gravidez, mais sim por doenças sexualmente transmissíveis, espero que tenha gostado do meu desenvolvimento, obrigada Allana Lacomb !!



    Há remédio que funcione contra ejaculação precoce ?



    Há remédios que prometem diminuir a sensibilidade do pênis, mas isso pouco adianta. A ejaculação precoce tem fundo psicológico em praticamente todos os casos. Ou seja, é preciso tratar o lado emocional.


    Orgasmo acelera o parto e provoca aborto ?



    Não. As contrações uterinas que ocorrem quando a mulher atinge o clímax não são suficientes para provocar aborto. No entanto, se a mulher já estiver sentindo contrações uterinas antes do ato sexual, aí, sim, elas podem se tornar mais intensas com o orgasmo e até mesmo levar ao aborto. Caso contrário, não há com que se preocupar.



    O que é exatamente a pílula do dia seguinte ?

    Logo que foi lançada, eram duas pílulas para serem ingeridas o mais rápido possível após a relação sexual sem proteção. Hoje já existe a pílula do dia seguinte em cartela com uma unidade só. E que faz o mesmo efeito! Os médicos falam que o ideal é ingerir a pílula do dia seguinte em até 24 horas após o sexo sem proteção,
    o preservativo, que além de evitar uma gravidez indesejada, protege contra as doenças sexualmente transmissíveis, ou seja, em situações especiais, como a do rompimento da camisinha ou se a mulher é vítima de sexo sem consentimento (estupro).
    Como funciona a pílula do dia seguinte ?

    Pílula do dia seguinte não é um método que deve ser utilizado rotineiramente. É recomendado apenas em situações de emergência. Se é ingerida toda hora, pode ser prejudicial ao organismo sim: provocar alterações menstruais e diversos problemas, como náuseas, enjôos ou vômitos. Resumindo: NÃO é para usar sempre, mas só em casos de emergência.
    O remédio pode agir antes ou depois do processo de fertilização. Entenda como é o processo.
    A fertilização ocorre quando o espermatozoide se une a um óvulo nas trompas do aparelho reprodutor feminino. Após isso, esse ovo se encaminha para o útero, dando início, nesse trajeto, a sua própria divisão celular (desenvolvimento). Mas a mulher só é considerada grávida quando, além da fecundação, ocorre um processo chamado nidação, que é a fixação do ovo no útero. Após isso, ele passa a ser chamado de embrião.
    Em meio a esse processo, a pílula de emergência age de duas maneiras, dependendo do período do ciclo menstrual em que a mulher estiver. Caso ela ainda não tenha ovulado, esse método impede a liberação do óvulo. Assim, os espermatozoides não encontrarão esse componente e, portanto, não haverá fecundação.
    Por outro lado, se a mulher já tiver ovulado, a pílula vai agir de outra forma. Ela altera a secreção vaginal, agindo no muco cervical e no endométrio, tornando o ambiente hostil. Dessa maneira, os espermatozoides não conseguem chegar até as trompas: eles morrem pelo caminho, impedindo a fecundação.
     
    O mecanismo principal da pílula de emergência é evitar a ovulação da mulher e impedir que o espermatozoide chegue ao óvulo.
    Numa outra situação, em que o espermatozoide se uniu ao óvulo, mas que ainda não se fixou no útero (a nidação ainda não ocorreu), a pílula de emergência também consegue interferir no processo. Ela altera a camada interna do útero, no endométrio. Isso impede a fixação do ovo, que será eliminado junto com a menstruação.
    No entanto, se o ovo já estiver grudado no útero, a pílula de emergência não terá nenhum efeito. A gravidez está estabelecida, processo que a pílula não consegue interromper.

    ResponderExcluir
  42. Existe uma pílula para o prazer feminino?

    Ainda não existe essa pílula. O laboratório que a produzir ficará rico, assim como as do homem. O necessário é que a mulher se conheça em toda a sua essência (corpo e mente) e aprenda a se motivar cada vez mais para o sexo prazeroso.

    É verdade que existem vários tipos de orgasmos?

    Não , o orgasmo é um só. Pode variar de intensidade dependendo do grau de excitação do dia, que muito tem a ver com os acontecimentos diários e os problemas e ansiedades vividas. Quanto mais se tem orgasmo, mais se aprende a torná-lo cada vez mais prazeroso.

    O parto normal muda a vagina da mulher?

