segunda-feira, 28 de julho de 2014

3º Bimestre de 2014

Entramos numa reflexão sobre drogas Lícitas e Ilícitas
Utilizei a referência:

http://www.todamateria.com.br/drogas-ilicitas/

Drogas Ilícitas

 
Drogas ilícitas são substâncias em que a produçãocomercialização e consumo são proibidos por lei. As drogas, quando ingeridas, inaladas ou aplicadas no organismo, provocam alterações no seu estado, pois agem sobre o sistema nervoso e alteram o comportamento e o estado mental das pessoas que delas fazem uso - são as chamadas drogas psicotrópicas.
Entre elas, há as drogas lícitas e as drogas ilícitas, estas, por serem proibidas por lei, entram no país através do tráfico. Entre as drogas ilícitas estão a maconha, a cocaína, o crack, o ecstasy, o LSD etc.

Efeitos e riscos das drogas ilícitas

maconha é preparada com as folhas da planta (Cannabis sativa), que são moídas e enroladas na forma de cigarro. Seu uso provoca efeitos como a calma, relaxamento, introspecção, secura na boca, sudorese e tremores e falta de equilíbrio e coordenação motora. Seu uso leva o consumidor a estado de angustia, medo de perder o controle e pânico.
cocaína e o crack são produtos obtidos das folhas da coca (Erythroxylon coca). A cocaína é usada sob a forma de pó e o crack, na forma de pedra. A cocaína é inalada ou injetada na corrente sanguínea. O crack é fumado em cachimbo. Seu uso provoca excitação e euforia, intensificação da atividade menta, diminuição do apetite e aumento da pressão sanguínea. Seu uso leva a distúrbios cardiovasculares, parada respiratória, derrame e infarto.
O ecstasy é produzido em laboratório em laboratório, em geral em forma de comprimidos. Seu uso provoca aumento da temperatura do corpo, aumento da resistência física e das percepções sensoriais. Entre os ricos, seu uso leva a desidratação, pânico, estresse físico e psicológico.
O LSD (ou ácido) é fabricado em laboratório. Em geral é apresentado em um papel impregnado da droga, para ser dissolvido na boca. Seu uso leva a alucinações, com distorções da percepção visual, aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco. Entre os riscos, seu uso leva a delírios, que fazem perder a noção do perigo, e podem levar à morte. Pode ainda acelerar o desenvolvimento de doenças psíquicas em pessoas com propensão a elas.
As drogas, além do risco imediato à saúde do organismo, quando consumidas frequentemente podem gerar dependência e destruir a vida do usuário.


Como estamos estudando o sistema nervoso, olhem que entrevista interessante sobre Células-tronco que ajudam a entender evolução do cérebro de primatas | Agência FAPESP :: Entrevistas
Link:  http://agencia.fapesp.br/19619#.U_PBuA3zqiA.blogger
Células-tronco ajudam a entender evolução do cérebro de primatas | Agência FAPESP :: Entrevistas
Boa leitura!