segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que nós gostaríamos de saber?

Para além das aulas expositivas, do giz, da lousa, dos debates, seminários, cartazes, tabelas, gráficos, leituras, exercícios, construção de textos estamos buscando formas de dialogar com o conhecimento que coloque as/os jovens em ação.
No Ensino Médio são tantas decisões a serem tomadas sobre o Curso do Ensino Superior, se haverá vagas no mercado de trabalho, mas como saber sobre tantas áreas?
Às vezes, o mundo parece estar girando mais rápido do que as aulas nas escolas, que pouco podem diante de tantas opções.
Muitos apontam para uma mudança nesta rotina escolar com o uso dos suportes tecnológicos como pedagógicos para democratizar esta possibilidade de aprender mais e de atualizar as formas de comunicação e aprendizagem com o nosso tempo.
A idéia deste Projeto é de criar uma situação onde nossos alunos e alunas possam se apoderar de formas de comunicação que já estão familiarizados em seus processos de interação social e que nesta rede de relações percebam que existem possibilidades de ampliar conhecimentos curriculares e que estes conhecimentos interagem constantemente com a realidade.
Desafiamos nossas alunas e alunos em realizar entrevistas selecionando os profissionais que atuam em uma das seguintes áreas: Saúde, Pesquisa, Planejamento, Esporte, Cultura, Assistência Social, Lazer, etc.
A entrevista foi conduzida por conteúdos curriculares da área de Biologia desenvolvidos ao longo do 3º Bimestre de 2010 para os Primeiros Anos: A, B e D; Segundos Anos: A e B e Terceiros Anos: A e B da Escola Estadual "Felipe Cantúsio", da cidade de Campinas no Estado de São Paulo- Brasil.
Os jovens elaboraram cada etapa do projeto: desde a aprender a fazer e encaminhar um ofício para o agendamento, a decisão dos trajes, a elaboração de perguntas que estimule a curiosidade e a seleção das melhores questões para a gravação da entrevista, a edição e sua postagem na Internet.

Os critérios para a avaliação do Projeto e Planejamento das entrevistas são:

  • participação em todas as etapas de desenvolvimento da atividade, postura colaborativa, criatividade, curiosidade e ampliação do conhecimento.
Os objetivos da ação:

  • verificar a competência comunicativa de nossos alunos na busca do saber através do uso das tecnologias;

  • avaliar a funcionabilidade do Laboratório de Informática da escola para a democratização dos suportes tecnológicos na busca do saber e acesso à Internet para este fim.

  • Acompanhar se a atividade fortalece a integração Família, Escola e Produção de Conhecimento.
Agora que temos uma idéia de nosso percurso vamos conhecer as produções de nossas alunas e de nossos alunos!

Sejam Bem Vindos...
Tema: Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras.

A proposta que me desafiou foi a de propor um projeto de ação pedagógica que será desenvolvido em sala de aula (se você é professor) ou na escola como um todo (se você é gestor).

Ao propor aos jovens do Ensino Médio Público uma experiência de autoria ou de co-autoria de material audiovisual, sua edição e publicação na INTERNET baseada em conceitos científicos curriculares dialogados com sua realidade/curiosidade, poderá resultar em maior motivação em ampliar seu repertório histórico-cognitivo-cultural, poderá desenvolver sua competência comunicativa e de ação crítica e reflexiva em seu contexto social, eleva assim, a qualidade do processo de ensino e aprendizagem do Ensino Público?

A fundamentação teórica será abordada a partir da seguinte bibliografia:
AUMONT, Jacques. A imagem. – Campinas- São Paulo: Papirus, 1993.
BELLONI, M. L. O que é Mídia-Educação. - Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicador é preciso. In Cadernos de educomunicação. - São Paulo: Editora Salesiana, 2001. Cap. 4
ESTRELLA, Charbelly et al. Comunicação e imagem. Orgs. Andréa Estevão e Fernando do Nascimento Gonçalves. – Rio de Janeiro, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
____________. Extensão ou Comunicação? - RJ: Paz e Terra, 1977.
____________. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. - SP: Paz e Terra, 1996.
_________ e FAUNDEZ Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. - RJ: Paz e Terra, 1985.
__________ e GUIMARÃES, Sérgio. Sobre Educação. v. 1. - SP: Paz e Terra, 1982.
______________________________. Sobre Educação. v. 2. - SP: Paz e Terra, 2003.
MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como extensão do Homem. Trad. Décio Pignatari. – São Paulo: Ed. Cultrix, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual e verbal. – São Paulo: Iluminarus, 2001.
SARTORI, Giovanni. Homo Videns: televisão e pós modernidade. Trad. Antonio Angonese. – Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.
http://ww.eca.usp.br/nucleos/nce/artigos.html. Acesso em 13 ago 2007. O lugar social da comunicação mediática. de Wilton Mauro Souza.
http://www.tvescola.mec.br/ - Revista TV Escola maio/junho/2010. A escola na era digital.
http://www.senac.br/BTS/313/boltec313b.html acesso em 01/08/2010 PEDAGOGIA DA AUTORIA de Carmen Moreira de Castro Neves.
http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf acesso em 31/08/2010 Habilidades do Século XXI de Pedro Demo.