    Para o parto normal é necessário que se faça uma episiotomia (corte na entrada da vagina) para a passagem do bebê, que em seguida é suturada (costurada) pelo médico obstetra, fazendo com que tudo fique normal. Só correm mudanças se o parto não tiver esse corte e o bebe nascer rasgando o intróito vaginal sem que se suture depois.

    Matheus custodio de castro n30 1c

    ResponderExcluir
  43. SEGUE AS QUESTOES DO ALUNO LEONARDO POSTAL DO 1ºC

    OBRIGADO QUERIDA PROFESSORA;

    Porque as pessoas dizem que o sexo faz bem?

    Em que o sexo ajuda os seres humanos?

    Porque as pessoas se interessam por sexo?

    ResponderExcluir
  44. 1- O uso de drogas aumenta o desejo sexual, trazendo mais prazer aos atuantes ?

    R:O avanço na farmacologia clínica também trouxe colaborações fundamentais para o conhecimento da neurofisiologia sexual. Algumas drogas com efeitos serotoninérgicos, como a classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, determinam diminuição ou supressão total do desejo, propiciando novas linhas de pesquisa na busca da associação desse neurotransmissor com a modulação do apetite sexual. Sabe-se que também atua de forma crucial para a solicitação e aceitação de parceiros sexuais. A DOPAMINA foi apontada como essencial para o desejo sexual.
    Bibliografia:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?302

    2- Qual a melhor saída para combatermos o HIV vírus da AIDS?

    R:A AIDS é uma epidemia mundial e seu combate só será possível através de um trabalho de prevenção e conscientização da necessidade de se mudar comportamentos sexuais até agora aceitos como corretos.
    Bibliografia:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692000000200004&lng=pt&nrm=iso

    3- É possível dizer que hoje em dia vivemos em um momento difícil para a construção de um sistema de valores sexuais ?

    R:Sim, pois a questão da sexualidade mudou tão rapidamente, nas últimas décadas, que deixou os pais meio perdidos. Antigamente as famílias não tinham muitas dúvidas em saber o que era certo ou errado; o que podiam permitir ou não.
    Bibliografia:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692000000200004&lng=pt&nrm=iso

    Guilherme La Vecchia
    Número: 14
    Série: 1° A

    ResponderExcluir
  45. 1) De onde vem o desejo ou apetite sexual?
    Resposta:
    Do ponto de vista hormonal, tanto para o homem quanto para a mulher, a testosterona é o principal responsável pela vontade de fazer sexo – ela "motiva" o desejo. Já o estrógeno, hormônio sexual feminino por excelência, atua como uma espécie de "facilitador" da libido.Os seres humanos são um pouco complexos, e, diante de certos imperativos psíquicos, o funcionamento biológico nem sempre leva a melhor. Em outras palavras: ainda que os hormônios estejam no seu pico mais alto, algumas pessoas que não estiverem disponíveis para sentir vontade de fazer sexo não sentirão.

    Créditos: http://veja.abril.com.br/especiais/mulher_2007/p_031.html

    2) Porque é tão dificil para os pais conversarem sobre sexualidade com seus filhos?
    Resposta:
    A sexualidade continua sendo um assunto delicado e difícil em todos os aspéctos.É uma área onde nossas inseguranças,o medo da rejeição e da entrega e o modo como nos relacionamos com o outro.Conversar sobre sexualidade requer uma intimidade e confiança.Na adolescencia os pais já não controlam mais os atos de seus filhos,por isso se sentem inseguros para dar a proteção ou apoio nessas horas.As adolescentes conversam mais sobre sexo com suas amigas, apenas alguns assuntos
    são tratados com as mães. Elas procuram amigas, na maioria da mesma idade para conversar,
    tirar suas dúvidas, e até mesmo contar suas experiências sexuais.Evitas as frustrações, escolher os parceiros ou delimitar as experiências do jovem torna-se impossível.

    3) Porque as adolescentes se preocupam tanto em dizer se "são virgens ou não" ?
    Resposta:
    Os conceitos e valores a cerca da virgindade feminina e masculina sempre foram diferentes, mas, a polêmica em relação à feminina é maior por envolver também um fator biológico: o hímem. Antigamente era preciso ser virgem para obter respeito e garantir um bom casamento. As mulheres que transavam antes do casamento eram consideradas fáceis e sem valor algum.Mas, e agora, que respeito é conquistado de várias outras formas que não privação de sexo, numa época em que as mulheres não estão nem um pouco preocupadas e nem com prioridades no casamento?
    Hoje em dia,Virgindade virou um rótulo, não é mais apenas um hímem, porque há garotas que praticam outras modalidades da relação sexual com a finalidade de permanecerem "virgens". Ao meu ver, essas mulheres já não são mais virgens, mesmo que não tenha acontecido o rompimento do hímem.Tiremos o hímem da história e veremos que o síntese de virgindade é subjetivo e vai muito além de fatores biológicos e físicos. É então, a perca da inocência.

    Mariana
    nº 22 2ºB
    Felipe Cantúsio

    ResponderExcluir
  46. 1-porque todo mundo gosta de fazer sexo?
    Resposta=O que leva todos a fazerem sexo é algo simples: por que é bom, todo mundo gosta pois desestressa, relaxa, dá prazer e tudo mais. Porém não é só isso, sexo é uma das melhores coisas que existe para a saúde no geral, ajudando nos mais diversos aspectos
    2-É normal uma mulher não ter orgasmo vaginal?
    Resposta= a maioria tem o orgasmo no clitóris pois é o jeito mais fácil de proporcionar o prazer!
    3-Em quais partes do corpo o homem tem mais gostam de caricias?
    Resposta=Cabelo,orelha,lábios,pescoço,costas peito etc.. Mas pode variar de homem pra homem cada um tem um ponto que gosta mas.
    http://entremulheres.com/artigos/zonas-erogenas-homem-conhece-todas
    Nome:Mayara Cristina
    Num:24
    Serie:2°b
    (3 reenvio)

    ResponderExcluir
  47. 1ª pergunta: Por que o uso de preservativos é tão importante na hora de relacionar-se sexualmente?
    O uso do preservativo, é o único método contraceptivo capaz de prevenir não só a AIDS, mas uma gama de doenças sexualmente transmissíveis; quando utilizada em todas as modalidades sexuais (genital, oral e anal). Assim, compreender como se faz o uso desta é necessário.

    2ª pergunta: Pelo que é responsável o Estrógeno hormônio produzido pelas mulheres?

    R:Ele é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundarias femininas e pelo controle do ciclo menstrual.

    3ª pergunta:Quais são os métodos anticoncepcionais mais seguros?

    R:Em geral, os métodos que utilizam hormônios para impedir a ovulação - e, por conseqüência, a gravidez - são considerados os mais confiáveis. A pílula anticoncepcional, por exemplo, tem eficácia superior a 99% quando tomada corretamente. Fazem parte da mesma família o anel vaginal e o adesivo transdérmico, que libera hormônios ao ser aplicado na pele. Entretanto, esses métodos têm um ponto fraco: nenhum deles barra as chamadas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), especialmente a aids. Por enquanto, a única forma de se prevenir é usar as camisinhas masculina e feminina, que têm uma eficiência para evitar a gravidez em torno de 95%. Bem menos confiáveis são os chamados métodos "naturais". O primeiro deles, o coito interrompido, consiste em retirar o pênis da vagina antes da ejaculação - o problema é que o líquido que lubrifica o pênis já pode conter espermatozóides.

    Tayane Prado, 34, 2ºB
    E.E. Felipe Cantusio

    ResponderExcluir
  48. Rebeka Ap. S. 31 2°C

    1-Pode engravidar-se logo a partir do primeiro período?
    R: sim. A partir do momento em que és menstruada isso significa que os teus órgãos sexuais começam a funcionar e, por isso, a amadurecer os óvulos. Se durante o acto sexual um espermatozóide atingir um óvulo maduro, terá lugar a fecundação e a consequente gravidez.

    2-Uma mulher pode engravidar quando está com o período?
    R: sim. Podem ocorrer ovulações espontâneas em qualquer dia do ciclo, inclusive enquanto estás com o período, pelo que se pode engravidar até mesmo nestes dias.

    3-Com quantos anos que podemos começar a usar anticoncepcional?
    R: O anticoncepcional pode ser iniciada alguns meses após a primeira menstruação, mas é importante que se leve em conta a maturidade de quem vai usar sua motivação (porque está iniciando a prevenção), freqüência das relações sexuais, etc. Mas nunca usando o anticoncepcional da amiga porque cada pessoa tem um funcionamento diferente no seu organismo por isso o médico avaliará qual a medicação que melhor se adapta as suas características.

    http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho/50,229,233,Falando-de-Sexo.html
    *http://www.esec-tondela.rcts.pt/sexualidade/perguntasrespostas.htm

    ResponderExcluir
  49. Patrícia Moraes 2º B numero 28

    1- Quais os problemas sexuais que mais afligem as mulheres hoje? E os homens?

    Oswaldo Rodrigues Jr - As dificuldades sexuais que mais produzem busca de tratamento tem sido a inadequação sexual do casal. Individualmente implica em inibições do desejo sexual e contradições que ocorrem a partir da ejaculação rápida nos homens ou da dificuldade feminina em obter orgasmos.

    2- Quais os riscos e as implicações de sexo oral e de sexo anal?

    Oswaldo Rodrigues Jr - Em pessoas saudáveis não existem problemas que se associem ao sexo oral ou anal. Se não existem doenças a serem transmitidas, nada será inadequado se as pessoas envolvidas assim o desejarem e estiverem livres de doenças.

    3- A menopausa influencia na vida sexual? Quais os mitos e verdades em relação ao assunto?

    Oswaldo Rodrigues Jr - O climatério pode mudar as qualidades do funcionamento físico sexual das mulheres. Mulheres que deixam de produzir hormônios a partir da menopausa, tendem a ter um ressecamento vaginal que impossibilita a penetração, trazendo muitas dores. Este funcionamento pode ser melhorado com a reposição hormonal. Com a menopausa, a mulher não precisará mais se preocupar com a gravidez, podendo dar vazão ao desejo sexual pelo desejo de fazer sexo. Com a reposição hormonal a mulher poderá fazer sexo adequadamente, com saúde sempre e por muitas décadas.

    4- Quais são as doenças sexuais que mais preocupam?

    João Borzino - Sem dúvida, a Aids é a que mais assusta. Mas existem outras doenças transmitidas sexualmente que as pessoas tendem a dar menos importância, porém são igualmente graves. As hepatites B e C, que podem cronificar e até evoluir para um câncer de fígado, a papilomatose viral (HPV), que, em muitos casos, é responsável pelo câncer de colo de útero, a sífilis, que pode evoluir para cardiopatias e encefalites graves, além de prejudicar os fetos de mães portadoras.

    5- Há um limite para a libido? O que é normal? Como se caracteriza a compulsão por sexo?

    João Borzino - A libido é normal na medida em que não prejudique o indivíduo e seu convívio social. Torna-se um problema, porém, quando o sexo ou os desejos sexuais passam a atrapalhar ou até impedir o desempenho laborativo e social. Pessoas que focam a maior parte de sua atenção e energia na masturbação, urgência de novos parceiros, comentários indiscretos ou abordagens maliciosas são compulsivas. E esse comportamento geralmente origina dificuldades de convivência no trabalho e em casa.

    6- É saudável ter vários companheiros ou namorados ao mesmo tempo?

    João Borzino - Não. O companheiro (a) ou namorado (a) é aquela pessoa com quem se troca intimidades e afetividades. A partir do momento em que se compartilha isso com mais de uma pessoa, o entrosamento é banalizado.

    7- O que é saudável na masturbação? As mulheres brasileiras estão ficando mais ''liberadas'' e assumindo usar objetos como o vibrador?

    João Borzino - A masturbação é saudável conforme a finalidade dada a ela. Se usada para autoconhecimento e o prazer, ótimo. Mas, se usada para substituir a atividade sexual, péssimo. Quanto a 'liberação' das mulheres brasileiras, é mais mito que realidade, pois a masturbação (especialmente com acessórios) ainda é um tabu no universo feminino.

    8- Abstinência sexual é saudável?

    João Borzino - Não. Exercer a sexualidade é algo inerente ao ser humano. Sexo é uma apetência como a fome, a sede ou o sono. Necessitamos de uma boa administração desses aspectos para termos boa qualidade de vida. O problema é que algo que supostamente deveria causar prazer, para alguns pode se tornar aversivo. Um exemplo: ao imaginar que comer engorda, uma pessoa pode deixar de ter apetite. O mesmo pode ocorrer com o sexo. Ao imaginar que uma situação sexual é proibida, pecaminosa ou suja, uma pessoa pode deixar de desejar e cair na abstinência. E isso não é saudável.

    ResponderExcluir
  50. Gravidez Na Adolescência



    Nome: Victor Emanuel Oliveira nº 39 1º Ano A





    Na gravidez na adolescência é ocorrido em jovem entre 15 a 21 anos,portanto em pleno desenvolvimento dessa fase de vida, esse tipo de gravidez não é planejado nem desejada e acontece em meio de um relacionamento sem estabilidade.
    Embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é bem recebido por uma unica pessoa.Por isso , quando um adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.

    O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.
    Outro fator que deve ser ressaltado é o afastamento dos membros da família e a desestruturação familiar. Seja por separação, seja pelo corre-corre do dia-a-dia, os pais estão cada vez mais afastados de seus filhos. Isso além de dificultar o diálogo de pais e filhos, dá ao adolescente uma liberdade sem responsabilidade. Ele passa, muitas vezes, a não ter a quem dar satisfações de sua rotina diária, vindo a procurar os pais ou responsáveis apenas quando o problema já se instalou.
    Os pais além do afastamento dos filhos , enfrentam dificuldade para conversar sobre sexo,isso se dá devido a uma informação moralista que tiveram, diante dessa realidade o número de pais e mães adolescentes cresce a cada dia.
    A adolescência já é uma fase complexa da vida. Além dos hormônios, que nessa etapa afloram causando as mais diversas mudanças no adolescente,Ter um filho requer desejo tanto do pai quanto da mãe, mas não só isso. Atualmente, com problemas como a instabilidade econômica e a crescente violência, são necessários, além de muita consciência e responsabilidade, um amplo planejamento.
    Como evitar que um adolescente engravida, por exemplos: as Pílulas , Camisinhas , Diafragma e a Pílula do dia seguinte.

    ResponderExcluir
  51. Livia Maria Peterlini Nº 17 1º ano A – EE Felipe Cantusio
    GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
    Olá como vão? Sou Carina, uma adolescente de 16 anos, que quis aproveitar no máximo esse momento explosivo da minha vida, minha adolescência! Tenho pais autoritários, que me criaram cheio de regras e limites. E adivinhem só... Quis fazer rebeldia, afinal essa fase é aquela em que tudo é descoberta e tudo a gente acha que pode fazer, sem consequências... Infeliz engano.
    E foi nesse turbilhão de que tudo eu posso, onde conheci o meu primeiro amor. Um garoto maravilhoso, que me prometeu mil e uma coisas. Que nosso amor seria eterno e que precisaria de uma prova concreta do meu amor por ele. Dá pra imaginar o que aconteceu né?! Bom, numa linda tarde, na casa dele, estávamos namorando e o clima começou a esquentar, os hormônios borbulhavam e aquele garoto de 17 anos me envolveu de um tal jeito que quando percebi, tudo, exatamente tudo o que podia e o que não podia aconteceu.
    Me empolguei, deixei o sentimento florir e me entreguei... sem pensar nas consequências... típico da nossa idade. Nem pensei em PREVENÇÃO ou no que os meus pais e amigos iriam falar se soubessem. Aquele momento foi mágico, foi único para mim. Mas, algum tempo depois quando tudo parecia perfeito, uma avalanche acabou com minha alegria. Chegou o período menstrual e nada do meu ciclo acontecer. Passaram-se mais alguns dias e o que aconteceu...
    GRÁVIDA!!! Eu estava grávida, como assim, tenho apenas 16 anos, e vou ser MÃE. Agora que comecei a curtir a vida, a ultrapassar meus limites. Por que isso foi acontecer justo comigo?!
    Maldito período fértil, porque não prestei atenção nas aulas de BIOLOGIA! Uma mistura de sentimentos invadiu meu ser. Frustração, indignação, medo do que os outros iriam dizer ou pensar de mim.
    Como seria minha vida agora? E meu namorado? Será que iria me apoiar? E meus pais?
    Bom agora não tinha mais jeito, tinha que enfrentar a situação. Falei com meu namorado, e ele não queria o bebê. Pediu para que eu desse um jeito pois ele era muito novo para responsabilidades... E eu heim - cadê todo aquele amor, aquelas promessas... foi apenas o começo dos meus desapontamentos.
    Quanto aos amigos, alguns me apoiaram, outros me ignoraram... quanta mudança.
    A família... nossa, foi uma mistura de raiva, choro, e uma pergunta no olhar de meu pai, que eu jamais esquecerei... “como você pôde fazer isso?“
    Os primeiros meses foram perturbadores, eu não acreditava que AQUILO TINHA ACONTECIDO COMIGO. Minha vida deu uma reviravolta muito grande, mas tive sorte porque depois da noticia de abandono do pai, meus pais me apoiaram. TIVE QUE AMADURECER EM MESES O QUE LEVARIA ANOS PRA ACONTECER.
    Conclui o colégio e comecei a trabalhar depois que desmamei o meu bebê, afinal aquele fardo era eu que teria que carregar. Era minha RESONSABILIDADE.
    Nada foi fácil, passei e ainda passo por muita discriminação da sociedade. Afinal, não me cuidei, poderia ter contraído uma DOENÇA , mas pelo menos só fui MÃE aos 16 anos. Hoje tenho 19 anos, estou estabilizada emocionalmente e economicamente com meu filho de 3 anos.
    A GRAVIDEZ não planejada e que acontece na adolescência, DEIXA CICATRIZES PROFUNDAS, mas são elas que me fizeram lutar e seguir em frente. Ainda bem que tive um apoio familiar, mas estou escrevendo minha história, para AJUDAR AQUELES ADOLESCENTES que acham que nada nunca vai ACONTECER com eles. FOI ESSE PENSAMENTO LIMITADO que fez eu ser MÃE aos 16 anos.
    Então se CUIDEM, PREVINAM-SE, vivam a vida, sejam felizes mas COM CONSCIÊNCIA de que... COMIGO NÂO ACONTECE, nem sempre funciona assim, A VIDA MUITAS VEZES SURPREENDE !

    ResponderExcluir
  52. Julia, era uma garota como qualquer outra. Vivia junto com os pais! Seu namorado chama Gabriel. Os pais de Julia não era de acordo com o relacionamento dos dois, por vários motivos e um deles o medo da gravidez na adolescência, pelos pais de Julia ter dito a menina tão jovens, tinham medo que ela engravidasse cedo e dessa forma proibiram esse relacionamento.
    O casal não conformado com a decisão dos pais, resolveram se encontrar escondido pelo menos uma vez na semana e aproveitarem cada segundo como se fossem únicos, eles achavam banal da parte dos pais deles acharem que iriam engravidar, até porque na mente deles eles ja eram grandes suficientes e espertos para saberem a decisão em que tomar pra vida deles.
    Após alguns meses de relacionamento,resolveram terem a primeira relação sexual, dessa maneira por acreditarem que erão virgem acharam que não correriam esse risco de engravidar, por esse fator deixaram a camisinha de lado por conta de boatos que diziam que se usassem a camisinha eles não teriam tanto prazer, e foi assim que aconteceu... Deixaram que os boatos decidissem pela mente deles e fazendo com que a jovem corresse um sério risco de engravidar.
    Algumas semanas depois Julia começou ter sintomas de gravidez, como enjoo, tonturas etc. O casal desesperado resolveram realizar o teste comum de farmácia usado hoje em dia por vários jovens. Após realizarem esse teste, o inesperado aconteceu: POSITIVO! Eis a questão na cabeça daqueles adolescentes... "Como será a minha vida daqui pra frente? Como meus pais vão reagir?" Uma pergunta comum não só como na vida desse casal, como na de todos os casais adolescentes que cometem esse erro. A vida deles não foram a mesma certamente, tiveram que abandonar os estudos pra cuidar da criança, Gabriel teve que trabalhar pra conseguir dinheiro para sustentarem a criança, até porque os pais de Julia iriam ajudar na questão financeira, mas eles também teriam que colaborar. A reação de seus pais foi de braveza quando souberam disso, até porque eles alertaram e até proibiram, mas como adolescentes desobedientes não seguiram a ordem. A vida deles mudaram de mal a pior na parte de estudos, pois seus sonhos tiveram que ser abandonados, pois agora teriam que cuidar de uma vida inofensiva e desse jeito assumirem a burrada. Apesar de seus pais ficarem surpresos e levarem um susto, e o casal ficarem desesperados. Depois de alguns meses de gravidez já começavam a surgir o amor pela criança que estará a chegar na casa dessa familia. Isso acontece praticamente com todos os adolescentes, quando engravidam tem o desespero, os pais recusam, mas depois eles tende aceitar a criança e assumirem. Porém com essa história vocês podem levar como lição de vida o uso de camisinha em relação sexual, porque depois que engravida você perde sua vida pra cuidar de outra vida.

    Ana Caroline da Silva Oliveira 1°C N°44

    ResponderExcluir
  53. Gravidez na adolescência

    Um dia um menino chamado Matheus conheceu uma menina chamada tamires,eles se conheceram na escola e começaram a conversa,depois de um tempo começaram a namora foi bem difícil mais seus pais deixaram,ele tinha apenas 15 anos e ela tinha 16 anos ele morava em São Paulo e ela morava em Campinas eles se encontravam só de final de semana.
    Um sábado ele chamou ela para ir na casa dele ela foi chegando na casa dele e eles começaram a ter relações sexual mais ele não tinha camisinha e engravido a menina.
    Depois de um tempo ela começou a sentir enjôo foi no genicologista e ele falou que ela estaria grávida e iria ser mae,no começo foi difícil ela pensou em abortar mais sua mae não deixou e o pai da criança teve que largar o estudo para começar a trabalhar.
    Depois de nove meses a criança nasceu,a menina não cuidava da criança,maltratava a criança saia para festas deixava a criança com a mae não cuidava,os visinhos chamaram o conselho tutelar ,a mae da criança foi presa e a criança foi para o orfanato.

    Nome:Matheus bertuzzi primo n°28 1°C

    ResponderExcluir
  54. Gravidez na adolescência


    Um belo dia no Rio de Janeiro,uma menina chamada Raquel foi para o seu primeiro dia de aula,na classe dela tinha um menino chamado julio,foi amor a primeira vista.
    Os dois começaram a conversar,eles faziam trabalhos juntos,iam pro intervalos juntos,faziam tudo juntos ate que no dia do aniversario dela ele comprou uma aliança e pediu ela em namora.
    Os pais era contra o namoro dos dois então eles passsaram a se encontrar escondidos.Julio quueria uma prova que Raquel a amava.ele a chamou para ir na casa dele,e ela foi
    Ele levou ela pro quarto dele,eles começaram a ter relações sexuais,mas ele não tinha preservativo,e foi assim mesmo.
    Meses depois Raquel descobriu que estava gravida .ela queria abortar mas julio não deixou e largou os estudos e começou a trabalhar para sustentar agora sua família.


    Nome:Juan raphael da silva n°20 1°C

    ResponderExcluir
  55. UMA GAROTA CHAMADA NATHALIA CONHECEU UM RAPAZ QUE TRABALHAVA PERTO DE SUA ESCOLA CHAMADO CARLOS; CARLOS ERA 15 ANOS MAIS VELHO QUE ELA ,MAIS POREM ERA UM RAPAZ COM MUITO PRESENÇA QUE ANDAVA SEMPRE ELEGANTE COM BONS PERFUMES E TIRAVA A ATENÇAO DE MUITAS MULHERES,E NATHALIA ACHAVA AQUELE RAPAZ MUITO BONITO,CERTA VEZ CARLOS ESTAVA PASSANDO EM FRENTE DA ESCOLA ONDE NATHALIA ESTUDAVA E ACHOU ELA MUITO BONITA,ENTÃO PEDIU PARA UM SOBRINHO DELE QUE ESTUDAVA NAQUELA ESCOLA TAMBEM PEDIR O NUMERO DELA PARA ELE E ENTAO ELA PASSOU E FOI DESDE ENTÃO QUE NATHALIA COMEÇOU A NAMORAR COM ELE AS ESCONDIDAS POR MESES SEM CONTAR A NINGUEM,PORÉM UM DIA ELA COMENTOU OQUE ESTAVA ACONTECENDO ENTRE ELA E CARLOS PARA UMA DE SUAS AMIGAS E PEDIU PRA QUE ELA NÃO CONTASSE A NINGUEM MAS ESSA SUA AMIGA ACABOU NAO COMPRINDO COM A PALAVRA E CONTANDO A OUTRAS PESSOAS,QUE COMEÇARAM A DIZER QUE O RAPAZ ESTAVA ENGANANDO-A ,QUE ELE ERA CAÇADO,E TINHA FILHOS; ENTÃO SUA AMIGA COMENTOU COM ELA OQUE ESTAVA ACONTECENDO ,OQUE AS PESSOAS ESTAVAM DIZENDO SOBRE ELE PARA ELA , MAIS NATHALIA DISSE QUE TUDO NAO PASSAVA DE INVEJA. NESSE MESMO DIA ELE FOI BUSCAR ELA NA ESCOLA E ELA ACABOU COMENTANDO OQUE DIZIAM SOBRE ELE PARA ELA ENTÃO ELE DESMENTIU TUDO TMBEM DIZENDO QUE TUDO NÃO PASSAVA DE INVEJA E CONVENCENDO ELA A ACREDITAR EM SUAS HISTÓRIAS, FOI QUANDO ELE ACABOU INDO DA ESCOLA DIRETO PARA O MOTEL COM ELA E TIRANDO A VIRGINDADE DE NATHALIA. DEPOIS DESSE DIA NATHALIA NUNCA MAIS VIU CARLOS TRABALHANDO PERTO DE SUA ESCOLA E NEM PASSANDO POR ALI , E APÓS TRES MESES NATHALIA DESCOBRIU QUE ESTAVA GAVIDA DE CARLOS E TERIA QUE CRIAR SUA FILHA SOZINHA, POIS TUDO QUE DIZIAM SOBRE ELE ERA VERDADE, ENTÃO ELA TEVE QUE PARAR SEUS ESTUDOS ESQUECER SEUS SONHOS PARA PODER CUIDAR DE SUA FILHA, E ELA SOFRIA MUITO COM ISSO POIS PERDEU SUA VIRGINDADE CONFIANDO EM UM HOMEM QUE NÃO QUERIA MAIS SABER DELA, E ELA ERA APAIXONADA ATÉ HOJE, COM ESSA CULPA NA CABEÇA NATHALIA ACABOU SE MATANDO E DEICHANDO UMA FAMILIA INTEIRA PARA TRAS ENCLUSIVE UMA FILHA PARA TRAS TUDO POR CAUSA DE UM HOMEM QUE A ENGANOU.


    LEONARDO ALVES- 1°B- N°17

    ResponderExcluir
  56. Maria Julia de 13 anos começou a sair com Pedro de 14 anos escondida de seus pais ,e nessas saidas Pedro insistiu que transassem e começaram a ter relação sexual sem nenhum método anticoncepcional sem nenhuma orientação por parte de seus pais.após tres meses Maria percebe que sua menstruação estava atrasada ,mas na se importou continuou sua vida normal ,no próximo mes a menstruação não veio novamente ,ela estava passando muito mal ,com
    vomito todos os dias e sua mãe preocupada levou ela no medico,pensando que era virose ,chegando ao hospital o medico examinou ,pediu alguns exames e diagnosticou que a adolescente não estava doente,enquanto o medico examinava ela na frente de sua mãe negava ao medico que namorava o mesmo que tinha tido a relação sexual e por sua vez o medico suspeitou e pediu exame de sangue beta HCG que resultou em positivo.
    O medico sentou com a mãe da adolescente e explicou o que ocorria , a mãe e a adolescente se puseram a chorar muito .
    Maria não entendia o porque ela tinha ficado gravida as perguntas vieram a sua cabeça :
    "Que vergonha,com vou a escola"
    "Meu pai vai me matar "
    "O Pedro vai me abandonar"
    Sua mãe se acalmou e disse a ela :
    ---- Não vai ser fácil para ninguem voce terá que assumir uma responsabilidade muito grande ,temos que falar com os pais de seu "namorado" e juntos decidirmos o que fazer.
    Quando Maria Julia contou ao Pedro ele ficou desesperado e foi logo dizendo:
    ---- Eu gosto de voce ,mas,não vou me casar ,meus pais vão me matar....
    A mãe e pai de Maria Julia conversaram com os pais de Pedro e chegaram a conclusão que eram muito crianças para assumirem um compromisso de casamento mas quanto a criança todos assumiram.
    Mas Maria Julia ficou deprimida com toda essa situação ,chorou muito pois seu corpo iniciava uma transformação,dores nas mamas,vomito nos primeiros tres meses e parou de estudar,iniciou o pré-natal,sendo acompanhada por sua mãe,fez todo o pré-natal mas Pedro nunca esteve presente nas horas difíceis e felizes de Maria Julia.
    A gravidez ocorreu bem e ela teve sua filha aos 14 anos de parto normal,com apoio da sua família pois no decorrer dos nove meses Pedro desinteressu de Maria Julia .
    A criança nasceu pesando 3100 e 48 cm Pedro registrou em seu nome acompanhado de seus pais e e visita a criança a cada 15 dias e enquanto ele não trabalha seus pais vão ajudar cm roupas,medicamentos e leite.
    Hoje Pedro namora outra pessoa e Maria Julia cuida de sua filha e voltou a estudar.
    NOME: MILENA TRIBIOLI POSTAL NUMERO:27 1 A

    PS: dona esse trabalho é da milena é q ela pediu pra mim posta pra ela pq ela nao tava consseguindo okay kkk bjss (o meu eu ja enviei)

    ResponderExcluir